Home / Economia / Instituições gaúchas integram grupo que debaterá produção de biogás e biometano no Sul do Brasil

Instituições gaúchas integram grupo que debaterá produção de biogás e biometano no Sul do Brasil

UCS, APLMMeA e o Instituto Senai também são realizadores do Fórum que acontecerá de 6 a 8 de junho, em Foz do Iguaçu (PR)

A discussão sobre a estruturação da cadeia de suprimentos, tecnologias, formação de mão de obra, mercado e organização de desenvolvimento do setor de biogás e biometano são temas cada vez mais debatidos no Brasil. O biogás, por sinal, tem sido incorporado aos poucos na matriz energética do país.

Cientes do potencial dessa fonte de energia, a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA) e o Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia (IST PGE) integram, juntamente com o Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás), o grupo responsável pela realização do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, de 6 a 8 de junho de 2018, em Foz do Iguaçu (PR).

De acordo com Clóvis Leopoldo Reichert, coordenador-geral do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, e gerente de operações do IST PGE, o evento será o espaço de debate das ações portadoras de futuro, das novas oportunidades proporcionadas pelo marco legal e pela consolidação de tecnologias. “Essas são condições essenciais para geração de novos negócios e novas oportunidades de produção de biogás, mitigando assim as barreiras existentes ao potencial de desenvolvimento desse setor na Região Sul e no Brasil”, ressalta. Em parceria com outras entidades, o IST PGE atua na promoção da cadeia produtiva do biogás e biometano ao oferecer soluções de tecnologias para interligação de sistemas on grid com a rede de distribuição de energia elétrica. Também qualifica a mão de obra de empresas brasileiras para a fabricação e fornecimento competitivo de materiais e equipamentos para a geração de energia a partir do biogás, biometano e outras fontes renováveis, contribuindo para a consolidação desse mercado em expansão.

Em Caxias do Sul o tema também não é novo, visto que o potencial dessas fontes alternativas já esteve em pauta durante dois dias, em junho do ano passado, no Fórum Estadual de Biogás e Biometano, quando a UCS e o APLMMeA também participaram da realização. O evento reuniu 300 pessoas.

A infraestrutura atual da UCS, centralizada nos Laboratórios de Ciências Ambientais (LATAM) e Diagnóstico Molecular (LDM), permite desenvolver pesquisas de ponta na área de produção de biogás, seja otimização de configuração de biorreatores, na análise da composição de biogás e outros compostos ou na identificação de microrganismos. Atualmente, estão em andamento na Instituição, várias pesquisas envolvendo processos anaeróbios capazes de potencializar a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos. Os estudos contribuem para que em um futuro próximo, produtores rurais se beneficiem da geração de biogás com a instalação de biodigestores em suas propriedades.

Para o vice-reitor, Odacir Graciolli, o envolvimento da UCS no Fórum Sul Brasileiro é uma oportunidade de mostrar que a instituição está engajada, juntamente com os professores, no desenvolvimento de tecnologias e com a missão de transbordá-las em prol da sociedade, incluindo a empresarial. “Estamos de portas abertas para contribuir e o envolvimento de todos é fundamental para o sucesso das ações. Estamos criando a cultura da pesquisa científica e no processo de materialização com a intenção de que a sociedade se aproprie dela”, enfatiza.

Ubiratã Rezler, presidente do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), destaca que os debates de 2017, em Caxias do Sul, e as futuras discussões no Fórum Sul Brasileiro, neste ano, são importantes para auxiliar os associados a vislumbrar boas perspectivas na área de novas fontes de geração de energia e da eficiência energética. “É fundamental diversificarmos os ramos de atuação das nossas empresas e assim proporcionarmos alternativas na geração de negócios, emprego e renda”, aponta.

 

Serviço

Evento: Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Quando: 6 a 8 de junho de 2018

Onde: Golden Park Internacional

Endereço: R. Alm. Barroso, 2006 – Centro, Foz do Iguaçu (PR)

Inscrições: http://www.biogasebiometano.com.br/

Veja mais na Revista Receptiva

Gramado Summit 2018, evento voltado ao universo da inovação na Serra Gaúcha, reúne 124 expositores, traz 66 palestrantes, atrai 7,5 mil participantes e promove por volta de R$ 7 milhões em investimentos

Grade de palestras e feira de negócios ocuparam ambientes do Expogramado, centro de convenções da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *