Home / Turismo / José Galló, com O Poder do Encantamento, transformou rede local de oito lojas, falida, num negócio dos mais prósperos do mundo

José Galló, com O Poder do Encantamento, transformou rede local de oito lojas, falida, num negócio dos mais prósperos do mundo

Gestor das Lojas Renner foi um dos palestrantes da Gramado Summit 2018, evento especializado em tecnologia, voltado ao mundo das startups. E explicou aos muitos jovens empreendedores lá presentes, em detalhes, a importância de se encantar os clientes para torná-los fiéis a uma marca. 

 

José Galló: adepto da revolucionária Teoria das Restrições

 

Não faz muito, a revista Exame publicou perfil sobre o Chief Executive Officer — CEO das Lojas Renner, José Galló. Enfatizava o fato dele, não sendo sócio, gerir o negócio como se fosse: empresa de capital aberto pulverizado, ele materializava o controlador.

Lá no meio do primeiro parágrafo, um mantra repetido por ele aguçou minha atenção: “O bom, nem sempre, é amigo do ótimo.” Teoria das Restrições na veia. Logo adiante, uma revelação: o livro no qual o conceito é explicitado é parte da sua mesa de trabalho.

Trata-se de A Meta, obra de Eliyahu Moshe Goldratt, um físico israelense, resultado de pesquisas aplicando conceitos da matemática das probabilidades na gestão de empresas. E ele apresenta suas ideias em texto leve, tipo romance, de leitura fácil, muito cativante.

 

José Galló, com O Poder do Encantamento, transformou rede de oito lojas, falida, num negócio dos mais prósperos do mundo
José Galló mantém na mesa de trabalho A Meta, obra do físico israelense Eliyahu Moshe Goldratt, resultado de pesquisas aplicando matemática das probabilidades na gestão de empresas, apresentados em texto leve, de leitura fácil, muito cativante

 

José Galló: palestrante mais aguardado da Summit Gramado 2018

 

Apaixonado pelo teor daquela obra, adotei passos da busca por eficiência nela expressos ao trabalho voltado a leituras, pesquisas, redação, escolha de fotos e edição de matérias para meu pequeno espaço de notícias ligadas a turismo, ao qual denominei Turismoria.

Pedindo perdão pela total falta de humildade, fiquei feliz ao descobrir, pelo menos neste aspecto, estar ombreando com um dos gestores mais competentes hoje no Brasil. Muito diferente do passado, agora produzo mais em menos tempo — e com melhor qualidade.

Essa última frase resume a rota de sucesso traçada por José Galló para as Lojas Renner em três décadas à frente dos negócios. Ao ver seu nome como palestrante da Gramado Summit 2018, animou-me muito conhecê-lo fora das páginas de Economia da imprensa.

Um parêntesis: a Gramado Summit é um evento voltada a startups. Joel Galló e David Abramo Randon, do Grupo Randon, únicos palestrantes fora do ambiente digital, foram escolhidos para levar a empreendedores iniciantes o valor da experiência do mundo real.

Não decepcionou momento algum. A todo tempo, exerceu a elegância da simplicidade. Chegou sem alarde, portou-se discretamente, assistiu à apresentação precedente como outro qualquer… Aliás, até ali, se perguntado se havia chegado, não saberia responder.

 

José Galló, com O Poder do Encantamento, transformou rede de oito lojas, falida, num negócio dos mais prósperos do mundo
Palestrante da Gramado Summit 2018, José Galló exerceu a elegância da simplicidade. Chegou sem alarde, portou-se discretamente, assistiu à apresentação precedente como outro qualquer… No palco, durante 60 minutos, cativou a plateia sem usar pirotecnia

 

José Galló: equipe engajada pela Visão, Missão e Valores

 

Chamado ao palco, dominou a plateia sem qualquer pirotecnia. Apoiado por sequência de slides extremamente cleans, movendo-se calmamente, tom de voz adequado, fugindo do economês, mostrou como O Poder do Encantamento é base para se alcançar sucesso.

No caso, transformar oito lojas fracassando em vender de tudo para todo mundo numa rede com mais de 500, todas especializados em moda de qualidade a preço acessível para a mulher de 30 a 40 anos — responsável também por comprar para toda a família.

Começou enfatizando ter consciência de ser impossível fazer tudo sozinho. É preciso de gente especializada, preparada, treinada e, principalmente, engajada com os propósitos da empresa, expressos de modo claro na Visão, Missão e, fundamentalmente, Valores.

Nas Lojas Renner — e as outras empresas: Ashua, Camicado, Realize e Youcom —, estes últimos englobam oito temas, aqui simplificados e listados por ordem alfabética: Desafios, Donos, Encantamento, Gente, Jeito, Qualidade, Resultados e Sustentabilidade.

 

  • Desafios

 

Superar metas ambiciosas, individualmente ou em grupo. Criatividade, dedicação, otimismo e persistência, além da proximidade com mercado, são as ferramentas. E sempre dar valor à velha e simples máxima: “Não sabia ser impossível, foi lá e fez.”

 

  • Donos

 

Agir como proprietário da unidade de negócios na qual se trabalha: manter senso de urgência, pensar estrategicamente, decidir mesmo correndo riscos e atuar com muita responsabilidade. E, decisivo: nada de explicar erros; mostrar soluções para problemas.

 

  • Encantamento

 

Colocar-se na posição do cliente e antecipar desejos, captar necessidades, solucionar problemas, superar expectativas. Não existe Serviço de Atendimento ao Consumidor — SAC: qualquer um, a qualquer momento, tem autoridade para resolver as reclamações.

 

  • Gente

 

Contratar, desenvolver e manter pessoas com brilho nos olhos e paixão pelo trabalho, capazes de exercer autoridade e assumir responsabilidades por decisões. Proporcionar escala única para qualquer um subir de acordo com seus esforços, resultados e talento.

 

  • Jeito

 

Empresa alegre, austera, ética e inovadora. Mantém portas abertas, para comunicação fácil e transparente. Faz tudo de forma ágil e simples, mas com energia e paixão. Não existe empregado, funcionário, colaborador: todos têm como função ser “encantador”.

 

  • Qualidade

 

Recepção, atendimento, produtos, entregas, serviços, soluções e tudo mais com total e eterno DNA de excelência. Dos processos mais banais àqueles mais complexos, jamais descuidar de um preceito fundamental: “Mesmo já fazendo bem, posso ainda melhorar.”

 

  • Resultados

 

O aprimoramento das operações, por si, só, nada garante. Neste sentido, a busca pelos melhores resultados financeiros possíveis é fundamental e incessante. Eles garantem os salários de todos, retorno aos acionistas e investimentos viabilizadores de crescimento.

 

  • Sustentabilidade

 

Atitudes pessoais e decisões empresariais seguem paralelas aos modernos princípios de sustentabilidade: aprimoramento da governança, combate ao racismo, igualdade entre os sexos, redução dos impactos ambientais, respeito às minorias, práticas de compliance…

 

José Galló, com O Poder do Encantamento, transformou rede de oito lojas, falida, num negócio dos mais prósperos do mundo
José Galló usou O Poder do Encantamento para transformar oito lojas fracassando em vender de tudo para todo mundo numa rede com mais de 500, todas especializados em moda de qualidade, preço acessível e serviços primorosos para a mulher de 30 a 40 anos

 

José Galló: Proposta de Valor como maior ativo da empresa

 

A segunda condição, respeitada e seguida, dentro do grupo, com disciplina e obsessão, da alta hierarquia ao chão do ponto de venda, é posicionamento. Segundo José Galló, ele é o maior ativo da empresa, traduzindo o que ela é e o que quer continuar sendo.

Deve ser expresso em Proposta de Valor. No caso Lojas Renner, “ser marca cúmplice da mulher atual, encantando pela oferta contínua e variada de moda segundo os mais diversos estilos, somando qualidade elevada, preço competitivo e serviço primoroso.”

Índices e números provam o acerto desta opção. A participação feminina no mercado de trabalho, de 22% na década de 1980, cresceu para 45% na de 1990 e está em 60% hoje em dia. Ainda: na última década, obtiveram um incremento de 82% no poder aquisitivo.

Elas, também responsáveis por 83% das decisões de compras, representam 80% dos clientes das Lojas Renner. Público fiel, do qual 68% se mostra muito satisfeito e 28%, satisfeito — há 4% de insatisfeitos, num universo de 24 milhões de pessoas em 2017.

Este encantamento é captado todos os dias, em todas as unidades, com os consumidores convidados a usar contador automatizado e, espontaneamente, dar nota à experiência de compra. Desde 1996, cerca de 900 mil fizeram mais, relatando os motivos da satisfação.

 

José Galló, com O Poder do Encantamento, transformou rede de oito lojas, falida, num negócio dos mais prósperos do mundo
Segundo José Galló, posicionamento é o maior ativo da empresa, traduzindo o que ela é e o que quer continuar sendo. Deve expressar uma Proposta de Valor. No caso das Lojas Renner, ser marca cúmplice da mulher atual, encantando com oferta variada de moda

 

 José Galló: austeridade, consistência, disciplina, foco, simplicidade

 

Por fim, o CEO das Lojas Renner detalhou uma a uma as bases sobre as quais assentou a execução desse projeto de prazo indefinido, a ser mantido após seu afastamento, com previsão para o final de 2018: austeridade, consistência, disciplina, foco e simplicidade.

 

  • Austeridade

 

Num setor no qual 80% dos custos são fixos, é preciso manter 100% de austeridade, mesmo nos períodos de bonança. Com Despesas Operacionais sobre Receita Líquida em torno dos 35% ao longo dos anos, a Lojas Renner se iguala aos melhores do mundo.

Como a liderança deve sinalizar aos comandados, é comum ver a diretoria trabalhando com as luzes das salas apagadas. Se a luminosidade providenciada pelo Sol é suficiente para manter espaços confortavelmente claros, qual a razão de se gastar em eletricidade?

Outro excelente exemplo está em fugir ao lugar-comum seguido pelas concorrentes: não contrata estilistas de renome nacional ou internacional para criar as coleções; não utiliza celebridades na publicidade; não investe nas famosas, mas dispendiosas, lojas-conceito.

 

  • Consistência

 

Conhecer profundamente sua realidade de mercado a manter-se dentro dela, fugindo dos cantos de sereia surgidos a todo momento. Preparada para atender o amplo espectro de clientes indo da faixa da classe C+ à classe A-, fugir de experiências fora destes limites.

 

  • Disciplina

 

Ser conservador quanto todos são conservadores; manter-se conservador mesmo quando todos ousam. Exemplo: não houve deslumbre diante do “crescimento econômico” dos dois Governos Lula e do primeiro Governo Dilma — vistos agora como insustentáveis.

A concorrência abriu lojas e mais lojas; José Galló manteve o passo. Entre 2007 e 2011, uma delas dobrou seu faturamento; outra, quadruplicou — o das Lojas Renner cresceu “apenas” 70%. As duas primeiras, agora, debatem-se para ultrapassar fortes prejuízos.

 

  • Foco

 

“Foco não é o que você tem de fazer; é o que tem de deixar de fazer” — repete José Galló. A escolha entre uns e outros deve ser feita de maneira consistente, levando em conta a realidade do momento, o impacto a ser causado e o seu sentido de urgência.

 

  • Simplicidade

 

Como é fácil ser complexo, Joel Galló criou um pequeno manual para facilitar pôr em prática as Leis da Simplicidade, com o título de “É simples ser Renner”: confie mais, elimine os melindres, questione a utilidade, remova o inútil, simplifique brutalmente…

 

José Galló, com O Poder do Encantamento, transformou rede de oito lojas, falida, num negócio dos mais prósperos do mundo
Como é fácil ser complexo, Joel Galló criou um pequeno manual para facilitar pôr em prática as Leis da Simplicidade, com o título de “É simples ser Renner”: confie mais, elimine os melindres, questione a utilidade, remova o inútil, simplifique brutalmente…

 

José Galló: três décadas para criar a Empresa do Ano 2018

 

Há 27 anos, já formado em Administração e tendo empreendido, foi contratado como consultor para, em 90 dias, criar um plano capaz de resolver a crise financeira de uma rede de oito lojas na Cidade de Porto Alegre, a capital do Estado do Rio Grande do Sul.

Ao apresentar seu planejamento — resumido em “deixar de vender de tudo para todo mundo e vender uma coisa para um tipo de público” —, os proprietários o convidaram para tomar a frente da empreitada, tendo carta-branca para colocar as ideias em prática.

De lá para cá, acumulou desempenhos positivos em todos os índices de medição da performance de companhias. Esta sucessão de pontos a favor fez a Lojas Renner ser a Empresa do Ano da Melhores & Maiores 2018, edição especial anual da revista Exame.

 

José Galló, com O Poder do Encantamento, transformou rede de oito lojas, falida, num negócio dos mais prósperos do mundo
A estratégia de José Galló levou as Lojas Renner a acumular desempenhos positivos em todos os índices de medição da performance de companhias. Esta sucessão de pontos a favor a tornou a Empresa do Ano da Melhores & Maiores 2018, edição revista Exame

 

José Galló: detalhes e números retratando rota vitoriosa

 

  • Aprimoramento continuado das operações, visando principalmente facilitar a vida do cliente. Exemplo: fluxo de pagamento no caixa exigia passar por 15 telas; agora, quatro;
  • Na prova das roupas, o caimento natural dos modelos era alterado devido às bolachas de segurança presas às peças; agora, ninguém percebe as suaves etiquetas com sensores.
  • Trajetória inigualável nas bolsas de valores, com uma valorização de quase 3.000% no preço das ações, desde 2005. Valor de mercado atual de todo o grupo: R$ 21 bilhões.
  • Retornos financeiros consistentes ao longo dos anos para os acionistas, bem acima de marcas ícones internacionais, como Amazon, 6%; e Walmart, 11%; Lojas Renner, 21%.
  • Faturamento crescente, todo ano, há mais de uma década, mesmo durante crises. Em 2017, foi de R$ 9,6 bilhões — um resultado simplesmente 14% superior ao de 2016.
  • Líder na produção de riqueza por empregado, entre varejistas com papéis negociadas em bolsa, incluindo segmentos de combustíveis, medicamentos, moda, supermercados…
  • Novos negócios: Camicado, artigos para o lar, adquirida em 2011; Youcom, de moda jovem, primeira unidade em 2013; Ashua, tamanhos maiores, loja física ainda em 2018.
  • Quatro centros de distribuição, automatizados; 531 lojas em todo o Brasil e seis no Uruguai; 20 marcas próprias; 20 mil empregados; 30 milhões de cartões de crédito.
  • Visitação diária superior a 600 mil clientes em toda a rede — 12 mil por loja; 120 milhões de visitantes no e-comerce, atendendo Ashua, Camicado, Renner e Youcom.

 

José Galló, com O Poder do Encantamento, transformou rede de oito lojas, falida, num negócio dos mais prósperos do mundo
Há algum tempo, José Galló, preocupado, com falta de produtos durante muitos dias nas lojas, acelerou as reposições, com caminhões saindo sem carga completa dos depósitos. Aumentou em 35% o custo de logística; em contrapartida, a lucratividade cresceu 65%

 

 

O post “José Galló, com O Poder do Encantamento, transformou rede de oito lojas, falida, num negócio dos mais prósperos do mundo” foi produzido em função da participação na Gramado Summit,  entre os dias 8 a 10 de agosto de 2018, na Cidade de Gramado, ícone do turismo na Serra Gaúcha, região de montanhas localizado a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Brocker Turismo e do Sky Serra Hotel.

A repetição de diversas expressões ao longo do conteúdo do post “José Galló, com O Poder do Encantamento, transformou rede de oito lojas, falida, num negócio dos mais prósperos do mundo” — como “José Galló” — é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

O post “José Galló, com O Poder do Encantamento, transformou rede de oito lojas, falida, num negócio dos mais prósperos do mundo” pode apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “José Galló, com O Poder do Encantamento, transformou rede de oito lojas, falida, num negócio dos mais prósperos do mundo” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.

O post “José Galló, com O Poder do Encantamento, transformou rede de oito lojas, falida, num negócio dos mais prósperos do mundo” está publicado originalmente no site Turismoria, e republicado nos seguintes endereços da Web:

• Facebook do Jornal Cidade Sorriso, da Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul;

• Blog do Jornal Passaporte, da Cidade de Belém, capital do Estado do Pará;

• Link de notícias do site da Associação de Jornalistas e Blogueiros do Brasil — Ajobtur; e,

• News do Jornal Turismo & Serviços.

 

Veja mais na Revista Receptiva

Cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, tem rico acervo de atrativos para turismo cultural, histórico, lazer, náutico…

Maior economia do Estado da Paraíba, contribuindo com 30% do Produto Interno Bruto — PIB ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *