Home / Saúde & Beleza / Dentes alinhados com tratamento ortodôntico podem melhorar a higiene bucal

Dentes alinhados com tratamento ortodôntico podem melhorar a higiene bucal

Em referência ao Dia Nacional da Saúde, especialista explica mitos e verdades sobre a utilização de aparelho

Image of smiling patient looking at the dentist
Crédito da Foto: PressFoto

            A saúde corporal depende da integração entre todos os órgãos do nosso sistema. Por isso, a saúde bucal possui grande importância nesse conjunto, podendo influenciar na prevenção de inúmeras doenças. Para manter a saúde bucal em estado adequado, os tratamentos ortodônticos são uma opção que vão muito além da estética do sorriso: a correção de dentes, mordida e arcada influenciam diretamente na hora da higienização. Em referência ao Dia Nacional da Saúde, que acontece no dia 5 de agosto, o especialista em ortodontia da REDEORTO de Caxias do Sul, Frederico Gonçalves, explica quais são os mitos e as verdades em relação ao aparelho ortodôntico e destaca os principais cuidados durante tratamento.

Durante o tratamento ortodôntico, a alimentação precisa ser diferenciada?
Mito. “Durante a utilização do aparelho, a pessoa leva uma vida regular. O paciente pode continuar comendo de tudo, tendo apenas o cuidado de cortar os alimentos mais duros em pedaços menores. Não existe uma restrição alimentar por questão do uso do aparelho, mas o cuidado é importante para evitar a quebra dos bráquetes e retardar o tratamento”, explica Frederico.

A higiene precisa ser mais intensa durante o tratamento com aparelho ortodôntico?

            Verdade. Segundo Frederico, a higiene precisa ser mantida independente de qualquer tratamento, porém deve-se ter a consciência de que a área de proliferação de bactérias é maior com o aparelho. “Na realidade, o aparelho aumenta a área de retenção de placa, por isso a higienização é ainda mais importante. É preciso utilizar o fio dental frequentemente, realizar a escovação após as refeições, de forma normal, e ainda é recomendado fazer um enxaguante bucal se não for possível alcançar com a escova alguma área no fundo da boca”, destaca Gonçalves.

Usar aparelho fixo amolece os dentes?
Verdade. A pressão que o arco do aparelho faz sobre os dentes durante a utilização do aparelho gera um leve amolecimento, contudo Frederico esclarece que não há com o que se preocupar. “Durante o tratamento, vamos evoluindo a espessura do fio que faz pressão sobre os dentes e é planejada a força que vai movimentar o osso para a correção da posição. Por conta disso, o dente acaba amolecendo para se mover. Porém, se por acaso o paciente tirar o arco e a borrachinha que pressionam o local, em poucos dias o dente volta ao normal”.

Os dentes podem voltar a entortar se não utilizar as contenções?
Verdade. “O dente possui a memória sobre a posição que estava anteriormente ao tratamento, então a tendência do dente é retornar a essa posição. Dessa forma, é de suma importância a utilização das contenções fixa (nos dentes inferiores) e móvel (nos dentes superiores) pelo máximo de tempo possível após o término do tratamento. Isso faz com que o dente e o osso se acostumem com a nova posição e não saiam do lugar”, afirma o dentista. No caso da utilização dos aparelhos, dificilmente ocorrerá a mudança novamente. “Fazendo os procedimentos corretamente com as contenções, a chance de entortar novamente é mínima”, garante Frederico.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – REDEORTO

Veja mais na Revista Receptiva

refri

Organização Mundial da Saúde pede que governos aumentem impostos sobre bebidas açucaradas para combater a obesidade

A OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu nesta terça-feira (11) aos governos que aumentem os ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *