Home / Saúde & Beleza / Dicas para Prevenir as Estrias

Dicas para Prevenir as Estrias

                        As estrias são cicatrizes causadas pela ruptura das fibras elásticas e de colágeno. Estas fibras estão localizadas na camada mais profunda da pele. A estria inicia-se com um processo inflamatório, por isso surgem as linhas vermelhas. O organismo passa a produzir um colágeno mais espesso e a marca fica semelhante a uma cicatriz com coloração perolada: a melanina, pigmento que dá cor à pele, desaparece.

Dicas para Prevenir as EstriasAs estrias são lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de um a vários centímetros de extensão. Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas, evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada. Em pessoas de pele morena, as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa. Algumas pessoas desenvolvem estrias mesmo com pouca distensão da pele; outras não desenvolvem estrias nem mesmo na gravidez — quando a distensão da pele é muito grande.

Prevenção das Estrias

Os óleos vegetais e óleos essenciais atuam como coadjuvantes no tratamentos e ajudam na prevenção de novas estrias.

Óleo de Rosa Mosqueta

Os ácidos graxos atuam na membrana celular e possibilitam melhor nutrição e atuam diretamente na fase proliferativa da cicatrização. Os antioxidantes, como os polifenóis, as vitaminas C e E e os Dicas para Prevenir as Estriascarotenoides, protegem as novas células para que elas se formem na região lesionada que está se regenerando. A vitamina E ainda possui efeito antioxidante, por isso, protege as células contra os danos causados pelos temidos radicais livres, evitando o envelhecimento e o aparecimento de estrias.

O óleo de rosa mosqueta tem propriedade emoliente, por isso, conserva a pele macia e hidratada naturalmente, garantindo a lubrificação e a nutrição da pele, mantendo-a bonita e saudável.

Óleo de Semente de uva

O óleo de semente de uva é rico em vitaminas C, D, E, beta caroteno e antioxidantes, que ajudam a fortalecer a elasticidade da pele e diminuir a formação das rugas. O óleo é rapidamente absorvido e, por isso, pode ser usado para qualquer tipo de pele. Atua na prevenção das estrias. Possui ação cicatrizante e regeneradora, além de ser um excelente hidratante.

Além do óleo vegetal, pode ser usado os óleos essenciais que tem ação antioxidante, cicatrizante e anti-inflamatória. Os mais indicados são: palmarosa, lavanda e tea tree.

Como usar o óleo vegetal?

Separe uma colher de sopa do óleo vegetal, acrescente 3 gotas de óleo essencial e misture bem. Passe na pele após o banho e faça massagens até a total absorção do óleo. Use diariamente. O uso contínuo ajuda na prevenção das estrias.

Tratamento das Estrias

Dicas para Prevenir as EstriasA maioria dos tratamentos visa à renovação da pele e ao aumento da produção de colágeno. O resultado é melhor em estrias recentes. A esfoliação serve para fazer a descamação da pele superficial, promovendo o crescimento de uma nova pele. Outra forma de fazer a esfoliação é através de um aparelho que tem a função de lixar a pele com uma ponta de cristal ou diamante. Ocorre a descamação da pele que recobre a estria, estimulando sua regeneração. Uma grande vantagem dessa técnica é que ela estimula também a produção da elastina, que é responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

O resultado da esfoliação é o aumento do estímulo para formação de colágeno e elastina, melhorando a qualidade da pele. Existem várias técnicas eficientes contra as estrias, e a maioria dos médicos recomenda a utilização de pelo menos duas delas em combinação, pois assim os resultados são superiores aos conseguidos com técnicas isoladas. Uma exceção é em alguns casos de estrias recentes, quando o uso de apenas uma técnica pode ser eficaz.

Além da esfoliação, outra forma de tratamento é a injeção de substâncias que estimulam a formação de uma nova pele — como o ácido glicólico, a vitamina C e outras. A injeção é feita ao longo de toda a estria, com agulhas finíssimas, melhorando a circulação local e a produção de proteínas da pele. Consegue-se com isso a redução da altura e da espessura das estrias. São necessárias várias sessões, e a aplicação pode ser dolorosa. Assim como nos casos anteriores, a exposição ao sol deve ser evitada.

A aplicação do laser também leva à redução dos vasos sanguíneos nas estrias, reduzindo sua coloração arroxeada ou rósea. Ela leva também ao aumento das proteínas na pele. São feitas várias sessões, com intervalo de 15 dias. Consegue-se assim atenuar bem a aparência da estria.

E você? O que faz para tratar as estrias?

Fonte: https://belezaesaude.com

Veja mais na Revista Receptiva

Cuidados com a Pele Oleosa e Poros Dilatados

              A pele oleosa produz maior quantidade de secreção sebácea que o normal. Apresenta uma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *