Home / Turismo / Ilhéus de Fernando de Noronha recebem bicicletas do Bike Noronha

Ilhéus de Fernando de Noronha recebem bicicletas do Bike Noronha

O projeto Bike Noronha dá mais um passo importante para a implantação do modal no arquipélago. Foram distribuídas as primeiras bicicletas da fase “Bike Ilhéu”, que oferece gratuitamente os equipamentos aos moradores locais. O objetivo principal da iniciativa, promovida pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, com o apoio do Banco Itaú, é o de incentivar o transporte sustentável como principal ferramenta de locomoção na ilha.

IMG_9058       Ao todo, serão entregues 400 bicicletas nesta primeira fase. A iniciativa faz parte do projeto Bike Noronha, que já alcançou bons resultados desde que começou a ser implantado, em dezembro de 2015. Desde o seu início, o projeto passou pelas vertentes do  “Bike Escola”, com entregas para estudantes da Escola Arquipélago Fernando de Noronha, “Bike Creche”, para as creches locais, e “Bike Turista”, com o oferecimento das “magrelas” para deslocamento dos turistas pela ilha a partir de 30 pousadas. Até o momento, já foram distribuídas 484 bicicletas de um universo de 1357 totais do projeto, que ainda conta com uma parte de melhoras nos espaços físicos do arquipélago para comportar o modal.

IMG_9057Para garantir o conforto dos ciclistas na ilha, o Bike Noronha também pensou na infraestrutura para dar apoio aos ciclistas. Os usuários terão à disposição 20 bicicletários instalados em pontos estratégicos da ilha (sete já estão prontos para uso), além de 58 placas de sinalização e indicativas na BR e nas vicinais do arquipélago. As 30 placas de sinalização servirão para informar aos motoristas a presença de ciclistas na BR. Já as 28 indicativas terão informações úteis, a exemplo da localização e nível de dificuldade da estrada para orientação do ciclista.

IMG_9056Para o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras, o projeto Bike Noronha chega a uma fase importante. “A ideia de implementar as bicicletas como modais eficientes para os ilhéus é bastante significativa, pois reforça nossa tese de que as bikes são opções sustentáveis. Faremos a entrega do primeiro lote desses equipamentos para os moradores adultos, que também receberão capacitações sobre manutenção das bicicletas e educação no trânsito.”, comentou, ressaltando as diversas frentes do projeto. “Já entregamos bicicletas aos estudantes, promovemos a parceria com as pousadas para oferecer esse serviço aos turistas, além de termos entregado bicicletas nas creches. Agora chegou o momento dos ilhéus e tenho certeza que, em breve, vamos crescer cada vez mais com a utilização das bikes como meios de transporte público eficientes.”, finalizou Carreras.

O segundo lote das entregas do bike ilhéu, que contemplará 413 pessoas, está prevista para acontecer até o final deste ano.

Foto:Hesíodo Goes
Fonte: Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco Assessoria de Imprensa.

Veja mais na Revista Receptiva

299956_660411_foto_1_web_

Férias e relax em um dos melhores parques de águas termais do país

Piratuba, no Oeste catarinense, é o destino ideal para quem busca tranquilidade nas férias; e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *