Home / Empresas / Sindmóveis busca reverter decreto boliviano que inibe importações moveleiras

Sindmóveis busca reverter decreto boliviano que inibe importações moveleiras

Em vigor a partir de 1º de julho, medida obriga empresas daquele país a trâmites prévios para importação de uma série de produtos

JS8-1027

O Sindmóveis Bento Gonçalves está mobilizando as entidades industriais do estado e o MDIC contra a recente medida tomada pela Bolívia de controle das importações, que afeta, sobretudo, as fabricantes de móveis e têxteis. Por meio do Decreto Supremo Número 2752, que entra em vigor no dia 1º de julho, o governo boliviano estabeleceu a obrigatoriedade de trâmites prévios para as importações de diferentes produtos, entre eles os móveis de madeira.

O texto estabelece um prazo de 60 dias úteis e determina diversos procedimentos e autorizações prévias para autorização de importações. Na análise do Sindmóveis, a medida impactará negativamente as indústrias moveleiras da região, do estado e país. Sobretudo, porque trata-se de um decreto discriminatório, válido apenas para países não integrantes da comunidade andina. Dessa forma, a entidade reivindica que os benefícios da comunidade andina sejam estendidos ao Mercosul. “A medida, entrando em vigor, traz dificuldade e imprevisibilidade aos exportadores de móveis nacionais, justamente em um momento de grave crise econômica brasileira”, pontua o presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio.

A Bolívia é um dos principais mercados para os móveis de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul e Brasil. Somente em 2015, o polo moveleiro de Bento Gonçalves exportou mais de US$ 1,5 milhões ao país. Os dados de janeiro a maio indicam um crescimento de 30,4% em relação ao mesmo período do ano anterior e coloca esse mercado entre os dez principais destinos das exportações do polo.

 

 

Ana Carolina Azevedo

Assessoria de imprensa local

Sindmóveis Bento Gonçalves

Veja mais na Revista Receptiva

Evviva inova ao agregar sistema de som oculto ao mobiliário planejado

A Evviva Bertolini – fabricante de planejados, sediada no polo produtivo de Bento Gonçalves (RS), ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *