Home / Cidade de Canela / Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

Evento atraiu 15 mil visitantes: profissionais do Turismo, estudantes, mídia geral e imprensa especializada. Presença de 65 destinos internacionais e um sem número de locais, estaduais, regionais e nacionais. O número de expositores cresceu 5% em relação à edição de 2017.

 

Festuris 2018: 30 anos superando dificuldades, vencendo desafios

 

Manter edições de feiras especializadas em Turismo no Brasil tem sido enorme desafio para seus realizadores. Dentre diversos entraves a serem superados, dois têm destaque especial. Um, de convivência eterna: onipresença dos negócios fechados diretamente via soluções Web.

Por exemplo: companhia aérea, antes, disputava aos tapas ilhas completas nos salões; agora, vendendo 98% das passagens pela Internet, não têm interesse em participar. Cadeias de hotéis e locadoras de veículos sofrem com sistemas de compartilhamento: 99pop, AirBNB, Uber etc.

O outro é como jabuticaba: só apareceu aqui. E pode ser superado até mesmo no curto prazo. Trata-se da herança maldita deixada pelo engodo de uma década, batizado como Nova Matriz Econômica, gerando estagnação nos negócios como nunca antes vista na história deste País.

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado
Marta Rossi — criadora da Festuris há 30 anos, junto com a amiga e sócia Sílvia Zorzanello — emocionou-se diversas vezes, enquanto discursava ao lado do diretor do evento, Eduardo Zorzanello, filho de Sílvia, à esquerda, e do ex-diretor, Marcos Rossi, seu filho, à direita

 

Festuris 2018: resultados econômicos provam sucesso da realização

 

Enfrentando esse ambiente desafiador, insalubre, realizadores brasileiros alcançam milagres para seguir materializando eventos como Abav Expo Internacional, BNT Mercosul, Expo Aviesp, JPA Travel Market, WTM — e muito mais outros, não recordados nesse momento.

Tornam isso possível usando e abusando de criatividade, dedicação, esforço, foco, gestão, método, obstinação, paciência, resistência, união e demais qualidades. Um mix de esforços capazes de exibir o sucesso do trabalho profissional mesmo frente a adversidades incontáveis.

Diante desse cenário de desolação, é muito auspicioso relatar os resultados alcançados pela edição 2018 da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, comemorando os 30 anos deste evento tão significativo para o Turismo visto como forte segmento da economia.

  • R$ 300 milhões em geração de vendas, a partir de contatos realizados no decorrer da Feira de Negócios;
  • R$ 20 milhões injetados diretamente nas economias da Cidade de Canela e da Cidade de Gramado — ícones do turismo da Serra Gaúcha, região de montanhas situada a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul —, durante os quatro dias de duração do evento;
  • Participação de 15 mil visitantes, entre profissionais do Turismo, estudantes, mídia geral e imprensa especializada;
  • Presença de 65 destinos internacionais e um sem número de locais, estaduais, regionais e nacionais;
  • 5% de aumento no número de expositores, com relação à edição de 2017;
  • 24 mil metros quadrados de área ocupada no Sierra Park Centro de Eventos e Feiras — talvez o com a localização mais espetacular em toda a Terra, bem no topo da montanha, cercado de verde por todos os lados e com vistas para a Cidade de Gramado e o Vale do Quilombo;
  • 250 palestras e workshops, compondo a inovação do Meeting, focando conteúdos altamente qualificados; e,
  • Acompanhamento por cerca de 450 jornalistas, especializados ou não — além de muitos influenciadores digitais —, vindos de todo o Brasil e também da Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.

Importante: esses números não são chutes dos organizadores, e sim fruto de pesquisa dentro do ambiente da realização, coordenadas pela Universidade de Caxias do Sul — UCS. Têm, à frente, Maguil Marsílio, professor do programa de pós-graduação em Turismo da instituição.

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado
Os resultados apresentados logo ao final da Festuris 2018 não são chutes dos organizadores, e sim fruto de pesquisa no ambiente da realização, coordenadas pela Universidade de Caxias do Sul — UCS, sob a orientação de Maguil Marsílio, professor da pós-graduação em Turismo

 

Festuris 2018: melhor para negócios em toda a América do Sul

 

Também, não é para menos. A Festuris é considerada, pelos profissionais atuantes no setor, a mais efetiva plataforma de negócios relacionados ao Turismo da América do Sul. No entanto, três décadas antes, era impossível encontrar alguém capaz de apostar no sucesso da iniciativa.

Vindo do zero, crescendo de modo sustentável, superando desafios e ultrapassando barreiras com criatividade e profissionalismo, criou um patrimônio de credibilidade invejável. Assim, nessa edição especial, contou com investimento institucional de dois parceiros de longa data.

O Estado do Rio Grande do Sul e o Município de Gramado, já anfitriões de fato, tornaram-se anfitriões de direito, patrocinando de modo especial o evento. Nessa condição, usufruíram de estandes especiais e destacaram suas marcas em ambientes exclusivos e pontos privilegiados.

O primeiro, além de prevalecer no pórtico de entrada e na área de saída e dispersão, assinou a Sala de Capacitação Gralha Azul. O segundo expôs sua miríade de encantamentos em espaço temático bastante convidativo e vinculou seu nome e marca à Sala de Capacitação Araucárias.

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado
“Crescemos em função de grandes eventos. Evoluímos junto com a Festuris nesses 30 anos. Assim, essa parceria, tornando-nos Cidade Anfitriã de direito, traz justiça a essa trajetória” — ressaltou José Carlos Ramos de Almeida, secretário de Turismo do Município de Gramado

 

Festuris 2018: secretários de Turismo reafirmam valor do evento

 

— A Festuris, em 30 edições consecutivas, se consolidou como importante e relevante voz em defesa do Turismo tanto do Estado do Rio Grande do Sul quanto do Brasil — destacou Victor Hugo, secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo desta unidade da Federação brasileira.

Acrescentou: “Firmar parceria com esse evento singular torna-se fundamental para continuar alinhando ações no sentido de promover o Estado do Rio Grande do Sul tanto para o mercado interno quanto para o externo. Por isso, é uma honra para, nós, gaúchos, sermos os anfitriões.”

— Crescemos em função de grandes eventos. Evoluímos junto com a Festuris nesses 30 anos. Assim, nossa parceria, tornando-nos Cidade Anfitriã de direito, traz justiça a essa trajetória — ressaltou José Carlos Ramos de Almeida, secretário de Turismo do Município de Gramado.

Finalizou: “A manutenção do nome da Cidade de Gramado como um destino qualificado para todo tipo de turismo — como aventura, cultura, eventos, lazer, Melhor Idade, negócios junto a expositores e visitantes vindos de diversas partes do mundo tem sido fundamental para nós.”

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado
“Ter o Estado do Rio Grande do Sul e a Cidade de Gramado com anfitriões consolida ainda mais nossa realização, reforçando referências em âmbitos local, regional, estadual, nacional e mundial” — referendou Marta Rossi, criadora do evento, em 1998, e diretora da Festuris 2018

 

Festuris 2018: diretora ressalta importância do apoio institucional

 

— Ter o Estado do Rio Grande do Sul e a Cidade de Gramado com anfitriões consolida ainda mais nossa realização, reforçando referências em âmbitos local, regional, estadual, nacional e mundial — referendou Marta Rossi, criadora do evento, em 1998, e diretora da Festuris 2018.

Ela aproveitou para destacar a marca maior da feira, de apresentar novidades ano após ano. Além do Meeting, inovadora formatação de palestras em substituição ao tradicional modelo de Congresso, a integração de dois novos elementos: Espaço Boutique e Espaço Temático.

O primeiro, voltado à comercialização direta de produtos diferenciados, sempre alinhados a experiências singulares. Essa iniciativa materializou uma vitrine de bons negócios para muitos empreendedores da região, tornando-os conhecidos junto a novo universo de consumidores.

Esses, no retorno às suas cidades de origem, levaram, seja para uso próprio ou para presentear familiares, amigos, conhecidos ou colegas de trabalho, criações de prestigiosas marcas locais, como Chria, Confraria da Vaidade, Criamigos, Facas SG, Holic, Hortenses e Vimaj Malhas.

Já o Espaço Temático, em cinco ambientações, resumiu uma viagem por culturas e costumes da terra gaúcha, herança de nativos, colonizadores europeus — destacando-se os portugueses, italianos e alemães — e negros trazidos da África como mão de obra escrava durante séculos.

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado
O Espaço Boutique da Festuris 2018 permitiu aos participantes levaram, para uso próprio ou para presentear familiares, amigos, conhecidos ou colegas de trabalho, criações de marcas como Chria, Confraria da Vaidade, Criamigos, Facas SG, Holic, Hortenses e Vimaj Malhas

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado
O Espaço Temático da Festuris 2018, em cinco ambientações, resumiu culturas e costumes da terra gaúcha, herança de nativos, colonizadores europeus — principalmente, portugueses, italianos e alemães — e negros trazidos da África como mão de obra escrava durante séculos

 

Festuris 2016: volta do Projeto Gralha Azul, plantando Araucárias

 

Vale destacar ainda a recuperação de iniciativa presente nas primeiras edições da Festuris e esquecida nos últimos tempos. Trata-se do Projeto Gralha Azul, com o plantio de mudas de Araucária por personalidades relacionadas ao Turismo, definidas pela organização do evento.

Ele retornou com uma homenagem ao seu criador, Hélio Lima Duarte. Realizado nos jardins do Hotel Master Gramado — cujos salões receberam as diversas atividades do Meeting —, mesmo deixando pequeno legado, traz o pensar constante sobre a sustentabilidade do planeta.

— Agradeço à Festuris e sua idealizadora, Marta Rossi, por resgatarem essa ideia. Trata-se de um projeto de muito significado para mim e para todos. Diante dos 93 anos de idade, levarei essa emoção para o Céu — finalizou, emocionado, o grande homenageado daquele momento.

O Projeto Gralha Azul, de preservação da natureza, faz referência à ave símbolo do Estado do Rio Grande do Sul. Ela, por enterrar sementes de pinhão no verão para se alimentar durante o inverno, esquecendo-se onde pôs algumas, contribui para o nascimento de novas Araucárias.

A Festuris atua de modo semelhante em prol do desenvolvimento dos negócios do Turismo: uma semente aqui, outra ali, mais outra adiante… Com o passar do tempo, elas vão gerando brotos e esses, bem cuidados, florescem e tornam-se capazes de produzir frutos seguidamente.

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado
“Agradeço à Festuris e sua idealizadora, Marta Rossi, por resgatarem essa ideia. Trata-se de um projeto de muito significado para mim e para todos. Diante dos 93 anos de idade, levarei essa emoção para o Céu” — declarou Hélio Lima Duarte, criador do Projeto Gralha Azul

 

Festuris 2018: Estado do Espírito Santo destaca-se dentro da feira

 

Surpresa positiva foi reencontrar o Estado do Espírito Santo com estande próprio dentro da Feira de Negócios da Festuris 2018. Ocupando lugar de destaque, empreendedores capixabas revezavam-se na promoção dos atrativos e divulgação dos roteiros já disponíveis no mercado.

A Secretaria de Turismo capacitou agentes de viagem de todo o País nas instalações da CVC Viagens, o Espírito Santo Convention & Visitors Bureau marcou presença no Espaço Tech e Corporativo e era capixaba o cafezinho degustado por muitos visitantes do Brazilturis Jornal.

O Espaço Tech e Corporativo teve foco em eventos profissionais e viagens corporativas, nos setores integrado à sigla em inglês MICE: congressos especializados, encontros de negócios, eventos técnicos, seminários especializados, programas de incentivo e atividades similares.

Reuniões entre representante do Convention e interessados ocorreram segundo agendamento pelo sistema Buyers Club. Dos 12 contatos realizados, há perspectivas de geração de negócios com 10 deles, com contratação de serviços de receptivo, hospedagem e realização de eventos.

A participação do Estado do Espírito Santo na Festuris 2018 teve apoio dos seguintes empreendimentos e entidades:

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado
Parte da delegação do Estado do Espírito Santo presentes à Festuris 2018. Além de estande em local de destaque, capacitações na área da CVC Viagens, setor para contatos agendados no Espaço Tech e Corporativo e cafezinho capixaba servido aos visitantes do Jornal Brazilturis

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado
Reuniões entre representante do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau e interessados ocorreram segundo agendamento pelo sistema Buyers Club da Festuris 2018. Dos 12 contatos realizados, há perspectivas de negócios com 10 deles, para receptivo, hospedagem e eventos

 

Festuris 2018: marcas do sucesso do grande evento

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado

 

 

 

O post “Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado” foi produzido por João Zuccaratto, jornalista especializado em turismo baseado na Cidade de Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo, em função de sua participação na edição 2018 da Feira Internacional de Turismo da Cidade de Gramado — Festuris, realizada no Sierra Park Centro de Eventos e Feiras, na Cidade de Gramado, ícone do turismo da Serra Gaúcha, região de montanhas a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, de 8 a 10 de novembro de 2018, com apoio do Zermatt Hotel.

A repetição de diversas expressões ao longo do conteúdo do post “Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado” — como “Festuris 2018” — é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

O post “Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado” pode apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.

O post “Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado” foi publicado, originalmente, em www.turismoria.com.br, e está republicado nos seguintes endereços da Web:

Jornal MG Turismo, da Cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais;

Jornal Turismo & Serviços, da Cidade de Vila Velha, litoral do Estado do Espírito Santo; e,

• Link de notícias do site da Associação de Jornalistas e Blogueiros do Brasil — Ajobtur.

O post “Festuris encerra sua edição 2018, comemorando 30 anos, gerando R$ 300 milhões em vendas e injetando R$ 20 milhões nas economias da Cidade de Canela e Cidade de Gramado” pode estar republicado nos seguintes endereços da Web:

• Blog do Jornal Passaporte, da Cidade de Belém, capital do Estado do Pará; e,

• Facebook do Jornal Cidade Sorriso, da Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Veja mais na Revista Receptiva

A Economia cresceu 0,8% no terceiro trimestre de 2018

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu 0,8% no terceiro trimestre deste ano na comparação ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *