Home / Vinhos e Vinícolas / É dada a largada às inscrições para a Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2017

É dada a largada às inscrições para a Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2017

 

Nesta terça-feira, 23 de maio, abre o período para as vinícolas inscreverem suas amostras

Chegou o grande momento para as vinícolas brasileiras compartilharem seus maiores tesouros da Safra 2017. A Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017, abre o prazo de inscrição das amostras nesta terça-feira, 23 de maio. As empresas terão 30 dias, até a data limite de 23 de junho, para inscrever os vinhos que participarão do mais importante evento do setor vitivinícola brasileiro.
Para o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, esta deverá ser uma Avaliação de notoriedade. “2017 está sendo um ano muito importante para a imagem do vinho brasileiro. A qualidade da safra se confirmou com uma matéria-prima muito boa e, assim, elaboramos produtos de alta qualidade”, comenta. Outro ponto forte, segundo Scortegagna, é que neste ano a ABE comemora a 25ª edição da Avaliação. “Certamente será o momento de mostrarmos o que temos de melhor. No mundo competitivo em que vivemos, poder mostrar cada vez mais a qualidade dos nossos vinhos é sempre motivo para comemoração”, finaliza.
Somente serão aceitos vinhos de variedades vitis vinífera, secos, 100% varietais, da safra 2017, pertencentes a um lote representativo de pelo menos 4 mil litros. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos. Encerradas as inscrições, a coleta de amostras, que será realizada por um funcionário da Embrapa e/ou membro da diretoria da ABE, está prevista para começar dia 17 de julho. As amostras serão retiradas dos tanques, recipientes ou lotes de barricas. Para os vinhos já engarrafados, serão solicitadas vistas do estoque para conferir se o volume condiz com as regras.
A terceira etapa envolverá cerca de 120 enólogos brasileiros, que participarão da Degustação de Seleção no Laboratório de Análises Sensoriais da Embrapa Uva e Vinho, durante o mês de agosto. Às cegas, eles avaliarão cada amostra e o resultado somente será anunciado no dia 23 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, quando 850 apreciadores conhecerão a relação dos 30% mais representativos em cada uma das cinco categorias. O público poderá, ainda, degustar 16 amostras selecionadas, provando na taça a representatividade da Safra 2017. As inscrições para os apreciadores abrem somente final de agosto.

 

Categorias de Amostras
CATEGORIA I
BRANCOS FINOS SECOS NÃO AROMÁTICOS
Elaborados a partir de variedade branca vinífera não aromática, conforme grupos:
Grupo A: Vinhos de variedade Chardonnay
Grupo B: vinhos de outras variedades não aromáticas
(3 amostras)

CATEGORIA II
BRANCOS FINOS SECOS AROMÁTICOS
Elaborados a partir de variedades brancas viníferas aromáticas.
(2 amostras)

CATEGORIA III
TINTOS FINOS SECOS
Elaborados a partir de qualquer variedade tinta vinífera.
(7 variedades)

CATEGORIA IV
TINTOS FINOS SECOS JOVENS
Elaborados a partir de qualquer variedade tinta vinífera, devendo ter um Índice de Polifenóis Total máximo de 50.
(1 amostra)

CATEGORIA V
VINHO BASE PARA ESPUMANTE
Elaborado a partir de qualquer variedade vinífera, sendo permitido o corte de variedades diferentes.
(3 amostras)

Fotos: Jeferson Soldi

 

 

Veja mais na Revista Receptiva

Cooperativa Vinícola Garibaldi é destaque em concurso na França

Evento realizado em Bordeaux, na França, concedeu medalhas de ouro e prata aos espumantes Brut ...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: