Home / Saúde & Beleza / Museu da Salvatore Ferragamo anuncia exposição focada em sustentabilidade

Museu da Salvatore Ferragamo anuncia exposição focada em sustentabilidade

Florença, 18 de fevereiro de 2019 – A exposição Sustainable Thinking (Pensamento Sustentável) será inaugurada em 12 de abril de 2019 no Museo Salvatore Ferragamo em Florença, Itália. A mostra irá explorar a sustentabilidade da Ferragamo deste o pioneirismo do fundador da marca Salvatore Ferragamo, em seu uso revolucionário de materiais naturais, reciclados e inovadores até os experimentos mais recentes da empresa com materiais e técnicas ecologicamente corretos.

Concebida por Stefania Ricci, diretora do Museo Salvatore Ferragamo e Fondazione Ferragamo, com Giusy Bettoni, Arabella S. Natalini, Sara Sozzani Maino e Marina Spadafora, a exposição compartilha uma perspectiva artística/cultural sobre a questão vital da sustentabilidade, vista como “desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades” (The Brundtland Report, 1987).

Sustainable Thinking se volta para um público mais amplo, assumindo o fardo e a honra de inspirar a reflexão sobre a questão cada vez mais crucial e contemporânea do ambientalismo, usando a linguagem da moda, arte e materiais. A exposição apresenta o trabalho de artistas e designers de moda internacionais que nos dão suas interpretações de uma relação mais consciente com a natureza e sua profunda conexão com a técnica, o uso de materiais orgânicos e reciclagem criativa, para destacar a importância de um compromisso coletivo e modo de pensar esclarecido adotado por todos.

Os materiais são o tema comum através da exposição: o itinerário sugerido começa com a pesquisa inicial de materiais do fundador Salvatore Ferragamo na década de 1920, incluindo cânhamo, celofane e pele de peixe, para depois explorar as histórias por trás de materiais luxuosos que, após atingirem o final dos primeiros ciclos de suas vidas, são transformados em produtos de qualidade, tornando-se exemplos tangíveis de uma economia circular. Instalações criadas usando antigas técnicas de artesanato apresentam tanto a arte da reciclagem quanto a redescoberta das tradições de artesanais, aspectos fundamentais do pensamento sustentável. Além disso, os materiais fornecem camadas de significado, nas quais a arte é o laço entre os diferentes campos culturais a serem preservados em sua diversidade. Através da experimentação, as tecnologias inteligentes abrem as portas para a mudança, levando a uma redescoberta virtuosa das fibras naturais em um retorno inevitável à natureza.

A exposição Sustainable Thinking ficará em cartaz no Museo Salvatore Ferragamo de sexta-feira, 12 de abril de 2019, a domingo, 8 de março de 2020. Projetos de sustentabilidade, seminários e workshops serão organizados paralelamente à exposição.

 

Veja mais na Revista Receptiva

Cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, tem rico acervo de atrativos para turismo cultural, histórico, lazer, náutico…

Maior economia do Estado da Paraíba, contribuindo com 30% do Produto Interno Bruto — PIB ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *