Home / Vinhos e Vinícolas / TECNOVITIS 2017, O MAIOR ENCONTRO DO SETOR VITÍCOLA DO BRASIL

TECNOVITIS 2017, O MAIOR ENCONTRO DO SETOR VITÍCOLA DO BRASIL

A 2ª edição da Feira de Tecnologia para a Viticultura, será realizada Bento Gonçalves no mês de dezembro

 

 A Tecnovitis 2017 – Feira de Tecnologia para Viticultura- será realizada de 06 a 08 de dezembro de 2017, das 10h às 18h, na Comunidade do 8 da Graciema e Complexo Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves – RS. A feira, realizada pelo Sindicato Rural da Serra Gaúcha, conta com o apoio institucional de 20 entidades parceiras e faz parte do calendário anual de eventos da cidade. Reunindo produtores, fornecedores e profissionais da cadeia produtiva da uva, a Tecnovitis compreende a apresentação de técnicas, equipamentos e produtos ligados à viticultura, O evento conta com uma programação paralela, específica para compartilhamento de informações, com Seminários e Palestras Técnicas, realizadas por profissionais altamente qualificados em suas áreas de atuação.

Durante os três dias de evento, a Tecnovitis 2017 vai oportunizar o contato dos produtores de uvas para vinho, sucos, espumantes e uvas de mesa, com novas tecnologias, equipamentos e produtos da viticultura, palestras, demonstrações técnicas a campo e exposição de produtos e serviços para o setor. A exemplo da primeira edição, realizada em 2015, a feira visa destacar a importância e relevância do setor, sendo pioneira em um evento técnico/comercial específico e exclusivamente voltado ao cultivo da uva.

A Tecnovitis mostra os avanços da viticultura brasileira, bem como as melhorias quantitativas e qualitativas, que tornam mais competitivos os processos desta cadeia produtiva. Os organizadores estimam um público superior a 15 mil visitantes.  A feira é realizada em um dos maiores polos vitícolas do país. O cultivo da uva na Serra Gaúcha nasceu como subsistência, para consumo próprio e, com o excedente da produção nasceram as primeiras vinícolas comerciais, com a cultura de produção tipicamente italianas e ampla mão de obra. Com a ampliação das áreas de vinhedos e investimento dos empresários do setor, formou-se o maior polo vitivinícola do Brasil.

A produção cresceu, exigindo maior qualificação da mão de obra, capacidade técnica e operacional das vinícolas para manter, não somente o volume de produção, como a qualidade dos produtos. Um dos desafios da Tecnovitis é conduzir as atividades vitícolas dentro de novos moldes de cultivo e produção, incluindo a modernização e mecanização de processos, inovação tecnológica e, sobretudo, foco na qualidade dos cultivos. A feira visa aprimorar as práticas e métodos do produtor, a fim de estimular o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. A visitação é aberta ao público, sem cobrança de ingressos, não requer cadastro antecipado e é somente para maiores de 16 anos.

 São entidades parceiras e apoiadoras deste evento: Aprovale – Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, Bento Convention Bureau, Circolo Trentino di Bento Gonçalves, Complexo Turístico Villa Michelon, Comunidade 8 da Graciema, Emater – Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural, Embrapa Uva e Vinho – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Desenvolvimento Rural, Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho, IFRS – Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, SEAPI – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, SDR – Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho, Sindivinho/RS – Sindicato da Indústria do Vinho do Rio Grande do Sul, Sistema FARSUL – (Farsul/Senar/Casa Rural).

 

 

 

 

Veja mais na Revista Receptiva

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

Programa de apenas um dia, desenvolvido com elevado profissionalismo. Transporte confortável, horários cronometrados, visitas programadas. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *