Home / Festas e Eventos / No ano do turismo sustentável, ABAV Expo integra movimento ‘Sou Resíduo Zero’

No ano do turismo sustentável, ABAV Expo integra movimento ‘Sou Resíduo Zero’

A 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa terá início em 27 de setembro, data de comemoração do Dia Mundial do Turismo. Em 2017, a celebração tratará do “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, tema declarado pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT) como mote para o período, com o propósito de incentivar as pessoas a fazerem escolhas mais conscientes e que causem menos impactos ao meio ambiente.

Para fortalecer o debate, a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil firmou uma parceria com a Eccaplan, consultoria em sustentabilidade, instalada na incubadora USP/IPEN – Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), e instaurou o movimento Sou Resíduo Zero na ABAV Expo.

A ação é voltada para solucionar o problema do grande volume de lixo gerado em eventos, com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários, minimizando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa ao meio ambiente. Na 45ª ABAV Expo, o trabalho é realizado em três etapas.

No pré-evento, a Eccaplan é responsável por fazer parcerias com cooperativas que irão auxiliar na triagem dos materiais e na coleta de recicláveis. A empresa também alinha o conceito do Sou Resíduo Zero com todos os expositores, montadora e equipe de limpeza, e utiliza canais de comunicação para engajar visitantes e expositores. Durante a feira, de 27 a 29 de setembro, será feita a coleta seletiva do lixo por cooperativas de catadores, que irão reincorporar os materiais recicláveis no mercado, o que gera emprego e renda a eles. Por fim, no pós-evento será elaborado um relatório detalhado com a quantidade de resíduos salvos do aterro.

“Adotar comportamentos sustentáveis é um compromisso ético com a própria economia. Por isso, nossa adesão ao programa Sou Resíduo Zero quer estimular o turismo sustentável, mas também destacar o benefício ambiental na geração de renda às cooperativas que estarão no evento”, comenta Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional.

Para a Eccaplan, o propósito está em mudar a relação que as pessoas e as instituições têm com o meio ambiente, encarando os resíduos como recursos valiosos.

Veja mais na Revista Receptiva

Salão do Empreendedor vai encantar os visitantes da 41ª Expointer

Espaço dará destaque para as cadeias produtivas da soja, bovinocultura de corte e vinicultura Maior ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *