Home / Variedades / TECNOLOGIA / Lançada calculadora para viabilizar projetos fotovoltaicos

Lançada calculadora para viabilizar projetos fotovoltaicos

Plataforma digital aberta ao público serve para simular o financiamento de um sistema de geração de energia solar

Muita gente conhece o aquecimento solar de chuveiros como forma de economia de energia elétrica. Mas energia solar vai muito além disso. A chamada energia solar fotovoltaica é a terceira mais importante fonte de energia renovável do mundo, em termos de capacidade instalada, sendo utilizada hoje em mais de 100 países.

O sistema é simples: placas fotovoltaicas feitas de silício ou outro material semicondutor captam a luz solar, movimentando elétrons que geram eletricidade para a residência, estabelecimento comercial, indústria ou para o campo.

Limpa e sustentável, a energia fotovoltaica também é uma fonte econômica, já que gera energia de forma autônoma uma vez instalada. Além disso, o excesso de eletricidade gerado pelo sistema vai para a rede elétrica da distribuidora, virando “créditos” de energia a serem utilizados no período noturno ou ao longo dos próximos meses. Em outras palavras: é possível produzir energia limpa com a luz do sol e reduzir conta de eletricidade!

Calculadora fotovoltaica
Buscando fomentar o acesso a esse tipo de energia no país, Banco do Brasil e WWF-Brasil, por meio de parceria de oito anos em prol da Economia Verde no país, criaram a Calculadora de Projetos Fotovoltaicos. A ferramenta, digital e aberta ao público, analisa, de acordo com o consumo de eletricidade e localidade de um usuário, o potencial de economia na fatura de eletricidade e a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) proporcionados por um sistema fotovoltaico próprio.

A calculadora compara, ainda, a capacidade do sistema de reduzir as emissões de GEE com a proporcionada pelo plantio de árvores e pela redução da utilização de automóveis, dando uma medida dos benefícios ambientais que serão obtidos.

De maneira complementar, ela também permite simular o financiamento do projeto, apresentando o retorno financeiro obtido com ele. Com base nas condições de financiamento e nas características do sistema, são apresentados todos os dados financeiros relevantes para o usuário analisar a atratividade do projeto:C:\Users\taispaiva\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\Original_WW21970.jpg

  • Valores das parcelas;

  • Valor total do financiamento;

  • Valor presente líquido;

  • TIR (ótima para comparar com outras alternativas de investimento);

  • Tempo de retorno descontado.

A calculadora é baseada em dados de irradiação solar do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pesquisas de preço com fornecedores realizadas nacionalmente pelo Instituto Ideal, assim como características de desempenho típicas para os equipamentos. Ela foi concebida para ser facilmente utilizada por qualquer usuário, e também possui funcionalidades para que gerentes de conta do Banco do Brasil possam usá-la em benefício de seus clientes.

A calculadora tem o propósito de conscientizar consumidores de eletricidade sobre a possibilidade de gerar sua própria energia e obter benefícios econômicos e ambientais, estimulando o investimento em soluções sustentáveis por parte de pessoas e empresas.

A ferramenta será lançada oficialmente nesta semana, durante o Brasil Solar Power 2018, evento oficial do setor fotovoltaico, que será realizado nos dias 12 e 13 de junho, no Rio de Janeiro.

O acesso à ferramenta é livre e gratuito a qualquer interessado, pelo endereço www.eficienciaverdebb.com.br.

Sobre o WWF

O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza, com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Criado em 1996, o WWF-Brasil desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede mundial independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.
JB Press House
Informações à imprensa

JB Press House
www.jbpresshouse.com

(11) 2599-8249

Giovanna Leopoldi – giovanna@jbpresshouse.com

Veja mais na Revista Receptiva

Fábrica de lustres, da Cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, Estado do Rio Grande do Sul, soma recepção de turistas no ambiente da indústria às suas opções de negócios

Visita às instalações da fábrica permite conhecer um pouco sobre a história do vidro e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *