Home / Turismo / Mundo do Vidro – Magia da Luz

Mundo do Vidro – Magia da Luz

  Madelustre sedia novo atrativo turístico em Garibaldi para visitantes conhecerem a arte e a magia do vidroVidraria Madelustre - Crédito Valdir Ben (3)

O fascínio manifestado por clientes e outros convidados em visita às instalações da vidraria própria da Madelustre inspiraram a criação desse novo roteiro de turismo de experiência em Garibaldi: Mundo do Vidro – Magia da Luz.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi e vai atender turistas em pequenos grupos de no máximo 15 pessoas para conhecerem ao vivo as formas de fabricação do vidro pelas técnicas de Murano/Itália – vidro soprado, centrifugado e moldado manualmente.

Vidraria Madelustre - Crédito Valdir Ben (2)
Crédito Valdir Ben

A empresa criou instalações próprias para esta atividade na qual os visitantes poderão também aprender sobre a história do vidro no mundo e conhecer a supertaça da Fenachamp de 219 cm de altura, que entrou para o Livro dos Recordes como a maior taça de espumante do mundo.  Na visita guiada vai acompanhar o funcionamento de uma vidraria e ainda ousar pessoalmente o manejo de algumas técnicas.  No showroom da empresa vai conhecer as linhas de luminárias e acessórios decorativos Madelustre, destacados nacionalmente pela sua qualidade e design.

“Com essa iniciativa acreditamos estar compartilhando conhecimento e lazer com os visitantes locais e nacionais. Também é uma forma de colaborarmos para resgatar a cultura vidreira que já foi marca da Serra Gaúcha colonizada por italianos”, afirma o diretor da Madelustre Clóvis Furlanetto.

Sobre a Madelustre

Com sede em Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Madelustre produz linhas completas de luminárias decorativas, incluindo lustres, abajures, arandelas, spots, abajures de piso, pendentes, plafons e acessórios decorativos, nos estilos country, clássico e contemporâneo. A qualidade de seus produtos é reconhecida em todo o Brasil e no mercado norte-americano para onde é exportada parte de sua produção.

A empresa foi fundada em 1984 pelos irmãos Clóvis, Miguel e Rui Furlanetto, conta com três unidades industriais e com vidraria própria com capacidade para 40 toneladas mês.

Mundo do vidro – Magia da Luz

Vidraria Madelustre - Crédito Valdir Ben (1)
Crédito Valdir Ben

Areias, carbonatos e material fundente são submetidos a altas temperaturas e se transformam em um líquido com extraordinária plasticidade. Eis o vidro, considerado um dos materiais mais fascinantes para se trabalhar.

As mais remotas amostras de vidro datam de mais de 5 mil anos. Podem ter sido produzidas sob a interferência de raios nas praias fenícias e egípcias. Desde antes de Cristo o povo romano se especializou na arte de trabalhar o vidro. Recebeu o título de inventor do “muro transparente” (vidraça) e desenvolveu técnicas para dar forma aos vidros.

Após a decadência do Império Romano, os mestres vidreiros concentraram-se principalmente em Veneza, na Itália. Para garantir o segredo das fórmulas do vidro e resguardar o conhecimento dos seus mestres, as fábricas foram limitadas à Ilha de Murano, cerca de 700 metros de Veneza, onde os  artesãos de Murano transformaram o vidro em verdadeiras obras de arte.

Os imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha no final do século XIX trouxeram na bagagem o conhecimento de técnicas da cultura vidreira que se expressou na produção em série de vasilhames para abastecer a indústria vinícola.  Nas décadas de 1970 e 1980 chegaram a funcionar 19 empresas de fabricação de vidro na região. Grande parte da produção era destinada aos garrafões e garrafas e muito pouco a peças de artesanato.

Com a crise da economia do início dos anos 80, essas fábricas passaram a perder competitividade para indústrias do centro do país. Não se renderam aos novos processos tecnológicos e poucas sobreviveram.

Em 2008, a Madelustre implantou uma vidraria própria para a produção de peças exclusivas com tecnologia – fornos, estamparia, têmpera, corte e lapidação – importada da Itália. De lá também trouxe  especialistas e mestres na produção de vidros de Murano para desenvolver o processo de fabricação de vidro artesanal, através dos sistemas piastra (vidro moldado), vidro soprado e vidro centrifugado. O logotipo de uma lamparina acompanha a empresa desde o início de suas atividades, denotando que a “Magia da Luz” sempre esteve presente e iluminando o caminho.

Fonte: Infinita Comunicação

 

Veja mais na Revista Receptiva

299956_660411_foto_1_web_

Férias e relax em um dos melhores parques de águas termais do país

Piratuba, no Oeste catarinense, é o destino ideal para quem busca tranquilidade nas férias; e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *