Home / Turismo / Belém pronta para o Círio de Nazaré

Belém pronta para o Círio de Nazaré

06_10_16_cirioRealizada no segundo domingo de outubro, a celebração reúne milhares de fiéis, romeiros e turistas pelas ruas da capital paraense.

Procissão do Círio de Nazaré. Crédito: Diretoria da Festa de Nazaré

Os turistas que desembarcam em Belém (PA) nesta semana podem sentir que a cidade vive um momento especial. A poucos dias de uma das maiores festas religiosas do país, o Círio de Nazaré, a capital paraense se enfeita para celebrar a grande homenageada, Nossa Senhora de Nazaré. A celebração que movimenta a economia na cidade e estimula o turismo está em sua 224ª edição é a mais tradicional festa do estado e é considerada o “natal do paraense”.

Na cidade, as casas e fachadas dos prédios ganham pintura nova para a passagem das procissões que celebram a padroeira dos paraenses. As comemorações têm início já no Aeroporto Internacional de Belém, onde os viajantes são recepcionados com apresentações de grupos de carimbó – dança típica do Pará – e recebem ainda um mix de ervas aromáticas típicas da região. O Círio de Nazaré tem uma programação que se estende durante o ano todo, mas se intensifica na semana que antecede o domingo da grande procissão que chega a reunir mais de dois milhões de fiéis pelas ruas da capital.

De acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará, a taxa de ocupação da rede hoteleira para o Círio 2016 pode chegar a 100% e a expectativa é de que cerca de 80 mil turistas participem da festa. Em 2015, os cinco maiores emissores de turistas foram o Maranhão (15,7%), Ceará (13,6%), Rio de janeiro (11,6%), Amazonas (9,4%) e Bahia (7,1%).

É pelas águas da baía do Guajará, no sábado, que acontece um dos momentos mais bonitos da festa. Levada por um navio da Marinha do Brasil, a imagem é transportada em uma cúpula de vidro para facilitar que ribeirinhos e fiéis possam saudar a santa. O chamado “Círio das Águas” é acompanhado por centenas de barcos, lanchas, balsas e veleiros até a chegada da imagem na Estação das Docas, um dos pontos turísticos da cidade.

 

Trasladação. Crédito: Diretoria da Festa de Nazaré

Ainda no sábado à noite, milhares de pessoas participam da Trasladação, uma procissão que faz o caminho inverso ao realizado no domingo. No trajeto que sai do Colégio Gentil Bittencourt em direção à Igreja da Sé, a imagem da santa segue em destaque sendo homenageada por corais, alunos de escolas e fieis que pagam promessas e agradecem as graças alcançadas. A iluminação das velas levadas em todo o percurso deixa todo o cenário ainda mais bonito.

CÍRIO DE NAZARÉ – Mas é nas primeiras horas do domingo (9) que uma multidão de fiéis e turistas podem sentir o poder da maior festa religiosa do país.  A procissão tem início às 7h, depois da tradicional missa que começa às 5h30 da manhã, em frente à Catedral da Sé, na Cidade Velha. De lá, a Imagem da Virgem segue em procissão até chegar a Praça Santuário de Nazaré.

Durante o percurso, é impossível não se emocionar com a fé presente em cada um dos participantes. Nem mesmo o forte calor, típico da região, é capaz de diminuir a disposição dos devotos em acompanharem a imagem da Nossa Senhora de Nazaré pelo percurso de cerca de 3,6 quilômetros. Levada em uma berlinda, a imagem ganha um manto especial a cada edição da festa. Aliás, a berlinda é puxada por um dos maiores símbolos da festa: a corda.

Ano após ano, milhares de fiéis disputam um espaço para chegar perto e tocar na corda do Círio de Nazaré. Conseguir segurá-la durante todo o percurso é considerado um dos maiores atos de fé e devoção à santa. Após o percurso, os devotos disputam também um pedaço do objeto para levar de recordação e como instrumento de fé. No fim da procissão, os paraenses participam do famoso almoço em família e degustam pratos típicos locais como o Pato no Tucupi e a maniçoba.

INFRAESTRUTURA – O Ministério do Turismo investiu mais de R$ 121 milhões no turismo do Pará, sendo R$ 26,2 milhões em obras de infraestrutura turística da capital Belém. Sinalização turística, revitalização de avenidas, urbanização de orla estão entre os principais investimentos realizados.

Veja mais na Revista Receptiva

IV FIACULT 2017 lhes convida para participar do maior evento de audiovisuais do mundo!

         O FIACULT – Festival Internacional de Audiovisuais do Comércio, Cultura e ...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: