Novidades Receptiva
Home / Economia / Instituições gaúchas integram grupo que debaterá produção de biogás e biometano no Sul do Brasil

Instituições gaúchas integram grupo que debaterá produção de biogás e biometano no Sul do Brasil

UCS, APLMMeA e o Instituto Senai também são realizadores do Fórum que acontecerá de 6 a 8 de junho, em Foz do Iguaçu (PR)

A discussão sobre a estruturação da cadeia de suprimentos, tecnologias, formação de mão de obra, mercado e organização de desenvolvimento do setor de biogás e biometano são temas cada vez mais debatidos no Brasil. O biogás, por sinal, tem sido incorporado aos poucos na matriz energética do país.

Cientes do potencial dessa fonte de energia, a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA) e o Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia (IST PGE) integram, juntamente com o Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás), o grupo responsável pela realização do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, de 6 a 8 de junho de 2018, em Foz do Iguaçu (PR).

De acordo com Clóvis Leopoldo Reichert, coordenador-geral do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, e gerente de operações do IST PGE, o evento será o espaço de debate das ações portadoras de futuro, das novas oportunidades proporcionadas pelo marco legal e pela consolidação de tecnologias. “Essas são condições essenciais para geração de novos negócios e novas oportunidades de produção de biogás, mitigando assim as barreiras existentes ao potencial de desenvolvimento desse setor na Região Sul e no Brasil”, ressalta. Em parceria com outras entidades, o IST PGE atua na promoção da cadeia produtiva do biogás e biometano ao oferecer soluções de tecnologias para interligação de sistemas on grid com a rede de distribuição de energia elétrica. Também qualifica a mão de obra de empresas brasileiras para a fabricação e fornecimento competitivo de materiais e equipamentos para a geração de energia a partir do biogás, biometano e outras fontes renováveis, contribuindo para a consolidação desse mercado em expansão.

Em Caxias do Sul o tema também não é novo, visto que o potencial dessas fontes alternativas já esteve em pauta durante dois dias, em junho do ano passado, no Fórum Estadual de Biogás e Biometano, quando a UCS e o APLMMeA também participaram da realização. O evento reuniu 300 pessoas.

A infraestrutura atual da UCS, centralizada nos Laboratórios de Ciências Ambientais (LATAM) e Diagnóstico Molecular (LDM), permite desenvolver pesquisas de ponta na área de produção de biogás, seja otimização de configuração de biorreatores, na análise da composição de biogás e outros compostos ou na identificação de microrganismos. Atualmente, estão em andamento na Instituição, várias pesquisas envolvendo processos anaeróbios capazes de potencializar a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos. Os estudos contribuem para que em um futuro próximo, produtores rurais se beneficiem da geração de biogás com a instalação de biodigestores em suas propriedades.

Para o vice-reitor, Odacir Graciolli, o envolvimento da UCS no Fórum Sul Brasileiro é uma oportunidade de mostrar que a instituição está engajada, juntamente com os professores, no desenvolvimento de tecnologias e com a missão de transbordá-las em prol da sociedade, incluindo a empresarial. “Estamos de portas abertas para contribuir e o envolvimento de todos é fundamental para o sucesso das ações. Estamos criando a cultura da pesquisa científica e no processo de materialização com a intenção de que a sociedade se aproprie dela”, enfatiza.

Ubiratã Rezler, presidente do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), destaca que os debates de 2017, em Caxias do Sul, e as futuras discussões no Fórum Sul Brasileiro, neste ano, são importantes para auxiliar os associados a vislumbrar boas perspectivas na área de novas fontes de geração de energia e da eficiência energética. “É fundamental diversificarmos os ramos de atuação das nossas empresas e assim proporcionarmos alternativas na geração de negócios, emprego e renda”, aponta.

 

Serviço

Evento: Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Quando: 6 a 8 de junho de 2018

Onde: Golden Park Internacional

Endereço: R. Alm. Barroso, 2006 – Centro, Foz do Iguaçu (PR)

Inscrições: http://www.biogasebiometano.com.br/

Veja mais na Revista Receptiva

BNT Mercosul 2018 apresentará inovação no design da distribuição dos estandes

BNT Mercosul 2018 chega aos 24 anos mantendo DNA da inovação. Planta de distribuição dos ...

Acompanhe a Receptiva!

%d blogueiros gostam disto: