Home / Variedades / Shopping San Pelegrino sedia a primeira Mostra de Plastimodelismo e Cultura Pop

Shopping San Pelegrino sedia a primeira Mostra de Plastimodelismo e Cultura Pop

Exposição de miniaturas ocorrerá no primeiro andar do empreendimento neste sábado, 05 de agosto, com programação para os aficionados pelo tema

 

 

Crédito: Luis Propicio.

Um hobby para adultos e muita diversão para crianças. Os kits de modelismo e plastimodelismo conquistam os fãs de miniaturas que colecionam essas réplicas perfeitas. Para reunir os adeptos à proposta, os amigos Luis Antonio Propicio, Evandro de Carli Borges e Admilson Silva, apresentam seus acervos e de modelistas experientes da Serra Gaúcha e de Porto Alegre, na Primeira Mostra de Plastimodelismo e Cultura Pop. A ação ocorrerá de 05 a 13 de agosto, no primeiro andar do Shopping San Pelegrino, em Caxias do Sul.

 

Crédito: Luis Propicio.

A exposição reunirá cerca de 200 modelos de carros, aviões, naves espaciais, motos, blindados, veículos militares, dioramas (cenários históricos), helicópteros e carros de corrida em diversas escalas como 1:24 e 1:25 (de 12 a 25 centímetros), 1:35 e 1:72 (de 8 a 25 centímetros). A mostra tem o objetivo de apresentar ao público como são criadas as miniaturas e as técnicas utilizadas, além de mostrar o papel histórico de cada peça.

 

Programação:

Dia 05 – 10h – Abertura da exposição , 20h – Cosplay com personagens da saga Star Wars – apresentação do grupo e dos filmes e sessão de fotos com o público
Dia 10 – 20h – Palestra com o segundo Tenente Nestor Antunes de Magalhães. Bate-papo intitulado “De Truk a Narvik – Mergulhando na História”. Magalhães apresentará suas aventuras como mergulhador pelo mundo.
Dia 12 – 10h – Grupo de escoteiros Ar de Caxias do Sul montará um kit de aviação ao vivo

 

O que é Plastimodelismo

É um hobby que consiste em construir miniaturas em escala reduzida fabricadas na forma de kits plásticos com o objetivo de exposição estática. São peças para encaixar ou colar; para pintar ou não; para representar o original ou transformar; para ser montado em um só modelo ou em conjunto. O plastimodelista trabalha utilizando muita técnica e está sempre experimentando, descobrindo ou aperfeiçoando outras.

Abrange a maior variedade de modelos: aviões, helicópteros, carros, caminhões, motocicletas, bicicletas, navios, barcos, lanchas, figuras humanas, animais, trens, construções, obras de arte, e muitas outras. Para cada uma dessas categorias existe uma escala predominante, o que não significa que seja uma só, por exemplo: Os veículos civis normalmente são encontrados nas escala 1/24 ou 1/25, mas também existem 1/20, 1/18. Na militaria, a escala mais usada é na 1/35, mas também existem 1/72 e 1/48. Nos aviões e helicópteros as escalas mais usadas são 1/72 e 1/48.

Como surgiu

Durante a Segunda Guerra Mundial ocorreu o desenvolvimento de materiais plásticos e o surgimento da ‘baquelita’, utilizado na confecção de modelos plásticos injetados com a finalidade de ilustrar os famosos teatros de operações de guerra. Porém, tais modelos não respeitavam escalas e detalhes e eram usados para localização de tropas e armamentos militares, em mapas e maquetes. Com o final da guerra, os fabricantes dos modelos utilizados para fins militares iniciaram a produção de vários modelos que eram comercializados como brinquedos para crianças. Esses fabricantes, após desenvolverem novos materiais plásticos, criaram peças que eram vendidas em partes, para serem montadas como um novo tipo de quebra-cabeça.

Serviço:

O que? Primeira Mostra de Plastimodelismo e Cultura Pop

Onde: Primeiro andar do Shopping San Pelegrino – Av. Rio Branco, 425, bairro São Pelegrino, Caxias do Sul

Quando: de 05 a 13 de agosto de 2017

Entrada Franca

 

Informações: Shopping San Pelegrino – (54) 3022-6700 | www.sanpelegrino.com.br

 

 

Fonte: Lato Sensu Comunicação

Veja mais na Revista Receptiva

Jornal Cidades e Revista Receptiva recebem a visita das Soberanas da Fenachamp 2017.

Na manhã desta segunda-feira, 02 de outubro o escritório da Revista Receptiva e Jornal Cidades ...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: