ENBRAV Festas & Eventos Festas & Eventos Turismo

Espaço LGBT oferece oportunidades para marcas e destinos que investem no segmento


LGBT 1180x420.jpg

Há mais de 10 anos, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) foi pioneira a abrir um espaço para o mercado Gay Friendly no Brasil. A criação do Espaço LGBT foi um marco e vem fomentando o nicho de mercado ao receber anualmente destinos e expositores que trabalham diretamente com esse público. Para a 31ª edição do evento, o Espaço LGBT terá como novidade a localização junto à área internacional e ao lado do Luxury, apresentando uma área de conteúdo simultâneo com profissionais conceituados do segmento e agendamento de reuniões.

A presença no FESTURIS Gramado é uma oportunidade perfeita para realizar networking e negócios com pessoas influentes e tomadores de decisões. O evento é um palco de negócios que vai ajudar a promover sua marca e vender por meio da mídia presencial. “Queremos mostrar que o Turismo LGBT não é algo diferente, mas sim universal e sem diferenciação. O espaço agrega marcas e destinos com a possibilidade de gerar novos negócios”, destaca a executiva comercial, Kenia Jaeger.

O Turismo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) representa 10% do mercado de viagens mundial. Atualmente, 45% dos turistas pertencentes ao segmento fazem, no mínimo, uma viagem para o exterior todos os anos. Tais dados reforçam o potencial e a força desse importante nicho de mercado para o Turismo. Por esse motivo, o FESTURIS continua direcionando e ampliando seus holofotes a público LGBT. 

Entre os parceiros do Espaço LGBT estão a Câmara de Turismo e Comércio LGBT do Brasil, a IGLTA e a Revista Via G, que trabalha com conteúdo especializado para o segmento. Interessados em participar do evento podem entrar em contato com o Núcleo do FESTURIS e consultar disponibilidade de espaços pelo e-mail kenia@rossiezorzanello.com.br

URUGUAI APRESENTA MELHOR DESTINO GAY-FRIENDLY DA AMÉRICA LATINA

O Uruguai é o primeiro destino internacional confirmado no Espaço LGBT. O país estará se apresentando com um belíssimo estande na feira geral vinculando sua imagem com um olhar específico ao mercado LGBT. Montevideo é considerada a capital gay-friendly da América Latina e trará ao FESTURIS as atrações que o destino tem a oferecer.

Desde o início do século XX, o Uruguai uma legislação social avançada no reconhecimento dos direitos. Hoje, esta legislação é complementada pela promulgação de leis, a fim de melhor proteger os direitos humanos e construir um ambiente mais inclusivo e respeitoso da diversidade. Sobre direitos para pessoas LGBT, o Uruguai tem leis antidiscriminação, adoção para casais homoparentais, reprodução assistida para mulheres lésbicas e casamento igual em todo o país.

A indústria do turismo é uma das principais e vem trabalhando há mais de dez anos junto com o setor privado para desenvolver o Uruguai como um destino turístico gay-friendly. O Uruguai acolhe os seus visitantes durante o ano inteiro, e nos meses de verão oferece uma vasta oferta de praias com seus mais de 500 quilômetros de costa e spas internacionais. Punta del Este e a praia de nudismo Chihuahua estão entre as mais famosas.

POMERODE APOSTA NA DIVERSIDADE JUNTO À CULTURA GERMÂNICA

Pomerode, em Santa Catarina, é um dos destinos confirmados no Espaço LGBT. O município passou a investir neste segmento há cerca de dois anos, ao identificar-se como um destino único que agrada a todas as idades e todos os gêneros. Apesar de ser reconhecida como uma cidade germânica tipicamente conservadora, Pomerode atrai principalmente famílias e casais LGBT. No local os visitantes encontram um ambiente familiar e qualidade nas acomodações.

O projeto de alavancar Pomerode como destino LGBT ainda está em fase inicial, mas vem recebendo o apoio de parceiros. De acordo com a diretora da Associação Visite Pomerode, Eliana Czaschke, a intenção é que a cidade seja reconhecida por respeitar a diversidade, sem perder sua essência, tornando-se um destino para todos que queiram viver um pouco da Alemanha.

Pela primeira vez no FESTURIS, Pomerode busca qualificar seu conhecimento sobre o mercado turístico LGBT. “Essa participação será importante para fazer contatos, mapear mais necessidades de mercado, somar experiências e mostrar que pequenas cidades também podem ser destinos LGBT – sem complicar e respeitando as diversidades”, destaca Eliana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *