Home / Turismo / Cidade de Porto Alegre oferece circuitos de city tour em ônibus com deque a céu aberto – por João Zuccaratto

Cidade de Porto Alegre oferece circuitos de city tour em ônibus com deque a céu aberto – por João Zuccaratto

Além do pioneirismo na oferta do serviço, em operação desde 2003, a capital do Estado do Rio Grande do Sul é a única com duas opções de roteiros. Um circula por entre os atrativos do Centro Histórico; outro desvenda paisagens naturais ao Sul do Município. Aqui, um resumo do segundo.

 

Cidade de Porto Alegre: city tour em ônibus dois deques desde 2003

 

Poucos destinos turísticos pelo Brasil oferecem city tours utilizando aqueles curiosos ônibus com dois deques: o inferior, tradicional, fechado, alguns até mesmo climatizado; o superior, no estilo open sky, sem o teto, com seus assentos dispostos a céu aberto.

Já desfrutei alguns, e sobre os quais publiquei matérias, todas disponíveis clicando nas identificações listadas a seguir: Cidade de Balneário Camboriú em conjunto com Cidade de ItajaíCidade de FlorianópolisCidade de Foz do Iguaçu e Cidade de São Paulo.

Cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia, também tem. Conheci os veículos, usados para transportar os participantes de um evento. Infelizmente, não tive chance de curtir o circuito. Torço para sanar de vez esta falha imperdoável o mais breve possível.

Outra é a Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. E mais: além de ser pioneira no País, operando sua Linha Turismo desde o já longínquo ano de 2003, é a única a disponibilizar dois circuitos: um pelo Centro Histórico; outro, pela Zona Sul.

 

Cidade de Porto Alegre oferece circuitos de city tour em ônibus com deque a céu aberto

Linha Turismo da Cidade de Porto Alegre — Além de pioneira no País, operando desde ano de 2003, é única a disponibilizar dois circuitos: Centro Histórico e Zona Sul. E usa dois ônibus open sky, com deque inferior fechado e climatizado e superior a céu aberto

 

Cidade de Porto Alegre: passeios pelo Centro Histórico ou Zona Sul

 

Recentemente, tive o prazer de passear pelo segundo, com roteiro bastante agradável, apesar de rodar no sistema circular, sem paradas. Qualquer desconforto neste sentido é amenizado pelo foco do roteiro, voltado a paisagens naturais daquele grande Município.

Quando puder, farei o do Centro Histórico, e para o qual produzirei também um texto. Ambos têm ponto de embarque e desembarque, localizado na Travessa do Carmo, no bairro Cidade Baixa, em frente da Secretaria de Turismo da Cidade de Porto Alegre.

O ideal é chegar cedo, uns 30 minutos antes, comprar os ingressos e aguardar a saída lá mesmo, dentro do Centro de Informação Turística. O espaço conta com ar refrigerado, cadeiras, máquina de venda de bebidas e lanches, toalete feminino e toalete masculino.

A viagem tem duração em torno de duas horas, dependendo do trânsito. E oferece uma oportunidade de se conhecer a parte Sul da Cidade de Porto Alegre sobre novos pontos de vista, com a observação das muitas paisagens em visões panorâmicas de 360 graus.

 

Cidade de Porto Alegre oferece circuitos de city tour em ônibus com deque a céu aberto

Linha Turismo da Cidade de Porto Alegre — A viagem em torno de duas horas oferece oportunidade de se conhecer a parte Sul da Cidade de Porto Alegre sobre novos pontos de vista, com a observação das muitas paisagens em visões panorâmicas de 360 graus

 

Cidade de Porto Alegre: roteiro privilegiando paisagens naturais

 

As informações sobre dias de funcionamento, horários de saídas, soluções para os dias com chuva ou outros problemas quaisquer estão disponíveis no folheto de divulgação, site da Secretaria de Turismo ou com os atendentes do Centro de Informação Turística.

Dicas importantes para usar o deque superior com conforto e segurança: protetor solar, mesmo em dias nublados e não levantar da poltrona. Há muitos cabos cruzando as vias e locais cobertos por arborização, com os galhos bem próximos às cabeças das pessoas.

A seguir, resumo dos atrativos turísticos apresentados no roteiro Zona Sul da Linha Turismo da Cidade de Porto Alegre:

 

  • Parque da Harmonia da Cidade de Porto Alegre

 

Parque da Harmonia, ao lado do Parque Marinha do Brasil, forma um grande cinturão verde, às margens do Lago Guaíba. Entregue à população em 1981, em meio aos jardins e à vegetação, oferece lazer e recreação para crianças, jovens, adultos e Melhor Idade.

Em finais de semana e feriados, a avenida unindo as duas áreas, fechada ao tráfego de veículos no trecho entre Usina do Gasômetro e imediações do Anfiteatro Pôr do Sol, é ocupada por pessoas andando a pé, deslizando sobre patins ou passeando de bicicleta.

As amplas áreas internas do Parque da Harmonia abrigam canchas de bocha, espaços de diversão infantil, lagoa para nautimodelismo, muitos locais de contemplação, pista de aeromodelismo, quadras de futebol na areia, quadras de vôlei e trilhas para caminhadas.

Sua superfície de 65 hectares — mais ou menos, 65 campos oficiais de futebol — estão associados a eventos como Acampamento Farroupilha e Acampamento Intercontinental da Juventude, recuperando e revalorizando estilo de vida e hábitos do autêntico gaúcho.

Outro ponto de união com a promoção e preservação das tradições gaúchas são as mais de 100 churrasqueiras ao ar livre, à disposição da população. Também abriga o Galpão Crioulo, uma das principais churrascarias da capital do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Cidade de Porto Alegre oferece circuitos de city tour em ônibus com deque a céu aberto

Linha Turismo da Cidade de Porto Alegre — O Parque da Harmonia é para de grande cinturão verde, às margens do Lago Guaíba. Entregue à população em 1981, em meio à vegetação, disponibiliza lazer e recreação para crianças, jovens, adultos e Melhor Idade

 

• Parque Marinha do Brasil da Cidade de Porto Alegre

 

O Parque Marinha do Brasil, aberto à visitação em 1978, está completando 40 anos. Ocupando área aterrada e urbanizada, junto à orla do Lago Guaíba, faz uma integração da Cidade de Porto Alegre com seu mais importante recurso natural e paisagístico.

Essencialmente esportivo, seus 70 hectares — área semelhante a 70 campos de futebol de medidas oficiais — abrigam sete campos de futebol e quadras para basquete, futebol de salão, futebol na areia, tênis e vôlei, equipadas com vestiários feminino e masculino.

E, ainda, baterias de aparelhos para ginástica — inclusive para Melhor Idade — e pistas de atletismo, ciclismo, patinação e skate. Complementam a estrutura recantos infantis, playground, miniparque de diversões e serviços de aluguel de bicicletas e quadriciclos.

Há bosques e gramados convidativos à contemplação e relaxamento. Um é o Recanto da Saudade, com vista privilegiada do pôr do Sol no Lago Guaíba. Outro, o Recanto Solar, reservado para banhos de Sol. O parque ainda possui três boas áreas de estacionamento.

 

Cidade de Porto Alegre oferece circuitos de city tour em ônibus com deque a céu aberto

Linha Turismo da Cidade de Porto Alegre — O Parque Marinha do Brasil é voltado à prática de esportes, abrigando sete campos de futebol e quadras para basquete, futebol de salão, futebol na areia, tênis e vôlei, equipadas com vestiários feminino e masculino

 

• Estádio Gigante da Beira-Rio, na Cidade de Porto Alegre

 

Estádio José Pinheiro Borda, também conhecido como Gigante da Beira-Rio, ou, simplesmente, Beira-Rio, é uma estrutura voltada à prática e apresentações de futebol, pertencente ao Sport Club Internacional, uma das agremiações mais antigas do País.

Foi batizado em homenagem ao cidadão português e colorado — alcunha que designa o torcedor do clube —, responsável pela construção original, falecido pouco antes de sua conclusão. Com sua capacidade oficial de 50.128 lugares, é o décimo maior do Brasil.

 

Cidade de Porto Alegre oferece circuitos de city tour em ônibus com deque a céu aberto

Linha Turismo da Cidade de Porto Alegre — O Estádio Gigante da Beira-Rio é uma das modernas arenas voltada à prática e apresentações de futebol e outras atividades, sendo um dos muitos legados da realização da Copa do Mundo de 2014 em território brasileiro

 

• Orla do Lago Guaíba na Cidade de Porto Alegre

 

O Lago Guaíba é a mais forte identificação geográfica e marca paisagística da capital do Estado do Rio Grande do Sul. Sua orla fluvial urbana, com 72 quilômetros de extensão, tornou-se o espaço de lazer ao ar livre mais movimentado da Cidade de Porto Alegre.

É formado pelas águas oriundas do Rio CaíRio dos SinosRio Gravataí e Rio Jacuí, antes destas seguirem em direção Sul, para a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico. E abriga 16 ilhas e um sem número de canais, além de extensões de charcos e pântanos.

 

Cidade de Porto Alegre oferece circuitos de city tour em ônibus com deque a céu aberto

Linha Turismo da Cidade de Porto Alegre — O Lago Guaíba é uma marca paisagística da capital do Estado do Rio Grande do Sul. Sua orla fluvial urbana, com 72 quilômetros de extensão, é o espaço de lazer ao ar livre mais procurado da Cidade de Porto Alegre

 

• Fundação Iberê Camargo, na Cidade de Porto Alegre

 

Fundação Iberê Camargo foi inaugurada em maio de 2008, objetivando preservar e divulgar a obra do grande pintor brasileiro do século XX, anos 1900. O acervo soma mais de quatro mil obras, reunindo desenhos, estudos, guaches, gravuras e pinturas.

A sede ocupa edificação toda em concreto branco, aparente, com mais de oito mil metros quadrados de área construída. Uma concepção do português Álvaro Siza Vieira, o projeto ganhou Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura da Cidade de Veneza, na Itália.

Localizado em área cercada de mata nativa, de frente para as águas do Lago Guaíba, integra-se de modo bastante equilibrado à paisagem local. Tornou-se um referencial arquitetônico respeitado ao agregar conceitos e soluções inovadoras de sustentabilidade.

 

Cidade de Porto Alegre oferece circuitos de city tour em ônibus com deque a céu aberto

Linha Turismo da Cidade de Porto Alegre — O prédio da Fundação Iberê Camargo, em cimento aparente na cor branca, ocupa área cercada de mata nativa, de frente para as águas do Lago Guaíba, integrando-se de modo bastante equilibrado à paisagem local

 

• Barra Shopping Sul da Cidade de Porto Alegre

 

Grandes e modernos shopping centers tornam-se atrações turísticas em todas as cidades onde são instalados. Não poderia ser diferente com o Barra Shopping Sul, exibindo uma bela estrutura arquitetônica em dois pisos e oferecendo variado mix de entretenimento.

Suas 3.800 vagas de estacionamento, sendo 1.100 cobertas, e sete portarias dão acesso a um complexo reunindo 225 lojas — sendo 21 delas âncoras ou megalojas —, baterias de serviços diferenciados, confortáveis lounges e completo Centro de Eventos Multiuso.

 

Cidade de Porto Alegre oferece circuitos de city tour em ônibus com deque a céu aberto

Linha Turismo da Cidade de Porto Alegre — Grandes e modernos shopping centers tornam-se atrações turísticas em todas as cidades onde são instalados. Não poderia ser diferente com o Barra Shopping Sul, com bela estrutura arquitetônica em dois pisos

 

• Hipódromo do Cristal da Cidade de Porto Alegre

 

Hipódromo do Cristal, ou o Jóquei Clube do Estado do Rio Grande do Sul, fica às margens do Lago Guaíba, no bairro Cristal, na Cidade de Porto Alegre. É o espaço de corridas de cavalos, uma modalidade de apostas, de jogo de sorte, liberadas no Brasil.

Antes, ele ficava no bairro Moinhos de Vento. A nova sede foi construída onde antes era a hospedaria para imigrantes, depois ocupada para treinamento da tropa de cavalaria. Atualmente, também acolhe eventos, tendo sediado shows dos grupos Kiss e Metallica.

Foi inaugurado em novembro de 1959, depois de cerca de 10 anos de obras, exigindo aterro de trecho junto à margem do Lago Guaíba. O Hipódromo do Cristal ocupa 59 hectares —área equivalente a 59 campos de futebol, considerando as medidas oficiais.

A Vila Hípica, com, aproximadamente, 18 hectares, é capaz de para abrigar em torno de 600 cavalos. A pista principal, de areia, tem 20 metros de largura e 1.560 de extensão. A iluminação para as corridas noturnas começou a funcionar em 26 de outubro de 1965.

Suas construções, tombadas como Patrimônio Histórico, são consideradas obras-primas das arquiteturas brasileira e uruguaia, com destaque mundial. Os prédios foram criados pelo uruguaio Román Fresnedo Siri, vencendo concurso do projeto realizado em 1951.

Román Fresnedo Siri trouxe para as marquises influências do Hipódromo de Zarzuela, da Cidade de Madrid, a capital da Espanha. E criou as arquibancadas, de frente para a pista, em três setores: à direita, o Popular; ao centro, o Social; e, à esquerda, o Padock.

O Popular é aberto ao público em geral; o Social é destinado a sócios e jogadores mais tradicionais — lá funcionam os guichês de apostas, por exemplo; e o Padock, o menor dos três, além de também aberto ao público em geral, abriga as cabines de imprensa.

 

Cidade de Porto Alegre oferece circuitos de city tour em ônibus com deque a céu aberto

Linha Turismo da Cidade de Porto Alegre — O Hipódromo do Cristal, o Jóquei Clube do Estado do Rio Grande do Sul, fica às margens do Lago Guaíba, no bairro Cristal, na Cidade de Porto Alegre, promovendo corridas de cavalos e sediando eventos diversos

 

• Clubes Náuticos da Orla do Lago Guaíba na Cidade de Porto Alegre

 

A Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, por estar situada às margens do Lago Guaíba, levou sua população a ter forte laços com esportes náuticos. E está bem expresso através do grande número de clubes relacionados à vela e ao remo.

Somente na Zona Sul encontramos quatro, sediados praticamente um ao lado do outro, às margens do extenso espelho criado por águas oriundas Rio Caí, Rio dos Sinos, Rio Gravataí e Rio Jacuí, antes destas seguirem para Lagoa dos Patos e Oceano Atlântico.

Clube dos Jangadeiros, Clube Veleiros do Sul, Iate Clube Guaíba e Sava Clube têm suas excelentes instalações capacitadas para oferecer a associados e visitantes condições para a prática de atividades diversas, tais como iatismo, jet sky, remo, stand up padle e vela.

 

Cidade de Porto Alegre oferece circuitos de city tour em ônibus com deque a céu aberto

Linha Turismo da Cidade de Porto Alegre — Na Zona Sul, há quatro clubes, um ao lado do outro, às margens do espelho criado por águas vindas do Rio Caí, Rio dos Sinos, Rio Gravataí e Rio Jacuí, antes delas partirem para a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico

 

• Praia de Ipanema da Cidade de Porto Alegre

 

Na língua tupi, ipanema significa “água imprópria para nadar e para pescar”, “lago fedorento”, “rio imprestável” ou “rio sem peixes”. Nada disso se aplica, é claro!, tanto à praia famosa da Cidade do Rio de Janeiro quanto sua humilde congênere do Sul do País.

Em terras cariocas, a denominação surgiu associada, provavelmente, ao pequeno canal de ligação do mar à Lagoa Rodrigo de Freitas. O mesmo deve ter acontecido nas terras gaúchas, com um riacho, rio ou regato desaguando no Lago Guaíba nas proximidades.

A Praia de Ipanema da Cidade de Porto Alegre compõe-se de não muito longa e estreita faixa de areia às margens do Lago Guaíba, recebendo pessoas para caminhadas no seu calçadão, banhos em suas águas bem tranquilas ou prática de esportes náuticos variados.

Com seu entorno completamente urbanizado, oferece muitos bares e restaurantes junto à orla. Tornou-se cartão postal da capital do Estado do Rio Grande do Sul de Porto e um dos pontos mais perfeitos para se comprovar a beleza do pôr do Sol no Lago Guaíba.

 

Cidade de Porto Alegre oferece circuitos de city tour em ônibus com deque a céu aberto

Linha Turismo da Cidade de Porto Alegre — A Praia de Ipanema compõe-se de não muito longa e estreita faixa de areia às margens do Lago Guaíba, recebendo pessoas para caminhadas, banhos em águas tranquilas ou prática de esportes náuticos variados

 

• Caminhos Rurais da Cidade de Porto Alegre

 

A Cidade de Porto Alegre é a segunda capital brasileira com a maior área rural em seu Município E o melhor é poder oferecer experiências singulares neste aspecto a poucos minutos do seu centro urbano: áreas produtivas, natureza viva, preservação ambiental…

Região de estâncias no século XIX, anos 1800, hoje com pequenas propriedades de agricultura familiar e com perfil ecológico, preservando paisagem natural e modo de vida rural gaúcho com sustentabilidades cultural, econômica e social pelo turismo.

 

Cidade de Porto Alegre oferece circuitos de city tour em ônibus com deque a céu aberto

Linha Turismo da Cidade de Porto Alegre — A Cidade de Porto Alegre é a segunda capital brasileira com a maior área rural em seu território. A poucos minutos do centro urbano, encontram-se áreas produtivas, natureza exuberantes, preservação ambiental…

 

• Morro da Pedra Redonda da Cidade de Porto Alegre

 

O Morro da Pedra Redonda não é o ponto mais elevado da Cidade de Porto Alegre, mas é dos mais visitados. Isso, graças à presença do belo Santuário Nossa Senhora Madre de Deus, erguido em seu cimo e, também, por permitir vistas de 360 graus de toda a região.

Com acesso bastante confortável, o topo pode ser alcançado facilmente a pé, pedalando ou a bordo de carros. O melhor exemplo desta situação são os próprios ônibus com dois deques da Linha Turismo, subindo e descendo as ladeiras sem enfrentar dificuldades.

 

Cidade de Porto Alegre oferece circuitos de city tour em ônibus com deque a céu aberto

Linha Turismo da Cidade de Porto Alegre — O Morro da Pedra Redonda não é o ponto mais elevado da Cidade de Porto Alegre, mas é dos mais visitados. Isso, graças ao belo Santuário Nossa Senhora Madre de Deus, em seu cimo, e às vistas deslumbrantes

 

• Santuário Nossa Senhora Madre de Deus da Cidade de Porto Alegre

 

Nossa Senhora Mãe de Deus é a padroeira católica da Cidade de Porto Alegre, e recebeu local ímpar para ser cultuada. Seu templo, no alto do Morro da Pedra Redonda, oferece vista de 360 graus da região: enseada, ilhas, morros e vasta extensão do Lago Guaíba.

O prédio de concepção moderna foi concluído no ano 2000, com 700 metros quadrados de área construída. Com estrutura capaz de resistir a ventos de até 200 quilômetros por hora, fachadas em vidro dão leveza e transparência à edificação de linhas arrojadas.

As laterais exibem vitrais e no altar estão imagens sacras de 80 quilos, esculpidas na Itália, em madeira maciça de tília. O complexo compreende campanário independente e um altar ao ar livre, na esplanada em frente, utilizado em ocasiões festivas e romarias.

 

Cidade de Porto Alegre oferece circuitos de city tour em ônibus com deque a céu aberto

Linha Turismo da Cidade de Porto Alegre — O Santuário da Madre de Deus tem 700 metros quadrados de área construída. Com estrutura capaz de resistir a ventos de até 200 quilômetros por hora, fachadas em vidro dão leveza e transparência ao edifício arrojado

 


 

Material produzido a partir da participação na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2017, desenvolvida em duas etapas: dias 4 e 5 de novembro na Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Rede Ficare de Hotéis e da Noratur Trade Turismo e Negócios; e, de 6 a 12 de novembro, na Cidade de Gramado, situada na Serra Gaúcha, ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Pousada Vovó Carolina.

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição das expressões “Cidade de Porto Alegre”, “Linha Turismo” e outras mais é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

Não se trata de trabalho científico, podendo apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções. Todas as fotos têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.

Matéria reproduzida pelo Jornal Passaporte, sediado na Cidade de Belém, capital do Estado do Pará, sendo editado a partir da Cidade de Portalegre, no Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.

Veja mais na Revista Receptiva

Festuris chega aos 30 anos numa trajetória de ousadia, persistência e trabalho das sonhadoras Marta Rossi e Sílvia Zorzanello

Há três décadas, ninguém apostava um tostão furado na iniciativa. Evento nasce paralelo a transformações ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *