Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos soma muitos cases de sucesso nos setores de eventos e turismo. Em três décadas de atividades, soma mais de 1.000 realizações, cerca de 330 a cada ano, quase um por dia. Mas não dorme sobre os louros, mantendo-se antenada aos novos tempos.

 

Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos: criada no Dia da Mentira

 

O 1º de abril é tido no mundo todo como o Dia da Mentira. Assim, decisões são antecipadas ou postergadas para evitarem a coincidência. Até mesmo uma revolução no Brasil fugiu desta sina: consolidada naquela data, sempre comemorada como tendo acontecido em 31 de março.

Entretanto, no ano de 1988, duas jovens empreendedoras da Cidade de Gramado, situada em plena Serra Gaúcha, a região de montanhas localizada a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, não levaram em conta esta tradição ao criar uma pequena empresa promotora de eventos.

Assim, nasceu a Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, reunindo as experiências de Marta Rossi e Sívia Zorzanello. Até então, duas executivas de grande sucesso deste setor, até então trabalhando como empregadas de nomes já tradicionais do forte turismo naquela região.

Se, naqueles primeiros momentos, enquanto dedicavam-se a planejar, organizar, promover e desenvolver iniciativas de terceiros, sonhos maiores formavam-se em suas mentes inquietas. Não demorou muito, deram à luz criações de um pioneirismo reconhecido até os dias de hoje.

 

Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência
Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos — A empresa nasceu reunindo experiências de Marta Rossi e Sívia Zorzanello, executivas de sucesso no setor de organização de eventos, até então trabalhando como empregadas de marcas tradicionais da hotelaria da Serra Gaúcha

 

Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos: pioneirismo reconhecido

 

Como a Cidade de Gramado já sediava o Festival de Cinema e o Festival de Publicidade, os mais importantes do Brasil, era hora de ampliar o leque com um Festival de Turismo. Nascia assim o Festival de Turismo de Gramado, logo reconhecido pelo simpático acrônimo Festuris.

Como a vizinha Cidade de Canela não poderia ficar sem uma promoção de igual dimensões, as duas criaram uma festa voltada à promoção de uma guloseima bastante comum por aquelas bandas: chocolate. Nascia a Festa Nacional do Chocolate, logo popularizada como Chocofest.

E não deu outra: Festuris e Chocofest tornaram-se ícones no País e reconhecidos no exterior. O primeiro transformou-se na melhor plataforma de negócios do segmento em toda a América Latina. A outra, na maior festa relacionada ao período da Páscoa em todo o território nacional.

Esta promoção, depois de um período sem acontecer, passando por restruturação de objetivos e propostas, retornou agora. Realizada na Cidade de Nova Petrópolis, recuperou seu frescor, atraindo visitantes do entorno, de diversos pontos dos pampas gaúchos e de outros Estados.

 

Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência
Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos — A Cidade de Gramado já sediava o Festival de Cinema e o Festival de Publicidade, os mais importantes do Brasil. Era hora de ampliar o leque e, em 1989, nasceu o Festival de Turismo de Gramado, logo reconhecido por Festuris

 

Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos: portfólio inigualável

 

Comemorando três décadas de operação — feito incrível entre nós, quando praticamente 90% de pequenos negócios morre antes de completar um ano de atividades —, além destas marcas próprias, a Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos conduz outros sucessos similares.

Um dos mais significativos é o Aluno Nota 10, espécie de Oscar da educação fundamental da Cidade de Gramado. Outro é o Encontro Nacional de Empresas Familiares — Enef, reunindo os melhores cases de governança corporativa desta importante parte da economia brasileira.

Outro é o Congresso Brasileiro de Carvão Mineral — CBCM, voltado a divulgar as melhores práticas de exploração sustentável e aproveitamento total desta grande riqueza. Ele acontece anualmente, sempre na Cidade de Criciúma, situada no Sudeste do Estado de Santa Catarina.

Mais: Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto — Ibracon; Conferência Brasil Sul da Indústria de Ovos — Conbrasul; Convenção Nacional da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil — Anfip; e outros.

 

Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência
Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos — Dentre as diversas promoções organizadas pela empresa, talvez a mais significativa seja a Aluno Nota 10, espécie de Oscar da educação fundamental da Cidade de Gramado, a cada ano premiando os melhores alunos de cada série

 

Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos: mercado da tecnologia

 

Há dois anos, criou o Gramado Summit, voltado ao emergente mercado de tecnologia, num formato de imersão voltado à concretização de negócios. Agora mesmo, está à frente de um inovador Fórum Gramado de Estudos Turísticos, voltado a tratar o turismo como ciência.

Em três décadas, são mais de 1.000 eventos, média de 330 a cada ano, quase um por dia. Diante destes números, Marta Rossi e Sílvia Zorzanello jamais imaginariam o alcance da decisão das duas ao final da década de 1980, período conturbado na economia brasileira.

Elas foram decisivas na profissionalização do turismo tanto na Cidade de Gramado quanto na Região das Hortênsias, Serra Gaúcha e Estado do Rio Grande do Sul. Aliás, bem mais, pois o trabalho desta dupla é reconhecido, inclusive, nos mais renomados mercados internacionais.

Infelizmente, o destino não permitiu a Sílvia Zorzanello assistir esta frutificação das sementes plantadas tanto tempo atrás. Apesar de lutar bravamente contra um câncer, desconhecido por todos com os quais convivia profissionalmente, escondido por eterno sorriso, partiu em 2009.

 

Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência
Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos — Imagem eterna de Sílvia Zorzanello, à direita, ao lado da sócia Marta Rossi, na inauguração do painel de homenageados pela Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, na entrada do pavilhão do Sierra Park

 

Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos: hora da renovação

 

Seu legado agora é defendido pelo filho, Eduardo Zorzanello. Ele, ao lado da outra fundadora, Marta Rossi, e do filho desta, Marcos Rossi, empreende contínuos esforços para levar adiante os produtos tão bem trabalhados ao longo de tempo, mesmo frente a cenários desanimadores.

Para este ano, a empresa prepara algumas ações comemorativas desta data única. Uma delas é o lançamento de um livro resumindo a trajetória entre 1998 e 2018. Anunciou a reformulação de suas marcas e concentra forças na edição 30 da sua mais conhecida e badalada realização.

A edição 30 da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris vem sendo trabalhada para marcar definitivamente o sonho iniciado sem pretensões, mas transformado em sucesso inquestionável pelo esforço de empreendedores brasileiros crentes no sucesso desta Nação.

 

Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência
Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos — Marcos Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello empreendem contínuos esforços para levar adiante produtos tão bem trabalhados ao longo das últimas três décadas, mesmo frente a cenários realmente bem desanimadores

 

Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos: legado empresarial

 

Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência

“Chegar a 30 anos é momento histórico. Nos emociona demais. Sempre digo: na vida não podemos parar de sonhar. Assim, criamos o Gramado Summit, reeditamos a Chocofest e vamos realizar uma Festuris à altura do prestígio alcançado por ela nestas três décadas.”

Marta Rossi
Fundadora e diretora da Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos

 

• • •

 

Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência

“A empresa transformou-se em incubadora de ideias, gerando negócios para o crescimento econômico e social da comunidade. Tenho orgulho em dar andamento ao trabalho da minha mãe. Gostaria de ver minha filha seguindo esta trilha, ao lado das filhas do Marcus Rossi.”

Eduardo Zorzanello
Diretor da Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos

 

• • •

 

Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência

“Sem sombra de dúvidas, nosso sucesso está em trazer frutos positivos e permanentes para a comunidade na qual estamos inseridos, com ações e eventos criados ou apenas organizados por nós. Esta é a veia empreendedora traçada por minha mãe e Sílvia Zorzanello há 30 anos.”

Marcus Vinícius Rossi
Diretor da Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos

 

• • •

 

Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência

“Para o Estado do Rio Grande do Sul, a Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos é um marco atraindo atenção mundial, permitindo apresentar potencialidades de nossas 27 regiões turísticas e impulsionar este setor, tão decisivo para as economias mais modernas do planeta.”

José Ivo Sartori
Governador do Estado do Rio Grande do Sul

 

• • •

 

Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência

“Três décadas de dedicação ao turismo é motivo de sobra para comemorar e exaltar o trabalho desta empresa séria e comprometida com nosso setor. Inovou o modelo de eventos e tornou-se referência em uma organização voltada a um modelo internacional de turismo com qualidade.”

Guilherme Paulus
Presidente do Grupo GJP Hotéis & Resorts

 

• • •

 

Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência

“Empreender no Brasil está restrito a profissionais munidos de doses extraordinárias de garra e competência. São abnegados assumindo a tarefa de gerar emprego e renda, contribuindo para o crescimento do País. Fazer isso durante 30 anos não é mesmo para qualquer um. Parabéns!”

Alexandre Sampaio
Presidente Federação Brasileira Hospedagem Alimentação — FBHA

 

• • •

 

Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência

“Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimento mostrou, em 30 anos de história, competência e profissionalismo. Eventos como a Chocofest comprovam o sucesso alcançado. Fico orgulhoso da minha Cidade de Nova Petrópolis ter entrado no radar destes incansáveis empreendedores.”

Régis Luiz Hahn
Prefeito da Cidade de Nova Petrópolis

 

• • •

 

Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência

“Minha Cidade de Gramado agradece e reconhece a participação da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos no desenvolvimento do turismo. Esperamos por novas parcerias com esta empresa inovadora, capaz de agregar a tradição de 30 anos com inovação e sustentabilidade.”

João Alfredo Bertolucci
Prefeito da Cidade de Gramado

 

• • •

 

Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência

“Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos vem promovendo a Serra Gaúcha em âmbitos regional, estadual, nacional e internacional. Sediamos a Festuris uma vez e a Chocofest por vários anos. Quem sabe, ganharemos um novo evento criado por estres grandes realizadores.”

Constantino Orsolin
Prefeito da Cidade de Canela

 

• • •

 

Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência

“Acompanhei de perto o trabalho da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos nestes 30 anos. Ela é um marco divisor no turismo da Cidade de Gramado, tendo sido fundamental na nossa promoção como destino turístico para o mercado nacional e internacional. Parabéns!”

Pedro Bertolucci
Empresário e ex-prefeito da Cidade de Gramado

 

• • •

 

Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência

“Trabalhava com Marta Rossi e Sílvia Zorzanello quando me revelaram a vontade de abrir uma empresa de eventos. Tenho orgulho de ter incentivado as duas naquele momento, uma delas minha esposa. E mais ainda agora, quando nosso filho Eduardo leva adiante o legado da mãe.”

Enoir Zorzanello
Conselheiro da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos

 


 

A repetição da expressão “Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos”, e outras mais, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

O post “Empresa criadora da Chocofest e Festuris chega aos primeiros 30 anos de existência” não é trabalho científico, podendo apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.

Matéria publicada originalmente no site turismoria.com.br, sediado na Cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, e republicada pelo Jornal Passaporte, sediado na Cidade de Belém, capital do Estado do Pará, sendo editado a partir da Cidade de Portalegre, no Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.

Veja mais na Revista Receptiva

Lançada calculadora para viabilizar projetos fotovoltaicos

Plataforma digital aberta ao público serve para simular o financiamento de um sistema de geração ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *