Home / Vinhos e Vinícolas / ABE comemora o desempenho dos vinhos nacionais em 2016

ABE comemora o desempenho dos vinhos nacionais em 2016

Produtos brasileiros somam 338 premiações em mais de 20 concursos internacionais realizados neste ano

No que se refere à promoção do vinho brasileiro, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) encerra 2016 erguendo 338 brindes em comemoração às premiações recebidas por produtos nacionais no decorrer do ano. Foram 168 medalhas de Ouro, 115 de Prata e 22 de Bronze – além de 33 diplomas com variados reconhecimentos – oriundos de mais de 20 concursos internacionais. Desde 1995, quando a entidade começou o trabalho de centralização e envio de amostras aos concursos, 3.371 vinhos e espumantes levaram o nome e os terroirs do Brasil a países de diversos continentes, destacando o potencial da produção nacional.

De acordo com o presidente da ABE, enólogo Juliano Perin, a atividade de promoção do vinho brasileiro envolve trabalho e dedicação intensos. “Auxiliamos as vinícolas a participarem dos concursos e apostamos na constante qualificação dos enólogos, sempre em busca de aperfeiçoamentos para o setor vitícola. O resultado desse empenho se reflete no número de premiações, mostrando que estamos no caminho certo”, comemora.

Além de amostras, o Brasil também marca presença em importantes concursos internacionais com a participação de enólogos como degustadores, o que para Perin também simboliza uma conquista. “A presença de especialistas brasileiros em concursos internacionais demonstra que não só a qualidade da nossa produção tem potencial como temos profissionais capacitados e reconhecidos pelo trabalho que desenvolvem junto ao mundo dos vinhos”, comenta o presidente da ABE.

Os concursos Vinalies Internationales e Effervescents du Monde, ambos da França, e o concurso International Wine Challenge, de Londres, são alguns dos grandes eventos nos quais os produtos brasileiros brilharam entre os destaques. Mas um dos eventos mais importantes foi o 8º Brazil Wine Challenge, realizado pela ABE e pela revista Adega, que concedeu 114 medalhas a vinhos e espumantes nacionais.

E as perspectivas da ABE para 2017 continuam com foco na capacitação do enólogo e na promoção do vinho brasileiro. “Uma nova diretoria vai assumir a associação, liderada pelo enólogo Edegar Scortegagna, que pretende dar continuidade ao que a entidade já fez e deu certo, bem como conceder um olhar diferenciado e atento para as ações que nos dispusermos a promover”, finaliza Perin.

 

Sobre a ABE

Em quatro décadas de atuação, a ABE mantém trabalho e dedicação vigorosos em prol da qualificação dos enólogos, além de assumir o importante papel de romper barreiras na promoção do vinho brasileiro.

Com agenda viva e abundante, a ABE cruzou 40 safras realizando cursos, palestras, visitas técnicas, degustações temáticas, grandes eventos como o Brazil Wine Challenge (único no Brasil com chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho e da União Internacional de Enólogos), o Concurso do Espumante Brasileiro, o Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia e a Avaliação Nacional de Vinhos – além da publicação anual Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. Desse modo, a entidade leva os vinhos e espumantes brasileiros para todos os continentes, ampliando a visibilidade da produção nacional, hoje repleta de medalhas.

 

Fotos: Jeferson Soldi –  Fonte: ConceitoCom

Veja mais na Revista Receptiva

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

Programa de apenas um dia, desenvolvido com elevado profissionalismo. Transporte confortável, horários cronometrados, visitas programadas. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *