Faz mal cortar as unhas do meu pet?

Imagine se você resolvesse passar um ano sem cortar suas unhas? Talvez agora fique fácil entender que, ao contrário do que muita gente pensa, não é maldade cortar as unhas de nossos mascotes.

Cães com unhas muito cumpridas sequer conseguem caminhar direito. O assunto é tão sério que a mãe natureza deu aos gatos a genial facilidade de afiar as unhas – o que também acaba por encurtá-las – em troncos de árvores ou qualquer objeto mais áspero, o que inclui seu sofá. Gatos de apartamento, porém, não mostram o mesmo desgaste se comparado ao gato de rua, o que faz com que de vez em quando eles precisem da ajuda de um alicate.

No caso de cães, se o local onde eles vivem é de basalto ou laje, suas unhas se gastam naturalmente. O mesmo vale se o animal fizer passeios regulares, exercício que permite caminhar por várias superfícies que dão conta de naturalmente gastar suas unhas.

bichon-frise-1262509

Os animais têm ainda uma particularidade que é o quinto dedo. Localizado mais acima na pata, essa unha nunca toca o chão. Seu crescimento em forma de curva não raro acaba penetrando na pele e até na musculatura. A dor e o desconforto são tão evidentes que se fazem ser notados pelo dono.

Outro bom motivo para manter as unhas mais curtinhas é a interação entre pets e seres humanos, o que favorece acidentes principalmente em crianças. Como é uma parte do animal que está sempre em contato com o chão, ferimentos envolvendo arranhadura acabam sendo bastante contaminados.

Não existe regularidade para se promover o corte de unhas, um crescimento que varia de indivíduo para indivíduo. Quem frequenta pet shop às vezes nem toma conhecimento de que as unhas de seu mascote estão crescendo porque apará-las faz parte do trabalho dos tosadores.

dog-1033155DICAS PARA CUIDAR DAS UNHAS DO SEU PET

• Unha grande quebra. Às vezes seu cão faz um movimento que acaba por quebrar ou até mesmo arrancar a unha, o que dá uma dor danada que e pede cuidados profissionais.

• Unhas de cor clara facilitam a visualização de uma parte mais vermelha nela que nada mais é que o vaso sanguíneo que irriga a unha. Se de cor escura, só com prática para saber o limite de corte sem causar sangramento.

• NUNCA, JAMAIS se aventure em cortar as unhas de seu pet em casa, a não ser que você saiba o que está fazendo. Cortadas muito rente ao corpo, unhas sangram e causam muita dor por pelo menos uma semana em seu pet.

puppy-1207817

• As pet shops costumam fazer esse serviço e os profissionais conhecem a altura ideal de corte para cada raça. É, tem isso também. Algumas raças se permitem ter unhas mais longas do que outras. Mas isso também varia de animal para animal.