Home / Saúde & Beleza / Cuidados com a pele se evidenciam com a chegada do verão

Cuidados com a pele se evidenciam com a chegada do verão

Coordenadora de Estética e Cosmética da FSG, Franciele Maria Zanol concede dicas para manter a saúde na estação do calor

Beach accessories on sand at tropical beach
crédito: Freepik

 

Muitas pessoas se recordam dos cuidados necessários à exposição solar somente no início da temporada de sol e calor. “Entretanto, produtos com fator de proteção solar (FPS) devem ser utilizados durante o ano todo”, desmitifica a coordenadora do curso de Estética e Cosmética da FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha, Franciele Maria Zanol. O que muda no verão é a indicação de um FPS maior para exposições prolongadas, e da reaplicação para garantir eficiência.

Os cuidados têm justificativa. Pela produção de radicais livres e degradação do colágeno presente na derme, camada mais profunda da pele, a exposição pode acelerar o processo de envelhecimento. “A radiação UV também pode induzir a formação de manchas e causar lesões que podem se tornar malignas, como o câncer de pele”, alerta a mestre em Biotecnologia e especialista em Biomedicina Estética e Microbiologia Clínica. Mas não é indicado fugir do sol. A professora lembra que os raios UVB são importantes para a síntese de vitamina D. Esse processo é prejudicado pelo uso de protetor, de forma que ela indica a exposição de uma pequena área sem proteção ao sol, durante alguns minutos.

 

Alimentação

Por aumentar as defesas, a alimentação é uma aliada: Franciele explica que consumir alimentos que contêm antioxidantes garante proteção contra os radicais livres. “Alimentos com vitamina C, E, betacaroteno e licopeno não podem faltar no verão. Entram para a lista a cenoura, o tomate e as frutas cítricas”.

 

Bronzeamento

É possível alcançar o bronzeado almejado mesmo com o uso de protetor. Segundo a coordenadora, a maioria protege contra os raios UVB, que atingem a camada mais superficial da pele, ocasionam queimaduras e aumentam os riscos de desenvolver câncer. “No entanto, os raios UVA, responsáveis pelo bronzeamento e fotoenvelhecimento, não são bloqueados completamente, sendo absorvidos livremente”.

Os produtos autobronzeadores também são opções. Eles têm compostos como a diidrixoacetona, que reage com as proteínas presentes na pele e resulta na liberação de um pigmento marrom, que se deposita no extrato córneo. “São atóxicos, não causam danos às camadas mais profundas do órgão e, na maioria das vezes, não são alergênicos”, acrescenta.

 

Mais dicas

Quem sofre com a oleosidade costuma ter essa característica intensificada no verão, pelo aumento da atividade das glândulas sebáceas. Esse efeito pode ser contornado com o uso de cosméticos específicos que contenham compostos como argila, ácido salicílico, vitamina E, zinco e ácido lactobiônico, indica Franciele. 

Atualmente, muitas maquiagens se enquadram na classe de dermocosméticos: além de uniformizar, protegem a pele de agressões externas, com versões oil control para controlar a oleosidade. Além do rosto, é preciso lembrar-se de cuidar dos cabelos e lábios. “É importante considerar a base cosmetológica utilizada no desenvolvimento do protetor labial. O ideal é que contenha agentes hidratantes”.

Franciele ainda lembra que um dos mitos relacionados ao sol refere-se à cicatrização. A exposição não auxilia o processo e ainda pode dificultá-lo, por induzir a produção de radicais livres. Além disso, ela acrescenta que se expor demasiadamente pode baixar a imunidade, propiciando situações como a recidiva de herpes.

Em contraponto à crença de que no verão os tratamentos estéticos devem ser evitados, a profissional inclusive indica alguns procedimentos. É o caso das máscaras esfoliantes, das que contêm antioxidantes e despigmentantes, e o uso de cosméticos com propriedades hidratantes, que protegem e minimizam danos, garantindo a saúde.

Veja mais na Revista Receptiva

Outubro Rosa da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves

           “ Se cuidar é uma luta de todas”, com esse ...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: