Home / Coisas do Dia a Dia / 9 habilidades que tornam um funcionário indispensável

9 habilidades que tornam um funcionário indispensável

super-funcionario-carreiraGerenciar bem o tempo e se relacionar com clientes são capacidades consideradas importantes pelos gestores.

Encontrar um emprego no meio da crise econômica atual é difícil, mas algumas habilidades podem destacar um candidato em um processo de admissão. Essas habilidades, muitas vezes, não estão relacionadas especificamente com a profissão, mas sim com a forma de lidar com o ambiente de trabalho e com a equipe. De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, um quarto de todos os cargos abertos não foram preenchidos ainda porque os candidatos não demonstravam algumas capacidades importantes. As habilidades de que os empregadores mais sentem falta em seus funcionários são gerenciamento de tempo, relacionamento com clientes e capacidade de trabalhar como parte de uma equipe.

Além dessas, o site Business Insider listou as nove habilidades que tornam um funcionário indispensável no ambiente de trabalho e que chamam a atenção dos recrutadores.

1. Gerenciamento do tempo
Gerenciar bem o tempo no escritório e a capacidade de priorizar as tarefas pode parecer algo simples, mas os empregadores dizem que essa habilidade falta em quase metade (47%) dos funcionários. Gerenciar bem o tempo melhora a sua produtividade e eficiência, além de poder te poupar de fazer horas extra.

+ “As quatro lições que aprendi me esforçando para sair do trabalho todos os dias às 17h”

+ 7 hábitos para nunca mais perder tempo no trabalho

2. Relacionamento com clientes
Pelo menos 39% dos empregadores disseram que essa é uma das habilidades que mais faz falta no ambiente de trabalho. Essa capacidade pode ser útil para qualquer um que trabalha em contato com outras pessoas e definitivamente pode ajudar na relação com seus colegas de trabalho e com o chefe.

3. Trabalhar como parte de uma equipe
Ser um bom funcionário tem muita relação com saber trabalhar em equipe e ter um bom relacionamento com os colegas. Mesmo assim, os chefes afirmam que 33% dos funcionários não sabem trabalhar bem como parte de um time. Trabalhar em equipe envolve muitas habilidades cruciais para um bom líder, como saber ouvir os problemas dos colegas, respeitar suas opiniões, ser persuasivo e ter a capacidade de influenciar as pessoas.

+ Sua equipe parece infeliz? Veja como resolver o problema sem gastar dinheiro

4. Gerenciar os sentimentos
No ambiente de trabalho, é crucial controlar suas emoções e não deixar que atrapalhem seu desempenho. Além disso, é importante saber gerenciar os sentimentos dos companheiros. Dos empregadores que participaram da pesquisa, 32% disseram que seus funcionários precisam desenvolver melhor essa habilidade.

+ 4 passos para se acalmar antes de surtar no trabalho

5. Influenciar os outros e motivar a equipe
Persuadir e influenciar colegas, assim como gerenciar e motivar a equipe, são habilidades que faltam em mais de 30% dos funcionários. Além de melhorar seu desempenho no trabalho, essas habilidades são importantes para você desenvolver o verdadeiro espírito de liderança.

6. Habilidade de vendas
Obviamente, isso é extremamente importante para profissionais de vendas, mas dominar essa habilidade pode ser crucial também para quem trabalha em outras áreas. Isso engloba desde apresentar bem uma ideia e defendê-la até saber “se vender” em uma entrevista de emprego. De acordo com o estudo, 25% dos funcionários precisam desenvolver melhor essa capacidade.

7. Treinar novos empregados
Ao longo de sua carreira, provavelmente você terá que treinar novos funcionários e profissionais mais jovens. Ensinar nem sempre é uma tarefa fácil, mas pode melhorar sua imagem com o chefe. Dos empregadores questionados, 22% disseram essa era uma habilidade que faltava em seus funcionários.

8. Estabelecer metas
Escolher objetivos claros e planejar recursos é outra habilidade que os chefes consideram importante, mas que 22% dos funcionários não demonstram. Isso significa estabelecer metas não só para você mesmo, mas também para os colegas.

9. Fazer discursos e apresentações
Para se vender com sucesso em uma entrevista de emprego, ou fazer uma apresentação aos superiores, saber se comunicar de forma clara e concisa é uma habilidade imprescindível no ambiente de trabalho. No entanto, 16% dos empregadores disseram que seus subordinados precisam melhorar seu desempenho nesse quesito. Viu?

 

 

POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE

 

 

 

 

Veja mais na Revista Receptiva

Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços

Se você está com os cabelos quebradiços e danificados, esse artigo é para você! Confira ...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: