Home / Saúde & Beleza / Você costuma subir escada?

Você costuma subir escada?

Sempre que você olha uma escada na sua frente, aposto que dá aquela preguiça e você acaba pegando o elevador, não é? Ultimamente, quando tenho oportunidade, sempre uso a escada. Na verdade, comecei a observar muito como as pessoas não costumam usar as escadas mesmo: tem pessoas pegando o elevador para subir apenas 1 andar(!)

Se você está sedentária e quer mudar seu estilo de vida, comece pela escada! É um exercício simples, pode ser feito a qualquer hora e lugar e você não perde tempo. Atividades cotidianas corriqueiras como subir escadas, podem ajudar você a sair do sedentarismo e deixar seu dia mais ativo. Não deixe de aproveitar essa oportunidade para se movimentar!

Aliás, integrar o exercício ao longo do dia (ao invés de passar o dia sentado, para somente no fim do dia ir para a academia) é o maior segredo de longevidade, comprovado por estudos.

Porque você deve aproveitar e subir as escadas?

Você costuma subir escada?Subir escadas é uma atividade aeróbica muito eficaz para trabalhar os músculos das pernas, queimar gorduras e gastar energia. Estimula a quebra de moléculas dos macronutrientes dos alimentos consumidos, ajudando a eliminar a gordura armazenada no corpo. Também melhora a frequência cardíaca e a capacidade pulmonar.

 

Além de auxiliar na redução de peso, traz efeitos positivos na saúde a curto, médio e longo prazo. Ajuda a reduzir problemas cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer, proporcionando energia e vitalidade.

Além disso tudo, você já mediu o tempo que leva? Te desafio a medir e garanto que você vai se surpreender: muitas vezes é bem mais rápido ir de escada do que ficar esperando o elevador. Teste e comprove.

Mais Benefícios de subir e descer escada
  • Os resultados para sua saúde são demonstrados rapidamente
  • Melhora a saúde cardiovascular
  • Evita ganho extra de peso
  • Subir escadas não requer habilidades especiais, treinamento e não tem custo, pode ser feito em qualquer lugar
  • Melhora a condição física, afina a cintura e diminui a pressão sanguínea
  • Fortalece os músculos e melhora a condição pulmonar

E descer escadas, também é bom?

Sempre surge essa dúvida. As duas alternativas, subir e descer, são benéficas. Mesmo assim, não trabalham os mesmos músculos. Por isso, o recomendável é fazer as duas!

As pernas ficarão mais torneadas, a cintura mais fina, adquirindo preparo físico e disposição no dia a dia. Ao contrário do que parece, descer escada também oferece muitos benefícios. Na subida, glúteos e quadríceps são trabalhados, enquanto que ao descer, os quadríceps trabalham controlando o impacto da gravidade. As duas atividades devem ser exercidas de maneira que os músculos sejam tonificados igualmente nos dois lados do corpo.

Você costuma subir escada?Como praticar?

Gostou da dica e quer incluir a escada na sua lista de exercícios físicos? Comece subindo de um em um degrau, sempre apoiando todo o pé no degrau, abdômen contraído, postura ereta e concentração no movimento para não sobrecarregar a coluna. Depois de algumas semanas, se você achar que há necessidade de potencializar o movimento, suba de dois em dois degraus, ou aumente a velocidade, isso aumentará a contração muscular, auxiliando a definição das pernas e bumbum. Ao ampliar o movimento, o exercício irá trabalhar o bumbum de maneira bem parecida ao agachamento.

Se você achar que são muitos andares, suba de elevador até um andar mais próximo e siga de escada. Vá progressivamente aumentando o número de andares caminhados.

Continua sem querer acreditar nos efeitos da escada? Experimente incorporar a atividade pelo menos três vezes por semana dentro da sua rotina até adquirir o hábito, depois incorpore sempre que for possível.

Não deixe de subir escada sempre que tiver a oportunidade, sua saúde agradece!

Fonte e fotos:https://belezaesaude.com

Veja mais na Revista Receptiva

Chocolate faz bem?

 Muita gente se pergunta se o chocolate faz bem pra saúde. Será possível que algo ...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: