Home / Turismo / A poesia do outono chega ao Vale dos Vinhedos

A poesia do outono chega ao Vale dos Vinhedos

Sentimento de renovação paira no ar e promete atrair mais de 100 mil visitantes

Outono no Vale dos Vinhedos – Acervo Aprovale
Outono no Vale dos Vinhedos – Acervo Aprovale

As videiras que cobrem mais de 25% do território do Vale dos Vinhedos começam a mudar seus tons neste final de março e início de abril. O verde vivo do verão começa a perder forças depois do trabalho exaustivo de criação, alimentação e sustentação do fruto que origina os vinhos aclamados do Vale dos Vinhedos: a uva.

Outono no Vale dos Vinhedos – Acervo Aprovale
Outono no Vale dos Vinhedos – Acervo Aprovale

O começo do outono representa o encerramento do ciclo da videira após a safra do ano. É neste momento que a planta inicia o descanso para a retomada das energias, chegando ao seu ápice no inverno para, na primavera, aflorar.
Esta época de transição se reflete na paisagem do Vale dos Vinhedos. As colinas verdejantes assumem tons avermelhados e dourados, os dias são marcados pela brisa fresca e as noites começam a anunciar a chegada das estações mais frias. As temperaturas variam entre 8 °c e 23°c, ideais para serem aquecidas por vinhos tintos harmonizados com a gastronomia regional.

Filó italiano realizado pelo Hotel Villa Michelon em comemoração ao Dia do Vinho – Gilmar Gomes
Filó italiano realizado pelo Hotel Villa Michelon em comemoração ao Dia do Vinho – Gilmar Gomes

O Vale dos Vinhedos costuma receber neste período de outono, entre abril e junho, a média de 100 mil visitantes. Nesta época de mudanças e renovação, paira no ar o sentimento de missão cumprida pela safra 2016 que se encerra, e de recomeço pela safra 2017 que se inicia. A movimentação em prol do recomeço, também incentiva os empreendimentos turísticos a criarem novas ações inspiradas na estação.
É por isso que a programação de Outono no Vale dos Vinhedos, que também engloba as comemorações ao Dia do Vinho, foi lançada nesta semana e conta com atrações variadas. São opções para aqueles que desejam o aconchego das atividades internas, mesclado com as atividades ao ar livre, que rendem belas fotografias.
Um Passeio Ciclístico abre a estação, que segue com piqueniques, descontos em compras, oficinas gastronômicas, jantares harmonizados, passeios culturais, cursos de harmonização e degustação e filó italiano, com o objetivo de resgatar a cultura dos imigrantes.
O Outono no Vale dos Vinhedos vai até o dia 19 de junho e engloba as comemorações ao Dia do Vinho, que acontecem de 20 de maio a 05 de junho.
Constantemente ampliada, a programação estará disponível, durante todo o período, no site www.valedosvinhedos.com.br, e a equipe do Centro de Atendimento ao Turista do Vale dos Vinhedos está a disposição para orientar o visitante a escolher a melhor programação, através do faleconosco@valedosvinhedos.com.br.

Créditos fotos:
Foto 1 e foto 2: Outono no Vale dos Vinhedos – Acervo Aprovale

Fonte:Naiára Martini

Veja mais na Revista Receptiva

299956_660411_foto_1_web_

Férias e relax em um dos melhores parques de águas termais do país

Piratuba, no Oeste catarinense, é o destino ideal para quem busca tranquilidade nas férias; e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *