Home / Turismo / Bourbon Festival Paraty: O Jazz ecoou nas ruas do Centro Histórico de Paraty

Bourbon Festival Paraty: O Jazz ecoou nas ruas do Centro Histórico de Paraty

untitled
Apesar da crise econômica pela qual passa o país e que obviamente atinge os municípios no que tange as suas realizações, o Calendário Turístico de Paraty manteve mais uma vez sua programação ao realizar o 8º Bourbon Festival Paraty. Este ano,o apesar das dificuldades financeiras no que se refere ao aporte, o evento ocorreu em grande estilo com alto padrão de qualidade visto em sua programação. Foram 30 horas de espetáculos de boa música, inteiramente gratuitos, divididos em 3 palcos ao ar livre no Centro Histórico.
A 8ª edição trouxe atrações internacionais como Dianne Reeves, ganhadora de 5 Gramy e Romero Lubambo, Tony Lindsay, a voz do lendário guitarrista mexicano Santana, Ms Monet que encantou o público e se emocionou ao interpretar canções de Withiney Huston. O swing de Zalon Thompson, muito conchecido pelas turnês que fez ao lado de Amy Whinehouse, contagiou o público do palco Matriz e o consagradíssimo, Eumir Deodato foi a grande sensação do Palco Matriz, no Sábado (21) com seus arranjos inigualáveis.
Este ano o evento teve como novidade o Palco Blues, na Praça da Matriz com programação vespertina, onde se apresentaram Xime Monzon com participação de Flavio Guimarães, Tritono Blues com Fred Sun Walk, no sábado e Flavio Guimarães e Netto Rockfeller com participação de Xime Monzon, Blues Beatles com participação de JJ Jackson no domingo.
Os Palcos de Santa Rita e Matriz velhos conhecidos do público de outros anos também atraíram muitos amantes da boa música à ouvir, The Bad Plus com Joshua Redman, Anthony King com Ms., Walter “Wolfman” Washington, Rosa Passos com Brasilidade Geral, Pau Brasil e Chico Pinheiro, entre outros. Vários estilos, origens e gerações com uma coisa em comum: a alta qualidade musical.
“Estamos muito felizes e orgulhosos de ter feito o melhor Bourbon Festival Paraty de todos os tempos e isso tem um valor redobrado pelo fato de ser um ano tão difícil pela crise no Brasil. Conseguimos fazer isso graças ao apoio da Prefeitura de Paraty, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e da Vivo que nos ajudou com o Patrocínio. Contando ainda com ajuda dos céus, que mandaram a chuva pra longe e tivemos um evento de sucesso” Disse Edgar Radesca da Bourbon Street Produções.
A Prefeitura, através da Guarda Municipal, demonstrou mais uma vez continuar com sua política de ordenamento na área em que o evento acontece, fazendo gestão na organização de ambulantes, privilegiando os vendedores locais, e estabelecendo espaços onde estes pudessem trabalhar, possibilitando assim, uma renda extra para várias famílias paratienses.
Na parte da segurança, a Polícia Militar esteve presente nos três dias com aumento de efetivo dando suporte ao evento em vários locais da cidade, garantindo assim o bom andamento e a tranquilidade dos frequentadores, sem qualquer incidente. Ainda seguindo a política de segurança, a Prefeitura continua por estabelecer horários de término para todos os eventos. Nesta edição, o horário máximo estabelecido foi de 2h da manhã, alinhado com a Polícia Militar, que conta com um efetivo extra vindo de outras cidades especialmente para dar cobertura ao evento.
Para o Secretário de Turismo Wladimir Santander, o Bourbon Festival Paraty atingiu sua maturidade após um grande e rápido crescimento nos últimos anos. “O público, nos últimos três anos se tornou muito maior e mais jovem em sua maioria, o que faz que tenhamos o mesmo cuidado no tratamento que damos ao Festival da Cachaça, Carnaval e Réveillon. A taxa de ocupação hoteleira foi excelente, muito próxima aos 100%. De modo geral, todo o comercio foi contemplado, seja na ponta como pousadas, restaurantes, lojas, agências e transportadoras turísticas ou no seguimento de abastecimento e suporte como postos de gasolina, supermercados,farmácias, sacolões e etc.Isto se traduz na manutenção de empregos, geração de empregos temporários e arrecadação de impostos a serem revertidos para a população.”
No que diz respeito à limpeza pública, embora com a diminuição de servidores que atuam como garis, o trabalho foi realizado a contento. Houve ação de catação de vidros e latas durante o evento e limpeza geral ao seu término, devolvendo aos cidadão a cidade inteiramente limpa no inicio da manhã.
“Ao considerarmos os cerca de 15 mil leitos de nossa rede hoteleira com excelente taxas de ocupação, tivemos aqui, no último final de semana, cerca de 30 mil visitantes únicos durante o evento. Isso movimenta consideravelmente a economia do município em um período de baixa estação, minimizando de maneira importante o impacto da sazonalidade na atividade turística. Foi notório que nesta última edição houve um considerável incremento no volume de visitantes. Já estamos vendo os resultados práticos da Secretaria de Turismo e também da abertura de mais uma importante via de acesso à Paraty – a estrada Paraty-Cunha que liga o litoral fluminense ao Vale do Paraíba e Sul de Minas”, comenta o prefeito Casé.

Veja mais na Revista Receptiva

299956_660411_foto_1_web_

Férias e relax em um dos melhores parques de águas termais do país

Piratuba, no Oeste catarinense, é o destino ideal para quem busca tranquilidade nas férias; e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *