Home / ConstrDecor / ‘Patologias em concreto, prevenção e solução’ é tema de palestra

‘Patologias em concreto, prevenção e solução’ é tema de palestra

 

Ascon reúne associados dia 11 de maio na Casa das Artes para discutir o tema

 

As patologias em edificações têm suas origens motivadas por falhas que ocorrem em todas as etapas do processo de construção ou manutenção de uma edificação. Conscientizar construtores sobre a importância de um programa de manutenção eficiente é um dos objetivos da Ascon ao promover a palestra técnica ‘Patologias em concreto, prevenção e solução’, programada para o dia 11 de maio, às 18h30min, na Fundação Casa das Artes. O tema será abordado pelo especialista em Patologias das Construções, engenheiro civil Alexandre Tomazelli.

Alexandre Tomazelli

Do ponto de vista da sustentabilidade, quanto menos intervenções realizadas em um edifício menos matéria prima será gasta e menos degradado será o meio ambiente. Por isso, a conscientização é extremamente importante, tornando os empreendimentos cada vez mais funcionais e livres do problema. As fissuras, por exemplo, são consideradas a mais grave das patologias, sendo aconselhável o auxílio de um engenheiro habilitado no acompanhamento da inspeção, para a avaliação da real gravidade e o estado físico dos elementos estruturais.

Quanto mais cedo for diagnosticada e tratada, a manutenção da patologia será mais barata e fácil de ser resolvida. Infelizmente, o desempenho do empreendimento diminui com o passar do tempo, sendo inevitável a realização de manutenções periódicas ao longo da vida útil da edificação. O custo de se fazer manutenção de inspeção programada é menor se comparado com o custo de manutenção esporádico, portanto, deve-se realizar um programa eficaz de manutenção periódica.

Estas e outras considerações serão levantadas pelo palestrante durante a palestra. Para participar basta levar 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado a uma entidade beneficente do município.

O palestrante

Tomazeli é engenheiro civil formado pela Unip-Objetivo, em SP, possui especialização Lato Sensu em Edificações: Longevidade e excelência na Universidade Presbiteriana Mackenize – Junho/2006 e é mestrando no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo em Tecnologia das edificações. Atua como professor no Instituto IDD em Curitiba / São Paulo / Vitória, no Instituto Conde de Matarazzo, em Porto Alegre / Balneário Camboriú e no Instituto Pini em São Paulo.

 

SERVIÇO

O quê? Palestra técnica ‘Patologias em concreto, prevenção e solução’
Palestrante: Alexandre Tomazelli
Quando? 11 de maio de 2017
Coffee break: 18h30min
Início: 19h
Onde? Fundação Casa das Artes
Ingresso: 1kg de alimento não perecível
Informações e inscrições: (54) 3454.5734 ou ascon@asconvinhedos.com.br

Foto: Conceitocom Brasil
Fonte:Conceitocom Brasil

 

Veja mais na Revista Receptiva

Mega projeto terá 10 empreendimentos em mais de 600 mil metros

Complexo Dissegna está sendo lançado pela Dissegna Áreas Nobres, de Carlos Barbosa, e transformará BR ...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: