Home / Pet / Alerta de Páscoa: para os cães, o chocolate é um mal que pode ser fatal

Alerta de Páscoa: para os cães, o chocolate é um mal que pode ser fatal

tipos-de-chocolateNo meio de tantos ovos de Páscoa, até os cães acabam tirando uma lasquinha. Mas atenção: é no cacau que se encontra a teobromina, sustância tóxica para os pets.

“Ela estimula o sistema nervoso e age como inibidora das substâncias que regulam o ritmo cardíaco, podendo causar alterações neurológicas, como tremores, além de arritmias, vômito, diarreia e, em casos mais sérios, risco de morte”, diz Maria Carolina Pappalardo, veterinária da UTI Vet Support.

A gravidade da intoxicação vai depender muito da quantidade ingerida pelo cão, do tamanho dele e do nível de cacau presente no chocolate, explica Carla Maion, veterinária nutricionista do hospital PetCare. Por isso, é melhor prevenir e deixar a iguaria dentro da geladeira ou armário. “Dependendo da altura, eles pulam e comem até mesmo com papel”, acrescenta.

Rafael Candura, atendente, de 21 anos, sabe bem disso: “Meus dois cães subiram na mesa e comeram os bombons que estavam lá. Só descobri quando os vi moles, com diarreia e bigodes sujos de chocolate.”

Nesses casos, o melhor é ir ao veterinário. Em até três horas, o vômito pode ser induzido. Depois, não é mais possível extrair o doce e o tratamento é sintomático, alertam as especialistas.

Mas nada de achar que a versão branca está liberada, hein? Por conter muita gordura, pode predispor à pancreatite. O ideal mesmo é enchê-los só de beijos e carinho.

 

Metro

Veja mais na Revista Receptiva

mitos-adestramento-negocios-pet-1200x545_c

Pet Informação – Os mitos sobre o adestramento

Quem não quer ter um pet obediente, que faz suas necessidades no local correto e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *