ENBRAV Turismo

Enbrav 2019 Serra Gaúcha exibe atrativos diferenciados a agentes de viagem do Brasil

Enbrav 2019 Serra Gaúcha supera expectativas mais otimistas. Apoio de empreendedores do turismo da região foi decisivo para realização do evento. Profissionais da mídia especializada de todo o País — modernos influenciadores digitais e jornalistas de Turismo — atestaram sucesso.

Enbrav 2019 Serra Gaúcha: nasce dos 10 anos da Revista Receptiva

O Enbrav nasceu da busca por um grande evento, capaz de fechar com chave de ouro a série de promoções acontecidas ao longo dos meses de 2018, em comemoração pelos primeiros 10 anos da revista Receptiva, pertencente a dois empreendedores: Iva Volpini e Claudir Benini.

Baseados na Cidade de Bento Gonçalves, ícone do turismo da Serra Gaúcha, belíssima região de montanhas ocupando boa parte da região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, eles desenvolvem outro importante veículo de comunicação regional, o Jornal Cidades da Serra.

Não sei como arranjam tempo para a vida pessoal, pois o portfólio de negócios relacionados ao dois é ainda maior. Uma rádio Web, em estágio experimental, pode ser acompanhada em todo o Brasil a partir de um aplicativo de celular. Há, também, uma agência de propaganda.

O Enbrav nasceu da busca por grande evento capaz de fechar com chave de ouro as promoções acontecidas ao longo dos meses de 2018, em comemoração pelos primeiros 10 anos da revista Receptiva, pertencente a dois empreendedores: Iva Volpini e Claudir Benini

Enbrav 2019 Serra Gaúcha: realização de Iva Volpini e Claudir Benini

O evento saiu do papel e tornou-se realidade pelas capacidades de mobilização e realização de ambos, e o patrimônio de prestígios pessoal e profissional somado ao longo da última década com o empresariado da região e também fora dela — como exemplo, no Estado de São Paulo.

A primeira edição teve suas atividades distribuídas pelo Município de Bento Gonçalves e pelo Município de Garibaldi — esse, outro importante polo de turismo da Serra Gaúcha —,  tendo foco em produtos e serviços resultantes do enorme empreendedorismo das populações locais.

O sucesso da iniciativa propagou-se Brasil afora, nascendo tratativas para repeti-la em outros pontos do País. Exemplos: Cidade de Cuiabá, capital do Estado do Mato Grosso, e Cidade de Nísia Floresta, no litoral Sul do Estado do Rio Grande do Norte — isso, apenas para começar.

O sucesso do Enbrav propagou-se Brasil afora, nascendo tratativas para repeti-la em outros pontos do País. Exemplos: Cidade de Cuiabá, capital do Estado do Mato Grosso, e Cidade de Nísia Floresta, no litoral Sul do Estado do Rio Grande do Norte

Enbrav 2019 Serra Gaúcha: segunda edição do evento neste ano

A primeira beneficiada foi a Cidade de Porto Seguro, ícone na atração de turistas localizada na Costa do Descobrimento, litoral Sul do Estado da Bahia. E o Enbrav 2019 Porto Seguro desenvolveu-se durante uma semana, no último mês de agosto, com resultados excepcionais.

Como a intenção dos organizadores é fazer pelo menos dois a cada ano, mas mantendo um sempre no entorno de onde atuam profissionalmente, agora em novembro desenvolveram a terceira edição do evento, o Enbrav 2019 Serra Gaúcha, a partir da Cidade de Caxias do Sul.

Como das vezes anteriores, os dois empreendedores contaram com forte apoio e suporte inigualável de gestores públicos e do empresariado ligado ao turismo regional. E este não foi pequeno, devido ao significativo número de participantes e a complexidade da programação.

Essa colaboração viabilizou a realização em sua totalidade: transferes de chegada e partida, hospedagem, alimentação, passeios por atrativos da região, visitas técnicas, workshop com fechamento de negócios e parcerias, encontros sociais e um show musical exclusivíssimo.

Os empreendedores do Enbrav contaram com forte apoio e suporte inigualável de gestores públicos e do empresariado ligado ao turismo regional. E este não foi pequeno, devido ao significativo número de participantes e a complexidade da programação

Enbrav 2019 Serra Gaúcha: capacitação para o agente de viagens

O encontro permitiu tanto a agentes de viagem quanto a outros profissionais relacionados ao Turismo testar pessoalmente serviços de receptivo, empresas de transporte, equipamentos de hospedagem, variedades de alimentação, passeios estruturados, vivências diferenciadas etc.

Assim, ao retornarem às duas bases, terão melhores condições de oferecer e vender aos seus clientes uma enorme bateria de opções relacionadas às diversas especializações do Turismo moderno: aventura, contemplação, cultura, ecologia, eventos, festas, negócios, religião…

Com a oferta de novas modalidades de prestação de serviços proporcionada pelo ambiente Web modificando o mundo dos negócios, em todos os segmentos, não seria diferente com os agentes de viagens, seguidamente perdendo clientes para as compras diretas pela Internet.

Sofrendo fortíssima concorrência das soluções identificadas pela sigla OLA — iniciais dos termos em inglês “on-line agency”—, para se manter no mercado, precisam de diferenciais significativos de atendimento — deixando de simplesmente “vender” e passando a assessorar.

O Enbrav 2019 Serra Gaúcha permitiu aos profissionais do Turismo testarem pessoalmente serviços de receptivo, empresas de transporte, equipamentos de hospedagem, variedades de alimentação, passeios estruturados, vivências diferenciadas etc.

Enbrav 2019 Serra Gaúcha: vivenciando produtos e serviços

O passageiro aceita pagar um pouco mais, em troca de segurança nas suas escolhas de voos, receptivos, destinos, hospedagens, passeios, visitas, alimentação e bem mais. Quer fugir do risco de contratar lebre e encontrar gato, pagar por profissionalismo e receber amadorismo.

Uma das condições fundamentais para qualquer agente de viagem alcançar esse padrão de atendimento é conhecer a fundo os produtos ou serviços a serem oferecidos. Ajuda nesse sentido vivenciá-los pessoalmente — tornando-se ele próprio um turista como outro qualquer.

Como em suas edições anteriores, foi essa a proposta principal do Enbrav 2019 Serra Gaúcha — a ser mantida em todas as suas reedições. Uma delas, prevista para o segundo semestre de 2020, e já ansiada por todos, poderá ocupar uma semana de atividades na Cidade de Gramado.

Ações como o Enbrav 2019 Serra Gaúcha são fundamentais para o agente de viagem alcançar melhor padrão de atendimento conhecendo profundamente produtos ou serviços. Ajuda nesse sentido vivenciá-los pessoalmente

Enbrav 2019 Serra Gaúcha: atividades in door e out door

Alternando atividades in door e out door — como apresentações culturais, detalhamento de roteiros, diálogos com operadores, entrevistas com especialistas e participação em workshops —, ele permite a todos criarem, ampliarem e dinamizarem redes profissionais de networking.

O ponto alto dos compromissos obrigatórios é uma a Rodada de Negócios, quando agentes de viagem dialogam diretamente com empreendedores locais, ou não, em busca de fechamento de acordos, montagem de parcerias, ajustamento de contratos, concretização de vendas etc.

Neste sentido, a grade de atividades do Enbrav 2019 Serra Gaúcha seguiu com total fidelidade essa receita. Foram três dias seguidos de imersões, começando cedo pela manhã e, em alguns momentos, ultrapassando o horário previsto para encerramento, marcado para início da noite.

Ponto alto do Enbrav 2019 Serra Gaúcha foi a Rodada de Negócios: agentes de viagem dialogam com empreendedores, em busca de fechamento de acordos, montagem de parcerias, ajustamento de contratos, concretização de vendas etc.

Enbrav 2019 Serra Gaúcha: três dias inteiros de muitas atividades

Tanto a equipe da organização quanto os participantes ficaram hospedados no Dall’Onder Axten Hotel, equipamento voltado ao Turismo de Negócios localizado na Cidade de Caxias do Sul. De lá, partiam para os destinos próximos relacionados pela programação do evento.

Segunda-feira, dia 4 de novembro, foi dedicada ao Município de Flores da Cunha, colonizado por levas de imigrantes italianos chegados ao local no final do século XIX, anos 1800. Apesar do tempo chuvoso, ninguém desanimou, com todos conhecendo atrativos turísticos da cidade.

Começaram pelo Museu Municipal, Praça Central e Igreja Matriz, cuja imponente torre de sinos foi recentemente tombada como patrimônio histórico da cidade. Dali, partiu-se para a Vinícola Salvattore, com sua característica singular de estar situada bem no Centro urbano.

Logo após, as surpresas da Vinícola Luiz Argenta, considerada uma das mais belas do País, e também do mundo. Nascida do zero, a partir de um projeto arrojado, soma características de beleza das paisagens oferecidas pelo vinhedo à eficiência na produção de rótulos premiados.

A organização e os participantes do Enbrav 2019 Serra Gaúcha ficaram hospedados no Dall’Onder Axten Hotel, voltado a Turismo de Negócios, situado na Cidade de Caxias do Sul. De lá, partiam para os destinos relacionados pela programação do evento

Enbrav 2019 Serra Gaúcha: degustação do prato típico Menarosto

O almoço especial ofereceu a todos oportunidade de degustar o prato típico da culinária local: Menarosto, frango assado no calor da brasa. O local onde ocorreu é atração à parte: o barracão da propriedade da família Gilioli, especialmente preparado para receber este tipo de evento.

Em seguida, aprendizado sobre o cultivo de shitake, na Casa dos Cogumelos. Em seguida, as instalações da Escola de Gastronomia, da Universidade de Caxias do Sul — UCS. A chuva impediu o passeio de carretão, um dos atrativos da bela Propriedade Rural Fernandes Muraro.

Entretanto, a visita não foi perdida, conhecendo-se instalações para receber turistas, junto à Cantina Nono Orlando. A mais interessante é a reprodução de um navio, como aqueles nos quais europeus de diversas nacionalidades viajaram para o Brasil, no final do século XIX.

Disposto ao centro de uma área gramada, chama atenção de todos chegados ao local. Batizado por Murattori — termo derivado do nome da família: Muraro —, faz enorme sucesso com as crianças. Mas agrada bastante também jovens, adultos e também integrantes da Melhor Idade.

De lá, partiu-se para conhecer mais dois atrativos da Zona Rural do Município de Flores da Cunha. A chuva constante cancelou a ida ao Casarão dos Veronese, mas não impediu visitar Vinícola Casa Gazzaro, com mais uma degustação de embutidos, espumantes, sucos e vinhos.

Almoço especial do Enbrav 2019 Serra Gaúcha ofereceu degustação do prato típico da culinária do Município de Flores da Cunha: Menarosto, frango assado no calor da brasa. O local onde ocorreu é atração à parte: um barracão preparado para receber eventos

Enbrav 2019 Serra Gaúcha: atividades no parque de neve Snowland

A manhã da terça-feira, dia 5, foi toda no Município de Garibaldi. Começou com visitas à Vinícola Garibaldi e o seu antigo setor de produção. Logo depois, na Chocolates Devoratta. E, por fim, na Vidraria Madelustre, com demonstração do processo de produção de artefatos de vidro.

Após almoço no parque da Festa Nacional do Espumante, ainda conhecida pela antiga sigla Fenachamp, deslocamento para a Cidade de Gramado: visita ao Snowland, único parque com neve de verdade do Brasil 365 dias por ano; e, ao final do dia, Roteiro Rural e Café Colonial.

Na quarta-feira, dia 6, o Enbrav 2019 Serra Gaúcha começou com visita técnica às instalações do Dall’Onder Axten Hotel. Encerrada essa, partida para a Cidade de Bento Gonçalves, mais precisamente para um dos maiores atrativos locais, o inigualável roteiro Caminhos de Pedra.

Lá, parada apenas na Casa da Ovelha: primeiro, a experiência de amamentar bebês ovelhas, situação com a qual as crianças ficam extremamente encantadas. A seguir, aprendizado sobre o pastoreio das criações em campo aberto, com o auxílio de cães amestrados. Valeu a pena!

Na quarta-feira, dia 6, o Enbrav 2019 Serra Gaúcha começou com visita técnica às instalações do Dall’Onder Axten Hotel. Após, partida para a Cidade de Bento Gonçalves, mais precisamente para um dos maiores atrativos locais, o roteiro Caminhos de Pedra

Enbrav 2019 Serra Gaúcha: encerramento com coquetel e música

Após palestra sobre produção de laticínios à base de leite de ovelha e degustação das delícias, as atividades matinais foram encerradas, com todos dirigindo-se ao Dall’Onder Grande Hotel, a unidade mãe da atual Rede Dall’Onder de Hotéis, localizado na Cidade de Bento Gonçalves.

À tarde, justamente nos salões destinados a eventos do Dall’Onder Grande Hotel, aconteceu uma animada Rodada de Negócios, com presença dos apoiadores, parceiros e patrocinadores do Enbrav 2019 Serra Gaúcha, além das Secretarias de Turismo dos Municípios envolvidos.

Ainda no Dall’Onder Grande Hotel, seguiu-se encerramento festivo, com coquetel regado a rótulos da Vinícola Chesini e sabores da culinária italiana. Momento especial, no qual todos os presentes curtiram show de canções italianas, interpretadas pelo tenor Jatir Dequigiovanni.

Quinta-feira, dia 7, retorno às origens, com transferes para a Cidade de Porto Alegre, ou para a Cidade de Gramado, ficando no Estado do Rio Grande do Sul, para a edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado, Festuris 2019. E já sonhando com novo Enbrav.

O encerramento do Enbrav 2019 Serra Gaúcha, no Dall’Onder Grande Hotel, teve coquetel regado a rótulos da Vinícola Chesini e sabores da culinária italiana e um momento especial: show de canções italianas, interpretadas pelo tenor Jatir Dequigiovani

Enbrav 2018: apoiadores e patrocinadores garantidores do sucesso

A realização da edição 2018 do Enbrav contou com a colaboração dos seguintes apoiadores:

Enbrav 2019 Serra Gaúcha: mais do encerramento do evento


O post “Enbrav 2019 Serra Gaúcha exibe atrativos diferenciados a agentes de viagem do Brasil” foi produzido, por João Zuccaratto, jornalista especializado em Turismo baseado na Cidade de Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo.

Clique nos trechos em colorido ao longo do post “Enbrav 2019 Serra Gaúcha exibe atrativos diferenciados a agentes de viagem do Brasil” para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a conteúdos do próprio Turismoria, verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

O post “Enbrav 2019 Serra Gaúcha exibe atrativos diferenciados a agentes de viagem do Brasil” pode apresentar erros. Se forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “Enbrav 2019 Serra Gaúcha exibe atrativos diferenciados a agentes de viagem do Brasil” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar para ser substituída.

No post “Enbrav 2019 Serra Gaúcha exibe atrativos diferenciados a agentes de viagem do Brasil”, a repetição de algumas expressões, como “Abav Expo Internacional de Turismo 2019”, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.