Home / Vinhos e Vinícolas / Edegar Scortegagna é eleito presidente da ABE

Edegar Scortegagna é eleito presidente da ABE

Escolha da nova Diretoria ocorreu na terça-feira, 6 de dezembro

Edegar Scortegagna - Presidente Eleito Foto: Lucinara Masiero

Edegar Scortegagna – Presidente Eleito
Foto: Lucinara Masiero
A Associação Brasileira de Enologia (ABE) já escolheu sua nova Diretoria para a gestão 2017-2018. Durante assembleia realizada na noite desta terça-feira, 6 de dezembro, o enólogo Edegar Scortegagna foi eleito presidente da entidade e estará à frente da associação pelos próximos dois anos. A eleição, realizada no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, ocorreu após Scortegagna apresentar as propostas aos associados. O candidato pertencia a uma chapa única e irá suceder o trabalho de Juliano Perin, que deixará o comando da ABE em janeiro de 2017.

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Atualmente, Scortegagna é o enólogo responsável pelos vinhos da Luiz Argenta Vinhos Finos, além de atuar como diretor de Enologia da ABE. Para os próximos anos, pretende dar continuidade aos trabalhos e compromissos assumidos pela atual gestão, além de promover ações para a constante atualização dos enólogos nas áreas vitícola e vinícola. “Com foco nos associados, buscaremos oportunizar palestras, cursos, degustações e viagens técnicas para o aperfeiçoamento profissional”, destaca.

Edegar Scortegagna é formado em Enologia pela Universitá degli Studi di Trento – Instituto di San Michele All´Adige e Universitá degli Studi di Udine, na Itália, onde viveu por cinco anos estudando e colaborando com grandes vinícolas italianas. O currículo de Scortegagna também soma MBA em Gestão Empresarial pela FGV e diploma de Sommelier Internacional pela FISAR.
O novo presidente da ABE ainda atua como ministrante técnico-científico nos cursos de Sommelier FISAR – UCS e professor de Enogastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

 

 
Sobre a ABE

Em quatro décadas de atuação, a ABE mantém trabalho e dedicação intensos em prol da qualificação dos enólogos, além de assumir o importante papel de romper barreiras na promoção do vinho brasileiro.
Com agenda viva e abundante, a ABE cruzou 40 safras realizando cursos, palestras, visitas técnicas, degustações temáticas, grandes eventos como o Brazil Wine Challenge, o Concurso do Espumante Brasileiro, o Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia e a Avaliação Nacional de Vinhos – além da publicação anual Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. Desse modo, a entidade leva os vinhos e espumantes brasileiros para todos os continentes, ampliando a visibilidade da produção nacional, hoje repleta de medalhas.
Diretoria da ABE Gestão 2017 – 2018
Presidente: Edegar Scortegagna

Vice-presidente: André Peres Jr.
1° Tesoureiro: Dario Crespi
2° Tesoureiro: Gabriel Carissimi
1º Secretário: Luciano Vian
2ª Secretário: Leocir Bottega
Diretor social: Christian Bernardi
Diretores de eventos: Daniel Salvador e Gregório Salton
Diretores de degustação: Juliano Daniel Perin e Gilberto Simonaggio
Diretor cultural: Samuel Cervi
Diretores técnicos em Viticultura: André Gasperin e João C. Taffarel
Diretores técnicos em Enologia: Michel Zignani e André Larentis

Fonte: ConceitoCom

 

Veja mais na Revista Receptiva

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

Programa de apenas um dia, desenvolvido com elevado profissionalismo. Transporte confortável, horários cronometrados, visitas programadas. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *