Home / Festas e Eventos / No ano do turismo sustentável, ABAV Expo integra movimento ‘Sou Resíduo Zero’

No ano do turismo sustentável, ABAV Expo integra movimento ‘Sou Resíduo Zero’

A 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa terá início em 27 de setembro, data de comemoração do Dia Mundial do Turismo. Em 2017, a celebração tratará do “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, tema declarado pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT) como mote para o período, com o propósito de incentivar as pessoas a fazerem escolhas mais conscientes e que causem menos impactos ao meio ambiente.

Para fortalecer o debate, a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil firmou uma parceria com a Eccaplan, consultoria em sustentabilidade, instalada na incubadora USP/IPEN – Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), e instaurou o movimento Sou Resíduo Zero na ABAV Expo.

A ação é voltada para solucionar o problema do grande volume de lixo gerado em eventos, com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários, minimizando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa ao meio ambiente. Na 45ª ABAV Expo, o trabalho é realizado em três etapas.

No pré-evento, a Eccaplan é responsável por fazer parcerias com cooperativas que irão auxiliar na triagem dos materiais e na coleta de recicláveis. A empresa também alinha o conceito do Sou Resíduo Zero com todos os expositores, montadora e equipe de limpeza, e utiliza canais de comunicação para engajar visitantes e expositores. Durante a feira, de 27 a 29 de setembro, será feita a coleta seletiva do lixo por cooperativas de catadores, que irão reincorporar os materiais recicláveis no mercado, o que gera emprego e renda a eles. Por fim, no pós-evento será elaborado um relatório detalhado com a quantidade de resíduos salvos do aterro.

“Adotar comportamentos sustentáveis é um compromisso ético com a própria economia. Por isso, nossa adesão ao programa Sou Resíduo Zero quer estimular o turismo sustentável, mas também destacar o benefício ambiental na geração de renda às cooperativas que estarão no evento”, comenta Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional.

Para a Eccaplan, o propósito está em mudar a relação que as pessoas e as instituições têm com o meio ambiente, encarando os resíduos como recursos valiosos.

Veja mais na Revista Receptiva

Bento em Dança chega a sua 25ª edição

Festival terá mais de 600 coreografias em oito noites, reunindo cerca de 6 mil bailarinos ...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: