Home / Saúde & Beleza / Tratamentos naturais antirrugas

Tratamentos naturais antirrugas

arrugas-1-500x232O envelhecimento é causado por um desgaste natural da epiderme, que não pode ser parado. Quando somado a fatores externos, como exposição desregulada ao sol, má higiene da pele e consumo de cigarros, ele acelera o aparecimento de manchas, acnes e as tão polêmicas rugas – que levam muitos a uma caça sem fim por tratamentos estéticos em clínicas especializadas.

Felizmente, é possível retardar o aparecimento das marcas de expressão e amenizar as que já existem. De acordo com o especialista em Osteopatia e Acupuntura Raphael Andrade, o simples equilíbrio do corpo, com saúde e bom funcionamento, já reflete em um rosto com expressões mais leves.

POR QUE A PELE ENVELHECE?

Para começar, é importante entender o que acontece com a pele. A dermatologista Renata Roxo explica que o envelhecimento começa perto dos 30 anos com a diminuição da produção de colágeno, uma proteína que dá sustentação à pele. Além disso, ocorre uma piora natural da qualidade da elastina, fibra que dá elasticidade, junto a uma diminuição da velocidade de renovação da pele.

Para a especialista, a melhor forma de prevenir o envelhecimento é seguindo algumas regras simples, baratas e bastante eficazes. São elas:

  • Ingerir bastante líquido (é recomendado o consumo de dois litros por dia), de preferência água.
  • Usar protetor solar todos os dias nas áreas expostas ao sol (rosto, pescoço, colo e mãos, principalmente).
  • Sempre hidratar a pele (com um hidratante específico para o seu tipo de pele).
  • Não fumar, pois a nicotina, substância que constitui o tabaco, dificulta a oxigenação celular – o que aumenta em cinco vezes as chances de envelhecimento precoce. Além disso, algumas pessoas que consomem cigarros têm a tendência de semicerrar os olhos para que a fumaça não entre, o que também contribui na aceleração do aparecimento das marcas de expressão.
  • Se alimentar de maneira saudável e dando preferência às frutas, legumes e verduras, evitando o excesso de açúcar e gordura. A gordura em excesso promove a inflamação da pele, o que prejudica a produção de colágeno, a principal proteína que dá firmeza e sustentação à derme.

FAÇA SEU ESFOLIANTE COM MAMÃO PAPAYA

Para renovar da pele, evitando o acúmulo de marcas de expressão, é importante remover as células mortas do rosto. A dermatologista Renata Roxo ensina que com sementes de mamão papaya, batidas no liquidificador, é possível fazer um esfoliante caseiro para chamar de seu.

“Misture as sementes batidas de um mamão papaya com a polpa do mesmo fruto, como se fosse uma papinha. Passe no rosto com leves movimentos circulares e deixe a mistura descansar na pele por 5 minutos. Por fim, lave o rosto normalmente. Sendo uma boa fonte de vitamina A e papaína, a fruta também ajuda a quebrar proteínas inativas no rosto”, aconselha Renata.

A dermatologista ainda ensina receitas para controlar as marcas de expressão. Confira abaixo:

  • Para combater as rugas faciais: misture 2 colheres de chá de leite, ½ colher de chá de óleo de amêndoas e 1 gema de ovo. Aplique a mistura no rosto e deixe agir por cerca de 20 minutos. Remova em seguida e repita o processo uma vez por semana.

O leite possui propriedades hidratantes, sendo muito indicado para quem tem a pele seca. Também é rico em vitamina A, B1 e B12, nutrientes responsáveis por deixar a pele mais lisa, fina e elástica. A gema de ovo, por sua vez, é rica em vitamina A, assim como o óleo de amêndoas, que possui um poderoso poder hidratante, pois evita a perda de água na pele.

  • Para hidratação do rosto: faça uma mistura com 2 colheres de sopa de mel, 1 copo de leite e 1 xícara de iogurte natural sem sabor. Aplique no rosto e deixe agir por cerca de 10 minutos. Lave em seguida. O processo pode ser repetido 1 vez por semana.

O mel possui vitaminas C, E e do complexo B, que garantem um poder nutritivo, cicatrizante e antisséptico à receita. E mais: o mel está cheio de antioxidantes, sendo altamente benéfico para manter a pele firme e lisa por mais tempo. Já o iogurte possui ácido lático, um composto que dispõe de propriedades hidratantes que combatem as agressões externas. Ele também age como calmante para acne, machucados e superfície de peles irritadas.

Acupuntura ameniza desequilíbrios internos que causam rugas

A Acupuntura (saiba mais aqui sobre esta terapia) possui técnicas específicas para o tratamento antirrugas. Porém, antes de tudo é feita uma avaliação do paciente para entender o seu quadro energético. Raphael Andrade, especialista em Osteopatia e Acupuntura, conta que o tratamento busca melhorar não só a beleza exterior do paciente, mas principalmente o seu psicológico.

Raphael explica que se o indivíduo está com algum desequilíbrio energético, que pode ser causado por transtornos emocionais ou alimentação inadequada, por exemplo, terá maior probabilidade de desenvolver sinais de expressão.se o indivíduo está com algum desequilíbrio energético, que pode ser causado por transtornos emocionais ou alimentação inadequada, por exemplo, terá maior probabilidade de desenvolver sinais de expressão.

Desse modo, o uso da Acupuntura tem como objetivo equilibrar o paciente com a estimulação de pontos sistêmicos do corpo.

A terapia consiste em inserir agulhas bem pequenas na pele, em pontos específicos da musculatura facial e seguindo o trajeto das marcas de expressão. As agulhas estimulam uma resposta natural do corpo, que as reconhece como um uma “agressão” naquele local. Por isso, ele promove no local de estímulo o aumento da circulação sanguínea, nutrição e oxigenação celular e, assim, estimula a produção de colágeno, que preenche as rugas “de dentro pra fora”. “Funciona como se um tecido cicatrizado crescesse por baixo da ruga, empurrando-a para cima, tornando-a mais superficial e mais leve ou, dependendo da qualidade da pele, até mesmo fazendo-a desaparecer”, afirma o especialista.

A Acupuntura, segundo Raphael Andrade, é praticamente indolor, não possui efeitos colaterais e nem diminui a movimentação dos músculos do rosto. Pelo contrário: tonifica-os.

ARGILAS AJUDAM NA OXIGENAÇÃO DA PELE

Com a idade, a pele vai ficando mais seca. Por isso, a maioria dos produtos que estão no mercado trata não só as rugas, como também o ressecamento. Porém, quem possui a pele muito oleosa não precisa se desesperar: a oleosidade é mais resistente aos raios ultravioletas do sol, sofrendo menos com seus danos. Assim, a pessoa que tem esse tipo de pele envelhece mais “devagar”. Ainda é preciso, entretanto, controlar a aparência gordurosa do rosto.

A terapeuta holística Solange Lima ensina que o ideal é utilizar argila verde, que possui ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante. Para aproveitar todos esses benefícios, misture a argila com água filtrada até formar uma pasta. Aplique no rosto e deixe agir rapidamente, lavando em seguida. O ritual pode ser feito uma vez por semana.

Solange ainda sugere o uso da argila rosa diluída em água ou hidrolato – uma solução obtida pela ação da água em substratos vegetais ou animais, que pode ser encontrada em casas de produtos naturais. A argila rosa é indicada para peles sensíveis, delicadas, avermelhadas, com tendência à alergia ou irritadas, desidratadas, acneicas e com vasinhos e rosáceas. Rica em óxido de ferro, que tem papel importante na respiração celular, ela tem o poder de manter a pele hidratada e com elasticidade. “Bata bem a argila, para ativar os minerais, com óleo essencial de Tea Tree e Lavanda. Aplique no rosto e deixe agir por 30 minutos, retirando com água fria. Pode ser feita uma vez por semana”, conta a terapeuta.

Uma outra dica para qualquer tipo de pele é usar hidrolatos ou água floral de Lavanda, Gerânio ou Rosas como tônico facial, encontrados em lojas de produtos naturais. Como ocorre um ressecamento espontâneo da pele, causado pela passagem de tempo, é muito importante mantê-la sempre hidratada. “Além do produto ser bem refrescante, vai hidratar bastante a pele no verão”, finaliza a especialista.

Veja mais na Revista Receptiva

refri

Organização Mundial da Saúde pede que governos aumentem impostos sobre bebidas açucaradas para combater a obesidade

A OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu nesta terça-feira (11) aos governos que aumentem os ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *