Em espaço próprio, a Prefeitura de Porto
Alegre, por meio da Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Econômico (SMDE), marcou presença no maior evento de
turismo do Brasil, a Feira Internacional de Turismo de Gramado
(Festuris), encerrada nesse final de semana no Serra Park em Gramado
(RS). O evento fecha o calendário nacional de feiras voltadas ao
segmento. Nesta 30ª edição, com o tema “Turismo e Negócios sempre viajam
juntos”, foi colocada à vista a identidade visual de Porto Alegre, que
destacou a revitalização da Orla do Guaíba como atrativo turístico, em
um estande de 28 metros quadrados. O objetivo foi promover o destino de
forma conjunta propondo um novo olhar sobre a cidade de Porto Alegre
como um dos principais polos do turismo no país. (fotos)
No evento, além das conexões com diversas
autoridades ligadas ao turismo nacional e internacional, foi possível
destacar a presença de Porto Alegre como destino Internacional, aberto
às parcerias e favorável a investimentos. Localizado na área
internacional da feira, o estande destacou o trecho da orla do Guaíba
revitalizado, e o evento Copa América de Futebol em 2019, que terá a
capital como uma das sedes, como oportunidade de novos negócios produtos
e serviços turísticos. Foram realizadas reuniões com operadoras de
turismo de Argentina, Uruguai e Paraguai para promover Porto Alegre como
cidade-sede dos jogos da competição sul-americana.
Um dos destaques deste ano foi a promoção da cidade como destino de lazer. Em resposta a duas perguntas frequentes –Quantos dias preciso para conhecer Porto Alegre?O que tem para fazer em Porto Alegre? – foi criado o Porto Alegre em quatro dias,
uma apresentação que reúne diversas opções de passeios e atrativos na
cidade, como os dois roteiros do Linha Turismo, as visitas aos dois
estádios de futebol, o tour nas cervejarias, visita às propriedades nos
caminhos rurais, museus e o turismo náutico.
Para o diretor de Turismo de Porto Alegre, Roberto Snel, promover Porto
Alegre como destino gerador econômico é o referencial. “O foco das
nossas ações no Festuris foi apresentar a Capital como um centro
qualificado para eventos de múltiplas experiências culturais e de lazer e
como um destino. Agentes de viagens e operadores de vários estados do
Brasil estiveram no estande buscando informações sobre a Capital, a fim
de promover o destino em suas agências”, frisou Snel.
Outro ponto forte da feira foi o
fortalecimento de relações institucionais, durante o evento. Na
oportunidade, foi realizada uma reunião com o ministro do Turismo,
Vinicius Lummertz. “Aproveitamos a feira como uma das mais qualificadas
plataformas de promoção de destinos turísticos e de negócios do setor,
para promover Porto Alegre”, ressalta o secretário municipal interino da
SMDE, Leandro de Lemos.
De acordo com Lemos, também foram estreitados laços com o Ministério do
Turismo, para garantir o repasse do recurso do Centro de Eventos da
Capital estimado em R$ 60 milhões. O recurso para o equipamento tem
origem do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em 2013, a
Prefeitura e o Ministério do Turismo firmaram um convênio no valor de R$
60 milhões para a construção do Centro de Eventos na Capital.
Entretanto, análise de projetos semelhantes mostrou que o valor cobriria
apenas parte do custo estimado para a realização da obra em condições
ideais. Em março de 2017, o prefeito Nelson Marchezan Júnior solicitou à
Caixa Econômica Federal a liberação da verba original como
contrapartida, a ser oferecida para um parceiro privado que será
selecionado para executar e administrar o projeto na modalidade de PPP.
Nesta edição, além da Diretoria de
Turismo, representantes do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de
Porto Alegre e Região (Sindha), Convention & Visitors Bureau,
Caminhos Rurais, Cervejarias Artesanais e Agências de Receptivo: Agência
Siga Experiência e a 4Beer – Cerveja & Cultura, também estavam
presentes no espaço, divulgando produtos e serviços turísticos. O
festival reuniu 15 mil profissionais de 65 países e R$ 300 milhões em
geração de negócios a partir de contatos realizados na Feira de
Negócios. O evento teve 5% de aumento em número de expositores em
relação a 2017, com 250 palestras e workshops.
Texto de: Letícia Santana / Supervisão: Rafael Camargo
Edição de: Denise Righi