Home / Turismo / Viajar faz bem ao coração!

Viajar faz bem ao coração!

O Brasil é um destino perfeito para quem curte a prática de esportes aquáticos como kitesurf, stand up paddle, wakeboard, mergulho e surfe. Os praticantes dessas modalidades podem escolher entre praias isoladas ou urbanas de norte a sul do país, e combinar turismo, vida saudável e atividades esportivas de uma só vez. O cardápio é vasto: são cerca de 2 mil praias e centenas de rios, lagos e lagoas navegáveis no território brasileiro.

REGIÃO NORTE

SONY DSC
SONY DSC

O Pará possui inúmeras obras-primas naturais que são verdadeiros convites para quem é apaixonado por mergulho, surfe e windsurf. A região é famosa pela pororoca, fenômeno resultante do encontro das águas do rio Amazonas com as águas do Oceano Atlântico. No rio que banha o município de São Domingos do Capim – a 150 km da capital, Belém –, é possível surfar em ondas de até 3,5 metros que duram até 40 minutos, formadas pela pororoca. Os melhores meses para aproveitar esse espetáculo são março, abril e setembro.

 

O estado também é conhecido por ter um enorme potencial para a prática do mergulho, como em Capanema, município que fica 160 km distante da capital. Em outras regiões é possível encontrar lagos oriundos de escavações de calcário, transparentes e com profundidade de até 15 metros. Quem prefere windsurf pode se aventurar no mar ou nos rios paraenses, especialmente nas águas de Mosqueiro, Soure, Salvaterra, Salinas, Atalaia, Algodoal e Ajuruteua.

REGIÃO NORDESTE

005pO litoral nordestino reserva ótimas praias aos amantes de esportes aquáticos​. No Ceará, entre agosto e dezembro, os ventos na região ficam mais fortes e constantes, com velocidade média de 16 km/h, deixando o clima mais agradável e ideal para os esportes de vela, principalmente o kitesurf e o windsurf. A praia do Cumbuco, município de Caucaia, que fica a cerca de 30 km da capital, Fortaleza, é um dos destinos preferidos para quem procura condições perfeitas para esse tipo de esporte. Aos que preferem pegar onda, a Praia da Lagoinha, no município de Paraipaba, a 100 km da capital, tem condições ideais para a prática do surfe entre setembro e fevereiro.

Mais ao sul, o estado de Pernambuco também oferece boas opções aos visitantes que procuram uma dose de adrenalina, principalmente para a prática do mergulho. A capital, Recife, possui cerca de 30 naufrágios como opções de mergulho, entre naturais e artificiais. Com profundidade de 6 a 48 metros, águas com temperatura média de 28°C e visibilidade acima dos 20 metros, as condições são perfeitas aos interessados em desbravar o mundo subaquático.

007p

Outra opção é a ilha de Fernando de Noronha, destino turístico mais desejado pelos brasileiros, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo. Águas mornas e cristalinas, com visibilidade de até 50 metros e riquíssima fauna marinha, fazem do arquipélago um verdadeiro paraíso para praticantes de mergulho, sejam iniciantes ou mais experientes.

A praia de Maracaípe, a 76 km de Recife (PE), tem sido uma das escolhas preferidas dos surfistas no litoral pernambucano. As águas claras e ondas fortes fizeram o município entrar no calendário nacional e internacional do surfe. Outras sugestões são as praias de Cupe e Serrambi.

Já na capital baiana, Salvador, a prática de kitesurf tem sido o esporte preferido dos visitantes da Praia do Sesc, a 18 km do centro. Mais ao norte, os praticantes podem desfrutar de praias menos urbanas, como Guarajuba, que também é favorável para a prática de esportes como windsurf e surfe.  Para os surfistas, outro pico é Itacaré, 234 km ao sul de Salvador. Tanto nas praias urbanas, quanto nas rurais do município, é possível praticar também stand-up paddle, wakeboard, windsurf, rafting, parapente, rapel, mountain bike e tirolesa, entre outros.

Uma das belezas do extremo sul da Bahia é o Parque Nacional de Abrolhos, um dos melhores lugares do Brasil para a prática do mergulho. O arquipélago fica 75 km da costa e apresenta uma diversidade de corais e espécies marinhas, além de naufrágios. Entre julho e novembro é possível observar baleias-jubarte.

REGIÃO SUDESTE

São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo contam com inúmeras opções para os aficionados por esportes aquáticos. Se a pedida é pegar ondas no litoral paulista, o município de São Sebastião, que fica a 200 km da capital, tem diversas praias que se destacam pelos “tubos”. Guarujá, próximo a Santos, também é uma alternativa para os surfistas. Aos que curtem windsurf ou kitesurf, um dos pontos preferidos é Ilhabela, onde normalmente venta o ano inteiro. Já a galera do wakeboard pode desfrutar de locais no interior paulista, como Jaguariúna e Bragança Paulista.

Na Cidade Maravilhosa, título do Rio de Janeiro, uma boa escolha para a prática do kite e do windsurf é visitar a lagoa do município de Araruama, a 108 km ao norte da capital, entre os meses de agosto e dezembro. A Lagoa de Araruama já foi sede do campeonato mundial de windsurf em 2013.  Já a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, é o point do wakeboard no verão, atraindo, inclusive, atletas profissionais.

Para os surfistas, a sugestão é conhecer as grandes ondas em Itacoatiara, Niterói. Mais ao norte, Saquarema e Cabo Frio também são famosas para a atividade. Para os mergulhadores, a dica é Angra dos Reis. O município tem mais de 50 pontos de mergulho e é um lugar ideal para quem pretende iniciar no esporte.

REGIÃO SUL

006pA região Sul tem atraído turistas e esportistas em busca das belezas naturais e das condições perfeitas para a prática de esportes aquáticos. Santa Catarina é uma das referências. As belas praias do município de Bombinhas, a 70 km ao norte de Florianópolis, atraem fãs do surfe e do stand up paddle (SUP). Ao sul da capital catarinense, Garopaba é uma boa escolha para quem curte mergulho, surfe, kitesurf, windsurf, caiaque ou até uma caminhada.

Mergulhadores podem conferir as maravilhas da Ilha do Arvoredo, limite sul da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, onde é permitido o mergulho autônomo. Lá é possível observar naufrágios de barcos pequenos e canhões de antigas embarcações.

Veja mais na Revista Receptiva

299956_660411_foto_1_web_

Férias e relax em um dos melhores parques de águas termais do país

Piratuba, no Oeste catarinense, é o destino ideal para quem busca tranquilidade nas férias; e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *