Home / Saúde & Beleza / Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?

Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?

acidos-clareadorContar com um bom cosmético clareador é fundamental para, o quanto antes, entrar na guerra contras as manchas. Porém é preciso estar muito atenta aos ativos das fórmulas, já que alguns são sensíveis à luz e, por isso, devem ser usados com a máxima cautela e supervisão médica.

Muito já se sabe sobre o que realmente funciona para clarear a pele. É verdade que existem diversos cosméticos clareadores no mercado que funcionam, mas os ácidos (que normalmente estão presentes em baixa concentração nesses cosméticos) também podem ser utilizados de maneira isolada em fórmulas bastante eficientes.

Os ácidos funcionam mesmo para melhorar as manchas?

Sim, sem sombra de dúvidas! Os tratamentos de pele feitos com ácidos são capazes de clarear, combater a oleosidade, prevenir envelhecimento e promover uma hidratação profunda. Alguns produtos, com grande concentração de ácidos, são capazes de acabar até mesmo com as manchas de pele mais resistentes. Confira alguns dos ácidos mais eficazes para o clareamento da pele.

Ácido Retinoico ou Tretinoína

O ácido retinoico é uma substância derivada da vitamina A e um dos compostos mais estudados para tratamento tópico do envelhecimento da pele.

acido-manipulado

É indicado, principalmente, no tratamento dos sinais do fotoenvelhecimento, que incluem: rugas finas, hiperpigmentação, manchas, sardas, aspereza, e irregularidades na textura pele. A radiação ultravioleta do sol estimula a produção de substâncias que danificam o colágeno da pele, causando o aparecimento de todos esses sinais, e o ácido retinoico ajuda a repará-lo, além de estimular a produção de colágeno novo.

O ácido retinoico é muito usado no tratamento da acne, complementando os demais tratamentos. Apesar de não curar completamente o excesso de oleosidade da pele, ameniza o problema e costuma ter uma ação bastante duradoura após o tratamento. Nas pessoas com acne, os poros da pele entopem com maior facilidade o que leva à formação dos cravos (comedões) e espinhas. Isso por que ocorre queratinização anormal dos poros, ou seja, um excesso de queratina em suas paredes internas, fechando-os. O ácido retinoico normaliza a queratinização dentro dos poros e impede esse entupimento, evitando o aparecimento de novas lesões de acne. Melhora a textura da pele, o que ajuda também no tratamento das cicatrizes de acne.

Ácido Fítico

Esse ácido tem uma ação inibitória sobre a tirosina (enzima que atua na produção dos pigmentos de melanina), sendo por isso utilizado como despigmentante. Possui também ação anti-inflamatória, hidratante e antioxidante, combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento.

Mesmo sendo um potente clareador, pode ser utilizado em peles sensíveis, em meninas bem branquinhas ou em peles que passaram por agressões que a sensibilizaram, já que possui forte poder hidratante também.

Ácido Kójico

O Ácido kójico é uma substância produzida por um cogumelo japonês chamado Koji, que é usado também na fermentação do arroz para produção de saquê. A vantagem do ácido kójico é que ele não é fotossensível, ou seja, não mancha se a pele é eventualmente exposta ao sol. Por isso pode ser usado inclusive durante o dia. Além do seu efeito despigmentante, o ácido kójico também atua como antisséptico impedindo a proliferação de fungos e bactérias na pele. Ele também tem ação antioxidante ajudando na prevenção do envelhecimento cutâneo e pode ser usado em formulações junto com ácido glicólico, vitamina C, entre outros ativos. A principal desvantagem é que ele é considerado menos potente do que a hidroquinona como clareador, e por isso os resultados costumam levar mais tempo para aparecer.

HydrOlive

É um creme com efeito antioxidante e clareador. Promove a uniformização, clareamento e rejuvenescimento da pele.

Possui ação clareadora, antioxidante e calmante. Promove o maior efeito contra o eritema provocado pela exposição UV. Contém 20% de hidroxitirosol, diminui o stress oxidativo, promove firmeza e sustentação a pele, diminui a irritação após procedimentos com peeling e pode ser usado por pessoas com ele oleosa porque sua base é oil free.

Alfa Arbutin

É um clareador cutâneo tópico, utilizado no tratamento de hipercromias. Promove clareamento e homogeneidade da tonalidade cutânea em todos os tipos de pele. Quimicamente, é um alfa-glicosídeo de hidroquinona. Possui maior eficácia e estabilidade em relação ao Beta Arbutin. Alpha Arbutin é um ingrediente ativo puro, biossintético. Um clareador com grande diferencial, clareia e promove um tom uniforme em todos os tipos de pele. Atua bloqueando a biossíntese epidermal da melanina, através da inibição da oxidação enzimática da tirosina, a DOPA. A ligação alfa-glucosídeo oferece uma estabilidade e eficácia maior a molécula. Isto leva à um ativo clareador da pele que atua de forma mais rápida e eficaz, minimiza as manchas já existentes e reduz o grau de bronzeamento da pele após exposição UV.

Como usar os ácidos na pele?

A melhor maneira de usar os ácidos clareadores é através de fórmulas manipuladas. Assim, seu médico passa a concentração adequada de cada ativo, de acordo com o seu tipo de pele, quantidade de manchas e sensibilidade da pele. Com o tempo, as concentrações podem ser alteradas conforme o andamento do tratamento.

Confira dois exemplos de fórmulas clareadoras manipuladas:

Fórmula 1

  • HydrOlive 1%
  • Alfa Arbutin 2%
  • Vitamina C 5%
  • Creme Oil Free QSQ 30g

Fórmula 2

  • Tretinoína 0,01%
  • Ácido Kójico 2%
  • Ácido Fítico 1%
  • Desonida 0,01%
  • Gel Creme 30 g

As fórmulas com ácido normalmente devem ser aplicadas somente à noite em pouca quantidade, com uma fina camada, bem levinha; o suficiente para cobrir a pele sem exagerar. Essa é uma dica que deve ser realmente seguida para obter bons resultados. Pela manhã, retirar o produto lavando o rosto e aplicando sua proteção solar.

E você, usa ácidos para clarear a pele?

Veja mais na Revista Receptiva

refri

Organização Mundial da Saúde pede que governos aumentem impostos sobre bebidas açucaradas para combater a obesidade

A OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu nesta terça-feira (11) aos governos que aumentem os ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *