Home / Eventos / Mídia e Poder no Brasil traz debate sobre Acesso à Internet- Democratização x Conspiração

Mídia e Poder no Brasil traz debate sobre Acesso à Internet- Democratização x Conspiração

São Paulo 16 de janeiro de 2008Marcelo Branco diretor-geral do Campus Party Brasil 2008.Foto: Fernando Cavalcanti

As novas formas de participação via internet. A trajetória que vai da comunicação de massas à autocomunicação de multidões. As redes livres. As redes comunitárias. A internet para além de Wall Street (leia-se  Google e Facebook  que mercantilizaram a internet com suas práticas voltadas para os interesses da bolsa de valores).

 

O Acesso à Internet- Democratização x Conspiração é o tema escolhido pelo Coletivo de Comunicação Alternativa para a segunda etapa do Ciclo de Debates MÍDIA E PODER NO BRASIL. Os palestrantes serão Marcelo Branco e Rodrigo Troian, profissionais expoentes em tecnologia da informação e ativistas de software livre.

“Neste novo cenário de relacionamento horizontal, o valor maior está no engajamento do público na construção das campanhas, das políticas públicas e das marcas”, adianta Marcelo Branco. Para ele, “na democracia representativa liberal os mecanismos intermediários entre o indivíduo e o público, parlamentos e estruturas do executivo, estão caducos e precisam se reinventar”.

 

Com a experiência de quem adentra na Floresta Amazônica para instalar redes de internet para comunidades indígenas, Rodrigo Troian  pesquisa e desenvolve tecnologias de construção de redes que passam pela ideia de que as pessoas podem fazer suas redes próprias e se conectar à rede das redes (internet). “São redes de comunicação paralelas feitas com equipamentos de baixo custo e aprendizagem coletiva. Tenho visto casos muito legais onde a rede é a única forma de comunicação disponivel e que passa a ser utilizada como uma ferramenta de organização, auto-defesa e empoderamento cívico”, explica Troian.

 

 

O Ciclo de Debates  – MÍDIA E PODER NO BRASIL  acontece no dia 8 de agosto, às 19h,  na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O patrocínio é do Sindiserv e Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, contando com o apoio da Taufe & Tapia Advocacia Trabalhista, Sindicomerciários Caxias do Sul, Sinpro/Caxias, Sindilimp e Sindicato dos Jornalistas/RS. A organização é do Coletivo de Comunicação Alternativa – grupo de profissionais caxienses da comunicação empenhado em promover outros olhares sobre temáticas sociais.

Em julho passado, o auditório da Câmara dos Vereadores lotou para ouvir os jornalistas Juremir Machado da Silva e Moisés Mendes, que participaram da primeira etapa do Mídia e Poder no Brasil 2018.

 

 

QUEM? COMO? QUANDO?  ONDE?  e PORQUE o mundo está mudando mais do que rapidamente e a internet é disruptiva.

 

DIA 8 DE AGOSTO – CÂMARA DOS VEREADORES de Caxias do Sul– 19H – A participação nas palestras é gratuita, mas as vagas são limitadas. Terão prioridade os que se inscreverem  pelo e-mail caxiasmidiaepoder@gmail.com.

 

 

 

Marcelo Branco é profissional de tecnologia da informação e comunicação , ativista de software livre, pela liberdade do conhecimento, pelos direitos e novas formas de participação via Internet. Co-idealizador do projeto Conexões Globais, foi diretor geral da Campus Party Brasil nos primeiros três anos. Trabalhou para o Governo da Catalunya e foi membro do conselho assessor do mestrado internacional de software livre da Universitat Oberta da Catalunya (UOC Open University of Catalunya) e membro do conselho editorial do observatório da comunicação em Portugal.

 

Rodrigo Troian é ativista de software livre, pesquisa e faz redes em malha por wifi utilizando roteadores de baixo custo – as chamadas redes livres. Participa da comunidade Latino Americana de Redes Livres, palestrando e organizando eventos em diferentes países da América do Sul. Entre 2011 e 2013 desenvolveu implementações de redes comunitárias na região sul do Brasil e no Chile. Desde 2016, atua como consultor externo para organizações nacionais e internacionais construindo redes e ministrando oficinas no Brasil e no exterior. É um dos integrantes do coletivo da Coolab – laboratório cooperativo de redes livres, colaborando na instalação e no modelo de sustentabilidade de provedores comunitários de Internet no Brasil.

 

 

Informações para a imprensa – Vera Mari Damian – (54)  99978.0934

               Karine Endres – (54) 99113.7355

Veja mais na Revista Receptiva

Fábrica de lustres, da Cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, Estado do Rio Grande do Sul, soma recepção de turistas no ambiente da indústria às suas opções de negócios

Visita às instalações da fábrica permite conhecer um pouco sobre a história do vidro e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *