Home / Saúde & Beleza / Como evitar os temidos ‘vasinhos’ nas pernas?

Como evitar os temidos ‘vasinhos’ nas pernas?

img_1_27_1519Um dos maiores inimigos das mulheres, os ‘vasinhos’ são muito comuns nas pernas, tornozelos e pés. Infeliz realidade, o aparecimento das marquinhas incomoda muitas mulheres, porém, mais do que procurarem o tratamento adequado, devem estar atentas a causas do problema, que muitas vezes são intensificadas por determinados hábitos.

Quando os vasinhos aparecem?
De acordo com o cirurgião vascular Fernando Bacalhau, proprietário da clínica KF Vascular, os vasinhos podem surgir em qualquer idade, especialmente nas coxas, atrás do joelho e nos pés.

Embora seja comum, o aparecimento das marquinhas pode indicar que a paciente tem algum tipo de problema circulatório mais profundo e que pode ser causado tanto pela hereditariedade genética e avanço da idade como por maus hábitos.

Fatores que aumentam os vasinhos
Embora os hábitos não sejam os únicos e exclusivos causadores do problema, eles podem funcionar como agente facilitador. Entre eles, o especialista lista:

Depilar com cera quente
Segundo Fernando, a prática enfraquece a parede capilar, um vaso muito fininho que transporta sangue das células até as ramificações mais robustas originárias das artérias. Sensíveis, a alta temperatura e os movimentos bruscos podem causar seu rompimento.

Fazer exercícios físicos em excesso
Embora a prática de esportes seja altamente recomendada para melhorar a circulação, exercícios intensos como jump ou musculação podem aumentar o fluxo venoso dos vasos, contribuindo para seu enfraquecimento e, consequentemente, para o aparecimento das marquinhas.

Passar muito tempo sentada
Passar muito tempo na mesma posição, de acordo com o especialista, contribui para o inchaço, sintoma que intensifica o aparecimento dos vasinhos estourados.

Ficar muito tempo em pé
Assim como ficar sentada, ficar por muito tempo em pé aumenta a retenção de líquidos e colabora, indiretamente, para o problema.

Usar métodos contraceptivos com hormônio sintético
As substâncias hormonais presentes na pílula são responsáveis por enfraquecer as paredes dos capilares venosos. De acordo com o médico, a incidência aumenta quando o remédio é associado ao cigarro.

Fazer reposição hormonal
Segundo o especialista, a lógica é a mesma do uso de contraceptivos, já que a base da composição medicamentosa é a mesma.

(com informações do site Bolsa de Mulher)

Veja mais na Revista Receptiva

refri

Organização Mundial da Saúde pede que governos aumentem impostos sobre bebidas açucaradas para combater a obesidade

A OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu nesta terça-feira (11) aos governos que aumentem os ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *