Home / Empresas / Congresso Nacional Moveleiro da Fiep vai discutir o setor em meio à crise econômica nacional

Congresso Nacional Moveleiro da Fiep vai discutir o setor em meio à crise econômica nacional

img86_36514_20120615A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) realiza, nos dias 14 e 15 de setembro, em Curitiba, a sétima edição do Congresso Moveleiro.

O programa, que já se estabeleceu no calendário nacional como um dos mais significativos para o setor, se consolidou como um ambiente para apresentação e discussão das tendências do mercado, tomando como base demandas dos clientes compradores de produtos do setor moveleiro nacional e internacional.

Com o tema “Repense a forma e reinvente o mercado”, a edição deste ano pretende ampliar a discussão sobre o atual cenário enfrentado pelo setor no país — a indústria moveleira foi uma das mais impactadas com a crise brasileira. As dificuldades enfrentadas hoje estão ligadas diretamente à redução do poder de compra da população e à expectativa de investimentos por parte dos consumidores.

A possibilidade do estabelecimento e fortalecimento de conexões entre empresas e fornecedores de insumos, bens e serviços, além de outros atores ligados à movelaria nacional e internacional, é um dos principais trunfos da programação.

A ideia para este ano é fomentar a cadeia produtiva nacional por meio de ações de capacitação (workshop, palestras e exposições) e negócios (encontros de negócios). “Em paralelo, o objetivo é também pautar o comportamento e a tendência de consumo, em consequência do enfrentado atualmente pelo setor, diante da crise econômica nacional”, pontua Nilson Violato, coordenador técnico do evento.

Neste ano, o evento conta com o espaço inovador na indústria do mobiliário, mediado pelo Senai Paraná com as empresas Embraer, Omega e Caemmun. Na Sala Abimóvel, serão realizados bate-papos sobre diferentes temas, como contexto global do setor, indústria 4.0 e associativismo. Painéis abordarão as soluções, tendências para o mercado criativo e novos materiais e processos técnicos na construção do mobiliário.

A mediação será do Centro Brasileiro de Design. Os técnicos do Sebrae também farão uma exposição sobre cenários e desafios para a indústria do mobiliário. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego de 2014, o Paraná ocupa a segunda colocação em geração de empregos e o terceiro posto em números de estabelecimentos se comparado ao segmento nacional.

Cenário atual Cálculos da consultoria IEMI, especializada no setor, não são animadores. Segundo a empresa, a produção deste ano deve registrar queda de 1,7% na comparação com 2015. A perspectiva para 2016 é que a produção chegue a de 419,76 mil peças. Ainda de acordo com a IEMI, o volume produzido já havia encolhido no ano passado: o apontamento da consultoria registrou retração de 9,5% entre 2014 e 2015.

A expectativa, então, é que o setor, em retração desde 2013, se encolha ainda mais este ano. Já relativo ao varejo de móveis, a projeção é uma queda no volume de vendas de 3,4% na comparação entre o ano atual e o passado.

Se comparado 2015 contra 2014, a queda foi de 10,5%. Um alento para o setor são as exportações. Ainda que a relevância das vendas para os mercados externos seja pequena se levados em conta a produção e a comercialização no Brasil, a estimativa da consultoria é por um incremento de 7,5% nas vendas para o exterior este ano ante 2015.

A comercialização do setor para mercados externos, porém, já registra queda de 7,1% na variação do ano passado com 2014. Isso quer dizer que o aumento projetado para este ano não deve compensar o que foi perdido nos períodos anteriores.

Serviço:

Sétima Edição do Congresso Nacional Moveleiro Quando: 14 e 15 de setembro

Onde: Campus da Indústria Fiep — Centro de Convenções Horácio Coimbra: avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico, Curitiba, PR.

Quanto: gratuito

Mais informações em congressomoveleiro.org.br

Fonte: Sistema Fiep

Veja mais na Revista Receptiva

JS4_0326

Arvy, Dalmóbile, Dell Anno e Prima Design participam da primeira edição da feira, de 09 a 11 de agosto, em São Paulo

A um mês da primeira edição da High Design – Home&Office Expo, a nova versão ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *