Home / Hotelaria / Copa do Mundo: saiba quais empresas aumentam os lucros durante a época de jogo

Copa do Mundo: saiba quais empresas aumentam os lucros durante a época de jogo

Com a chegada da Copa do Mundo, diversos setores da economia tem uma tendência de aumentar seus lucros. O comércio, de uma maneira geral, é um dos que mais se enriquecem com esse tipo de evento, seja pela venda de TVs, bebidas e petiscos, entre outros. Mas, empresários e acionistas de outros setores, também vão ficar felizes nos meses de junho e julho, como veremos ao longo deste artigo.

1.  Lojas e redes de supermercados

É difícil imaginar algum comerciante que saia perdendo com a Copa. Os vendedores de eletrônicos e eletrodomésticos aproveitam o aumento do volume de venda de TVs. Segundo levantamento da Eletros, o número de televisões vendidas aumentou em mais de 40% no primeiro trimestre, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Supermercados, por sua vez, lucram na venda de bebidas e petisco que os torcedores compram para acompanhar os jogos. Já o setor de venda de roupas, vê um aumento na venda de uniformes e artigos esportivos. A Adidas registrou a venda de mais de 8 milhões de camisas no ano de 2014, número alcançado, sobretudo, graças aos 2 milhões uniformes da Alemanha que foram vendidos.

 

2 – Casas de apostas

O setor de aposta é outro que pode aumentar seus ganhos de maneira significativa durante a Copa do Mundo. Mas, se para quem aposta os ganhos são uma surpresa, de certa forma, o mesmo pode ser dito para as casas de aposta, isso porque, o valor final faturado depende muito dos resultados das partidas.

Quando as melhores seleções confirmam o favoritismo, o setor, em geral, tem seus lucros penalizados. Assim, os sites especializados em palpites, em geral, torcem por zebras, dessa maneira elas conseguem maximizar seus lucros. Bons resultados da Inglaterra, um dos países com maior número de apostadores, também não tendem a ser muito positivos para as casas de aposta. O torcedor brasileiro, que se acha bom nos palpites, também pode encontrar um site confiável para apostar e tentar a sorte.

 

3- Bares

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto Ipsos, 48% dos brasileiros pretendem assistir os jogos da copa em bares. Por esse motivo que donos de bares e restaurantes querem que o Brasil avance até as finais, dessa maneira os mesmos podem maximizar seus lucros.

Uma das maneiras de atrair ainda mais torcedores para os bares são as promoções. Várias cervejarias promovem a venda de suas bebidas com descontos durante a copa e os comerciantes aproveitam para repassar o desconto aos clientes o que garante um maior consumo e, consequentemente, maior lucro.

 

4- Videogames

A Eletronic Arts, produtora do Jogo FIFA, sempre lançava uma versão especial da Copa do Mundo, isso ocorreu até o ano de 2014. Mas, atualmente, um dos principais modos de jogo dos adeptos do futebol virtual é o FIFA Ultimate Team, que permite que jogadores montem suas equipes e disputem partidas e campeonatos online.

Nesse modo, a EA vende “packs” aleatórios de jogadores e as pessoas podem personalizar seus times com os jogadores que obterem nos mesmos. Esse ano, a produtora optou por lançar uma atualização grátis para quem possui a versão de 2018 do game e, certamente, espera lucrar com os packs especiais que disponibilizará durante e após a copa do mundo.

 

Alguns setores saem perdendo

Se os setores acima vão ficar felizes com a chegada da Copa, alguns certamente não gostarão do impacto do mundial nos resultados do segundo trimestre. O setor de viagens e turismo, por exemplo, tende a ter uma redução nas vendas já que várias pessoas não pretendem estar em um ônibus ou avião enquanto seu país está em uma disputa de pênaltis.

O setor de cassinos é outro que mostra uma redução no número de jogadores, uma vez que parte do dinheiro é movido para o setor de apostas esportivas. O curioso é que, mesmo frente a essas possíveis quedas, a Latam recentemente lançou um voo direto entre São Paulo e Las Vegas.

Por fim, vale uma menção honrosa para o setor de TVs por assinatura, que em geral apresenta um aumento de vendas. No entanto, foram registradas quedas nos três primeiros meses deste ano, de acordo com a Anatel. Resta saber os números de abril, maio e junho, que deverão ser divulgados somente em julho ou agosto pela entidade.

 

 

Veja mais na Revista Receptiva

Com foco no atendimento, Avianca Brasil inaugura nova loja em Guarulhos

  Projeto traz mais espaço e conforto aos passageiros                        A Avianca Brasil inaugurou ontem ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *