Home / Turismo / Autoridades abrem maior Festival das Cataratas da história

Autoridades abrem maior Festival das Cataratas da história

Edição já é considerada a maior da história com expectativa de receber mais de 7,5 mil pessoas.
  Com a presença de autoridades, profissionais de diversos segmentos do turismo e estudantes, foi aberta oficialmente a décima segunda edição do Festival das Cataratas na noite desta quarta-feira (28). O evento é um dos principais do turismo nacional e deve reunir mais de 7,5 mil participantes em Foz do Iguaçu (PR).
Na solenidade realizada no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, o idealizador e coordenador do Festival, Paulo Angeli, destacou a evolução do evento ao longo de sua história. “Isso mostra a pujança da cidade, da região e, principalmente, da atividade turística como geradora de emprego e renda”, disse. Angeli também lembrou a importância deste ano o Festival ser palco de importantes discussões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre o turismo. “É uma grande honra receber os ministros, que poderão levar as suas impressões sobre os nossos atrativos para todos os cantos do mundo”, completou.
O encontro dos países lusofalantes também foi lembrado pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão. “Este é um ótimo momento para aproveitar e discutir assuntos bilaterais e de cooperação no turismo”, afirmou. O ministro ainda elogiou a hospitalidade do povo paranaense e trouxe números positivos da área, como Boletim de Desempenho Econômico do Turismo (BDET), que apontou um crescimento da atividade de 4,3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2016. Beltrão também adiantou que a partir do próximo mês o Ministério do Turismo começará um forte trabalho de divulgação de destinos do Sul do Brasil. Entre eles, Foz do Iguaçu.
  Darci Piana, presidente do Sistema FECOMÉRCIO-PR, ressaltou que “o Festival tem conseguido reunir grandes parceiros e mostrado o quanto isso é saudável para a economia da região, do estado e do Brasil”. Alexandre Sampaio, presidente do Confederação Nacional do Comércio (CNC), apontou que Foz do Iguaçu tem um grande diferencial por sua integração com os países vizinhos. “O turismo pode ser e vai ser um grande motor de alavancagem para o desenvolvimento do Brasil nos próximos anos”.
Luiz Fernando Vianna, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, reafirmou o compromisso da hidrelétrica com o setor. “Em 2003, Itaipu ampliou a sua missão e colocou, entre muitas coisas, o desenvolvimento do turismo regional. Por isso, somos uma parceira tradicional do evento e continuaremos sendo para que o nosso turismo possa se desenvolver cada vez mais”. Já o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, deu as boas vindas aos participantes e destacou a grande diversidade étnica e cultural existente na cidade. “Aqui temos uma energia diferente, que vem das mais de 80 etnias que aqui habitam”.

Aumento na cota
Durante a abertura do Festival, uma das pautas levantadas foi o aumento US$ 300 para US$ 500 na cota de isenção de impostos de gastos no exterior por via terrestre.  “Pedimos para que o aumento da cota para 500 dólares seja estudado com muito carinho e responsabilidade. Pode ter certeza de que Itaipu é apoiadora desse pleito”, disse Luiz Fernando Vianna, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. O pedido foi reforçado pelo secretário de Esporte e Turismo do Paraná, Douglas Fabrício. “O ministro (do Turismo, Marx Beltrão) é dinâmico e tem força para aumentar essa cota, e ajudar a expandir ainda mais o turismo na região”, solicitou.
Em sua fala, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, se comprometeu a se reunir com outros ministros responsáveis para avaliar uma solução para a pauta. “Quando me dão uma missão, vou atrás de uma solução. Não sei qual o meio, mas pode ter certeza que levarei isso para Brasília. Mais do que discutir a cota, temos também que ter uma região livre de impostos, para gerar empregos e fomentar a economia de nosso país”, finalizou.

Paulo Angeli recebe Medalha de Honra do Estado Palestino

Como forma de reconhecimento ao valoroso trabalho desenvolvido pelo Festival das Cataratas, e coordenador do evento, Paulo Angeli, recebeu uma Medalha de Honra do Estado Palestino. Angeli recebeu a condecoração das mãos do embaixador do Estado da Palestina no Brasil e Decano dos Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben, durante a abertura do evento, nesta quarta-feira (28), no Recanto Park Hotel.
A nobre imagem do Papa Francisco com o Presidente Palestino Mahmoud Abbas expressa o reconhecimento do Vaticano ao Estado da Palestina e o turismo é a forma ideal e duradoura de cooperação e amizade entre os povos por uma Cultura de Paz e de economia solidária.


Troféu Amigo do Festival

Como já é tradição, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no setor, a organização do Festival das Cataratas entregou o Troféu Amigo do Festival a cinco personalidades durante a abertura do evento: Marx Beltrão, ministro do Turismo; Valdir Rossoni, secretário-chefe da Casa Civil do Paraná; Luiz Fernando Vianna, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional; Hussein Bakri, deputado estadual; e Ibrahim Alzeben, embaixador do Estado da Palestina no Brasil.

Programação
Nesta quinta-feira (29), às 14 horas, será aberta oficialmente a Feira de Turismo e Negócios do Festival, na qual mais de 800 expositores, em 209 estandes, irão apresentar o que há de melhor em produtos e serviços de turismo – e outros segmentos relacionados – no Brasil e no exterior. Neste ano, uma das novidades será a presença de um expositor de Angola.

Às 19 horas, começam as atividades do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, o principal técnico-científico do setor. Além disso, a programação reúne outros eventos, como a Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, Salão Mice Cataratas, Salão do Vinho Argentino, Salão Brasileiro de Turismo Termal & SPA, Salão Adventure Cataratas, Salão E-Marketing Cataratas, Salão de Turismo de Compras, Expo Hotel Cataratas, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Arena Gastronômica, além de reuniões, palestras e apresentações focadas no desenvolvimento do turismo no Brasil.

Créditos para as fotos: Jean Pavão/Festival das Cataratas

Veja mais na Revista Receptiva

Beto Carrero World participa da FIT 2017

Maior feira de turismo da América Latina reuniu em Buenos Aires mais de 90 pessoas ...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: