Home / Saúde & Beleza / Os Benefícios do Tomate

Os Benefícios do Tomate

O tomate, fruto arredondado e de cor vermelha, é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres.

Benefícios do Tomate

O tomate está associado a índices reduzidos de câncer de pâncreas, cervical e próstata. Ele protege o organismo de infecções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares. Ele age como desinflamatório, sendo também muito benéfico para a atividade cerebral.

O suco de tomate puro servido com salsa ajuda a dissolver cálculos renais. Além disso, é ótimo para combater as infecções e exerce efeito antisséptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos.

Valor Nutricional

  • Ácido alfa-lipóico
  • Licopeno
  • Colina
  • Ácido fólico
  • Betacaroteno
  • Luteína

O tomate contém quantidades de vitaminas (A, complexo B e C), além devsais minerais (ácido fólico, potássio e cálcio).

Licopeno

Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.

O licopeno é um carotenoide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.

Por ser um carotenoide, o licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente azeite de oliva extra-virgem processado a frio.

Tomates cozidos são bem melhores!

Benefícios do Tomate

O calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Sendo assim, capriche nos molhos e sopas de tomate.

É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas… fique de olho nos rótulos e observe bem os outros ingredientes, assim como o teor de calorias e sódio.

Quais são os tipos de tomate?

Benefícios do Tomate
  1. Tomate Carmem: esse tomate é grande e firme e é a variedade mais consumida no Brasil. Tem a vantagem de durar bastante tempo antes de estragar, mas como é muito aguado, não é muito indicado para molhos. Dê preferência a ele na hora de fazer saladas ou para recheá-lo.
  2. Tomate Italiano: é o tomate ideal para fazer molhos, já que é mais carnudo e tem menos água e sementes. Além disso, ele tem gosto doce e forte, mas estraga mais rapidamente que outras variedades.
  3. Tomate Débora: menos ácido que o tomate Carmem, mas tem mais sementes que o Italiano. É um tipo de tomate bastante coringa, podendo ser usado em saladas, molhos e até para fazer tomate seco. Mas é preciso ter cuidado, já que ele tem bastante água.
  4. Tomate Holandês: é vendido em ramos e sua apresentação é ótima para enfeitar a mesa. Na hora de comprar, é importante ver se os ramos ainda estão verdes, já que os ramos marrons indicam que o tomate está passado. Com sabor mais adocicado e pouca acidez, é indicado para saladas, molhos e pratos quentes como risotos.
  5. Tomate Caqui: esse tipo de tomate é bem grande e vermelho e seu sabor é marcante e adocicado. Ele é muito indicado para saladas e vinagrete, mas não fica muito bem em molhos.
  6. Tomate Cereja: é um tomate pequeno e adocicado. Ele é refrescante e aguado, sendo ideal para saladas, aperitivos, massas e risotos, mas não funciona bem em molhos (além de dar muito trabalho pelo seu tamanho reduzido).
  7. Tomate Sweet Grape: parece um tomate Italiano em miniatura e é bastante carnudo. Esse tipo de tomate parece uma uva e é bem doce, daí vem o seu nome. É ideal para pratos frios, combinado com ervas e queijos. Mas é melhor evitá-lo em molhos e sucos.

Consumo do Tomate

Versátil e saudável, o tomate pode ser consumido cru, em molhos ou desidratado (tomate seco). Para obter seus benefícios de proteção à saúde, é recomendado o consumo de pelo menos uma unidade média de tomate ao dia (aproximadamente 100g) ou então seis unidades de tomate do tipo cereja por dia. Para aumentar a biodisponibilidade de licopeno no tomate cru, consuma o tomate com um pouco de azeite de oliva.

O tomate convencional é conhecido por conter muito agrotóxico, então, sempre dê preferência para consumir o orgânico.

Benefícios do Tomate

Suco de Tomate

Outra maneira de consumir o tomate é na forma de suco. Ele é refrescante e muito nutritivo. E pode ser uma ótima opção para substituir os refrigerantes e as bebidas açucaradas, que engordam e não trazem benefícios. É rico em vitamina K, vitamina A, ferro, cálcio, manganês, magnésio, vitamina C e potássio.

Para fazer o suco de tomate, você vai precisar de:

 

  • 2 tomates orgânicos maduros
  • ½ copo de água
  • manjericão fresco a gosto
  • 1 pitada de sal e pimenta
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

O Tomate e a Beleza

Benefícios do Tomate

O tomate é refrescante, tonificante e auxiliar da circulação sanguínea, além de aliviar as queimaduras do sol. Ele pode ser aplicado no rosto para restaurar sua acidez relativa depois de um tratamento de limpeza. Para aqueles com pele oleosa, podem aplicá-lo todos os dias. Já para aqueles com peles secas, apenas uma vez por semana. O suco do tomate combate a caspa e a queda de cabelo.

No tratamento contra a acne o tomate pode ser utilizado como uma máscara:

  • 1 tomate bem maduro triturado
  • 1 colher de sopa de iogurte natural

Misture bem e aplique sobre o rosto já limpo e seco. Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem

E você, gosta de tomate? Qual é a maneira preferida de consumir?

Veja mais na Revista Receptiva

O que um bom banho pode fazer pelo seu bem-estar?

O banho diário é uma ótima oportunidade para recuperar sua energia. Ele ajuda a aliviar ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *