Home / Saúde & Beleza / 5 Usos da Água Oxigenada

5 Usos da Água Oxigenada

O peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada (H₂O₂), é um ingrediente barato e versátil. Ela é desinfetante, branqueadora e antisséptica, o que permite uma série de usos interessantes. Existem algumas controvérsias do uso da água oxigenada: tem pessoas que usam para muitas coisas estranhas, de forma inadequada e excessiva, e acabam prejudicando a própria saúde. É muito importante considerar que a água oxigenada nunca deve ser usada em grandes quantidades, pois pode se tornar tóxica.

Confira aqui 5 maneiras de usar a água oxigenada de maneira segura:

1. Limpar Feridas com Água Oxigenada

5 Usos da Água Oxigenada

Em casa, no colégio e em muitos centros médicos se utiliza a água oxigenada para limpar e desinfetar pequenas feridas; para este tipo de casos, a fórmula recomendada contém apenas por volta de 5% (ou menos) de água oxigenada.

Em lesões pequenas, pode-se umedecer um pedaço de algodão com a solução e depois aplicar suavemente na região afetada.

2. Higienização das Escovas de Dente com Água Oxigenada

5 Usos da Água Oxigenada

Uma maneira de manter as escovas de dente de sua casa livre de bactérias, fungos e outros germes é limpá-la com uma solução de água oxigenada.

Faça uma mistura 50/50 de água comum e a oxigenada, coloque em um recipiente junto com as escovas, aguarde alguns minutos, enxágue e seque-as bem. Assim, você obterá escovas limpas e livres de germes.

3. Limpar a Esponja de Lavar Louças

5 Usos da Água Oxigenada

A esponja utilizada para lavar louça é um dos objetos domésticos que mais acumulam germes e bactérias. É difícil mantê-la higienizada devido a fatores como seu uso frequente e o tipo de material utilizado em sua fabricação.

Também nesse caso, “lavar” a esponja com água oxigenada é uma boa opção. Para isso, misture uma parte de água oxigenada e uma parte de água morna em uma vasilha. Em seguida, deixe a esponja de molho por cerca de 15 minutos.

4. Retirar Manchas de Vinho e Sangue

5 Usos da Água Oxigenada

Retirar manchas de vinho e sangue é difícil, mas pode se tornar mais simples se você utilizar o peróxido de hidrogênio. A água oxigenada a 10% de concentração é ideal para a tarefa. Despeje-a diretamente sobre a mancha e deixe agir por cerca de cinco minutos.

Em seguida, esfregue a peça com as mãos ou com a ajuda de uma escovinha macia. Por fim, enxágue em água fria. Pode ser que você precise repetir o processo para obter um resultado satisfatório.

5. Clarear as Unhas Amareladas

5 Usos da Água Oxigenada

 

O uso frequente de esmaltes, principalmente os escuros, pode acabar deixando as unhas com um aspecto amarelado.

Para acabar com o problema, molhe um pedaço de algodão na água oxigenada e esfregue-o sobre as unhas manchadas. Com algumas aplicações o amarelado vai desaparecendo.

Cuidado com o Excesso de Água Oxigenada!

Muitas pessoas usam a água oxigenada como enxaguante bucal, para clarear os dentes, mas sem a orientação de um profissional. Porém esse uso pode pode desregular o funcionamento dos linfonodos (íngua) levando a uma multiplicação das células de defesa do corpo. É como se estivéssemos provocando um processo inflamatório e fazendo com que nosso corpo ative os seus sistemas de defesa, que pode levar ao aparecimento de inchaço e vermelhidão.

Segundo estudo, durante o processo de clareamento foram gerados radicais livres no corpo das pessoas que passaram pelo experimento. Os radicais livres são responsáveis pela perda de células saudáveis por meio de processos de oxidação. O mesmo processo inflamatório pode ser originado em casos de uso indiscriminado da água oxigenada em ferimentos. Por isso, cuidado quando for usar a água oxigenada como enxaguantes bucais ou gargarejos.

Veja mais na Revista Receptiva

refri

Organização Mundial da Saúde pede que governos aumentem impostos sobre bebidas açucaradas para combater a obesidade

A OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu nesta terça-feira (11) aos governos que aumentem os ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *