Home / Saúde & Beleza / Emagrecer é um desafio para você?

Emagrecer é um desafio para você?

Emagrecer é um desafio para você?

A sociedade hoje estabelece que magreza é sinônimo de beleza. E, para emagrecer, existem uma série de fórmulas “mágicas” e dietas “revolucionárias” que prometem emagrecimento rápido e fácil.   Mas o que muitas das mulheres não sabem é que essas dietas podem trazer danos à saúde, como por exemplo: desequilíbrio orgânico, cabelos quebradiços, pele ressecada, unhas fracas, ansiedade, depressão, anemia e outras doenças.   A perda de peso deve ser um processo prazeroso, e nunca um tratamento de choque. E para isso, não basta emagrecer o corpo, é necessário modificar os pensamentos e comportamentos em relação à comida     A maioria das pessoas que desejam emagrecer, querem que isso aconteça em um curto espaço de tempo; pensam que é possível emagrecer 10 kg em 1 mês, por exemplo.  O principal objetivo no processo de emagrecimento é a adoção de um estilo de vida saudável, com modificações planejadas e graduais. O processo deve ser lento e com muita cautela.

A perda de peso ocorre de maneira diferente em cada pessoa e é importante que se possa reconhecer os pontos fracos que surgem ao longo do caminho. Seja qual for sua dificuldade, descubra-a e programe-se para vencê-la. Por exemplo, se seu ponto fraco é fazer exercícios físicos, você sabe que essa é uma área a ser observada com mais cautela. O mesmo pode ser dito para quem gosta muito de comer doces, ou qualquer outro “ponto fraco”.

O que fazer para emagrecer?

Primeiramente antes de tomar essa decisão você precisa querer, querer de fato. Não adianta só saber que você precisa emagrecer, é preciso querer mesmo, confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinada e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo. Tenha um dia ativo, inclua atividades na sua rotina, tanto físicas como mentais. Encontre distrações que façam com que a sua atenção desvie da comida. Controle e ansiedade e ocupe sua mente!

Emagrecer não é fácil, então tenha em mente que não existe nada milagroso e que nada e nenhum alimento vai fazer você emagrecer. Não existe uma dieta única, prontinha pra você. É preciso esforço, dedicação, mudança de rotina, se importar mais com o que se come e incluir mais atividades físicas.

Alimentação e Exercício

Emagrecer é um desafio para você?

Qual dos dois é o mais importante para emagrecer? Aqui não há polêmica: Alimentação!

Os alimentos que você come são fundamentais para influenciar no peso. Os exercícios físicos são importantes, mas são coadjuvantes para o emagrecimento. Pode-se estimar que a perda de peso seja 70% alimentação, 30% exercícios físicos.

Fazer caminhadas, subir escadas e ter um dia ativo devem fazer parte da sua rotina. Deixar de fazer essas atividades contribui para engordar mais, mas elas, por si só, não vão fazer ninguém emagrecer muito.

Para o emagrecimento mais eficiente, atividades mais intensas como treino intervalado, corrida e musculação ajudam bastante.

Quanto à alimentação, não tem segredo. O ideal é variar o máximo possível e se habituar a comer um pouco menos. Inclusão é a palavra. Incluir novos alimentos aos poucos até que eles façam parte do cardápio. Lembrando que essa dieta não pode ser apenas para uma fase; ela deve ser para vida toda, por isso não pode haver restrições e sim inclusões. E, como é para a vida toda, não há pressa: pode-se ir melhorando aos poucos, com calma. O processo de mudança nunca é tão rápido quanto a gente pensa no início.

Não esqueça de dar uma maior atenção para gorduras (óleo de coco, abacate, manteiga, castanhas, queijo parmesão, azeite de oliva, e gema de ovo) e proteínas (carnes, grão de bico, lentilha, chia, linhaça e gergelim). Incluir alimentos termogênicos também ajuda.

Doces e carboidratos simples devem ser bem restritos; mas, de novo: não precisa parar de comer por completo.

Um segredo para ajudar no emagrecimento é fazer a própria comida. Sim, parece bobagem mas esse é o hábito que traz todos os outros. Você fará refeições mais naturais, em menos quantidades, com menos conservantes, aditivos e glutamato, além de aproveitar melhor os alimentos e gastar menos dinheiro. Toma tempo, claro, mas fazer a própria comida faz você se sentir muito bem: experimente! A principal mensagem que eu quero deixar aqui é: se você está se sentindo bem com seu corpo e está saudável, não dê ouvidos ao que a sociedade impõe ou o que os outros dizem. Pense em você! Pense que na vida existem outros valores, e não simplesmente que você tem que estar magrinha.

A beleza é fundamental para nossa auto-estima, qualidade de vida e bem-estar, mas isso não significa ter um corpo perfeito. O mais importante é que cada um se sinta bem e saudável.

Veja mais na Revista Receptiva

A Importância do Sono

Esse é um assunto que tem sido muito comentado nos últimos tempos. Isso porque as ...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: