Home / Turismo / Rota “Passadas – A arquitetura do olhar” destaca história e cultura de Garibaldi

Rota “Passadas – A arquitetura do olhar” destaca história e cultura de Garibaldi

As férias são um bom momento para conhecer Garibaldi. A rota turística “Passadas – A Arquitetura do Olhar” é uma opção de entretenimento para quem tem interesse por história, cultura e arquitetura. O casario datado do final do século XIX e início do século XX fica situado no Centro Histórico de Garibaldi.

Ao todo, 35 prédios de famílias italianas, francesas e sírias se impõem na Buarque de Macedo e ruas adjacentes como marcas do florescimento do comércio por tropeiros, mascates e artesãos. A Buarque foi uma das principais estradas do sul do país – e, na época, principal via de ligação das colônias do oeste da serra com a capital do estado. O resultado é uma composição histórico arquitetônica que encanta os visitantes e moradores do município.

Foto: Alexandra Ungaratto

A experiência de conhecer o “Passadas” é uma ‘viagem no tempo’, nas raízes da cultura e tradições locais, em um diferente modo de viver e pensar o cotidiano. O trajeto destaca uma cidade feita para o usufruto da população, não apenas para os carros e as idas e vindas dos compromissos diários.

O roteiro, lançado em novembro de 2001 e ampliado em 2013, tem o intuito de conscientizar os moradores locais acerca da preservação dessas relíquias histórico arquitetônicas. A revitalizada Rua Buarque de Macedo contribuiu para que a beleza do casario seja ainda mais acentuada e que ocorra a ressignificação do olhar sobre o patrimônio local, ao incentivar a sua percepção e valorização.

O “Passadas” pode ser visitado a pé ou de Tim-Tim – um caminhão de guerra modelo GMC, de 1944, adaptado ao transporte de turistas. É possível realizar o passeio com ou sem o acompanhamento de guias. Informações no fone (54) 3462 8235, no site turismogaribaldi.com.br e na fan page Turismo Garibaldi, no Facebook.

Veja mais na Revista Receptiva

Lidio Carraro lança primeiro vinho de ânfora do Brasil

               Lote chega com 1,2 mil garrafas de um ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *