Home / Saúde & Beleza / Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?

Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?

Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?

Vamos direto ao ponto: Não, não funcionam. Nenhum creme elimina rugas?—?e nem sequer as suavizam. Bom, pelo menos eu não conheço nenhum que faz isso. Desde que comecei notar minhas ruguinhas, nunca consegui exterminá-las, e olha que eu já usei muitos cremes.

O que é a ruga?

As rugas são sinais naturais da pele, que inevitavelmente aparecem conforme os anos passam. Por motivos de estética, a busca por procedimentos que atenuam a presença delas é cada vez maior. Mais eficiente que o tratamento, porém, é a prevenção. Por isso, o ideal é usar protetor solar diariamente e manter uma alimentação balanceada. A ruga é um processo de degradação das células que formam a pele. Se essas células morrem, elas deixam um espaço, que com o tempo vai se ressaltando com a morte de mais células.

Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?

E o que faz um creme anti-idade?

Como vimos, os cremes anti-idade provavelmente não eliminam rugas. No entanto, isso não faz com que eles sejam inúteis. Eles possuem, sim, uma série de propriedades que ajudam a manter a pele bonita e saudável:

  • Uniformiza a tonalidade da pele
  • Estimula a produção de colágeno
  • Restaura a firmeza e a elasticidade da pele
  • Rejuvenesce a pele seca e sem brilho
  • Hidrata, proporcionando maciez
  • Retarda o aparecimento natural das rugas

A maioria dos cremes anti-rugas (assim como algumas maquiagens) vem com substâncias como o retinol (que promete o rejuvenescimento da pele), hidroxiácidos (também responsáveis pelo rejuvenescimento), enzima Q10 (que estimula o crescimento de células novas na pele), além de outras. Porém, ainda não foi provado cientificamente o poder desses cosméticos.

Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?

E o que funciona para eliminar rugas então?

Ruga não se elimina, porém existem tratamentos como a toxina botulínica que ajudam a disfarçá-las. É um medicamento de origem biológica obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. Botox, como todo mundo fala, é, na verdade, a marca registrada de toxina botulínica tipo A do laboratório Allergan. Os médicos usam o botox para suavizar as rugas dinâmicas ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como as da testa e os pés-de-galinha. Para as linhas evidentes quando o rosto está parado (o bigode chinês, por exemplo), há outros recursos, como o preenchimento à base de ácido hialurônico.

No entanto, a toxina botulínica é um método invasivo e não-natural: minimiza rugas porque paralisa o músculo. Tem que ser reaplicada a cada seis meses ou um ano, e torna os músculos cada vez mais flácidos, pois causa atrofia muscular.

A cirurgia plástica é o método mais eficiente (porém altamente invasivo). Existem outros tratamentos que podem ajudar (como por exemplo CO? fracionado). Para conhecer as opções que mais se adaptam ao seu caso, o mais recomendado é sempre buscar um dermatologista.

Qual a melhor forma de prevenir as rugas?

Afinal, cremes anti-idade são eficientes para eliminar rugas?

A melhor forma de prevenir as rugas é começar a cuidar da pele desde cedo: quanto mais cedo começar os cuidados, melhor. Fazer o uso de hidratantes, protetor solar, DMAE, cremes à base de vitamina C; tendo a pele jovem, á a melhor forma da prevenção.

O seu dia a dia se reflete na sua pele. São dois os principais fatores que podem prevenir rugas:

  • Estilo de Vida: Pessoas saudáveis terão pele saudável. É necessário alimentar-se de forma correta, tomar bastante água, fazer exercício regularmente e dormir bem. Uma dieta à base de antioxidantes é capaz de reduzir os sinais da idade da pele. Evitar o açúcar, pois contribui para o envelhecimento da pele.
  • Cosméticos: Sempre usar protetor solar. Também, como vimos, o uso de bons cremes anti-idade funcionam sim na prevenção, e podem ajudar a manter sua pele mais saudável e evitar o surgimentos de novas rugas. Também é necessário ter um cuidado especial com a limpeza da pele: retirar a maquiagem à noite é fundamental para manter a pele saudável.

Por quanto tempo que devo usar um creme para notar seu efeito?

Não adianta começar a usar um produto hoje e querer que ele faça efeito imediatamente. Geralmente, a suavidade e a maciez já são sentidas assim que o hidratante é aplicado. Alguns ativos que podem estar presentes nas fórmulas, como as vitaminas C e E, o DMAE e outros podem demorar até um mês para agir. O ideal é que você use o mesmo produto por pelo menos 3 meses. Por outro lado, existem substâncias que se usadas por muito tempo podem gerar efeitos colaterais, ou então podem não fazer mais efeito. Nesses casos, é importante mudar o tratamento.

Enfim, minha intenção é a de deixar bem claro que existem muitas propagandas enganosas e que não existe nenhum produto que elimine as rugas, o que não tira totalmente o mérito dos cremes anti-idade.

fonte:belezaesaude.com

 

Veja mais na Revista Receptiva

Argentina presente no Festival JPA

O Ministério do Turismo da Argentina, por meio do Instituto Nacional de Turismo (Inprotur), estará ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *