Home / Pet / Pet Society destaca a importância de cuidar da saúde bucal dos pets

Pet Society destaca a importância de cuidar da saúde bucal dos pets

Tutor deve estar alerta para as bactérias que podem se proliferar com a falta de higienização

escovação
Cerca de 80% de animais com mais de três anos são afetados por doenças relacionadas à boca (Foto: reprodução)

Em reportagens recentes, um filhote da raça Golden Retriever, dos Estados Unidos, fez sucesso na internet por precisar utilizar aparelho ortodôntico. Wesley, que tem seis meses, não estava mais querendo brincar nem comer por conta do incômodo que sentia por não conseguir fechar a boca por completo. O pai da tutora de Wesley é médico-veterinário e aconselhou o uso do aparelho por algumas semanas a fim de corrigir a falha.

Não é por motivos de estética que se coloca aparelhos em animais. Geralmente, é recomendado por problemas na arcada dentária que acarretam em má formação e dor. Diferente de como acontece com os humanos, o tratamento costuma durar apenas algumas semanas.

A saúde bucal dos filhotes nunca deve ser negligenciada, principalmente por ainda ter os dentes em formação. Para evitar problemas de saúde, ou até mesmo o possível uso de aparelho ortodôntico, a Pet Society (São Paulo/SP) dá algumas dicas.

Mau hálito é um problema recorrente em cães e gatos. De acordo com dados da companhia, cerca de 80% de animais com mais de três anos são afetados por doenças relacionadas à boca, incluindo complicações como cáries e tártaros. Por conta disso, a higiene deve ser feita regularmente. A escovação é extremamente importante porque os restos de comida podem acarretar em proliferação de bactérias e doenças.

Segundo a empresa, o uso de pastas de dente para humanos deve ser evitado nos animais pelo alto teor de flúor que pode irritar o estômago dos mesmos, quando ingerida.

A frequência ideal para a escovação do animal é três vezes por semana, adiciona a Pet Society. Para o filhote, o indicado é começar com o dedo ao invés de uma escova, assim ele pode se acostumar com o gosto do creme dental. Para não tornar a escovação um momento de tortura tanto para o tutor quanto para o cachorro ou gato, é preciso presenteá-lo com brincadeiras e carinhos depois. Dessa forma, ele entenderá que pode ganhar uma recompensa sempre que escovar os dentes

A Pet Society oferece produtos como o Dental Guard, um creme dental com sabor de tutti frutti que pode ser utilizado a partir de quatro semanas. Para aqueles animais que apresentam halitose (mal odor na boca), o Dental Splash, quando adicionado diariamente ao bebedouro, auxilia a amenizar o problema.

Já o gel Dental Guard Special Care é feito especialmente para animais que requerem cuidados especiais, ideal para controlar a irritação e a sensibilidade da mucosa oral e condicionar os filhotes à escovação.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Veja mais na Revista Receptiva

mitos-adestramento-negocios-pet-1200x545_c

Pet Informação – Os mitos sobre o adestramento

Quem não quer ter um pet obediente, que faz suas necessidades no local correto e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *