Saúde & Beleza

Cuide dos seus pés no verão

Com a chegada do verão, cuidar dos pés é ainda mais importante: eles tendem a ficar mais ressecados e expostos às agressões externas, já que usamos sapatos mais abertos nesse período.

Quando o tempo começa a esquentar, costumam aparecer fissuras nos pés devido ao calor e ao tempo seco. Nessa época, os pés costumam transpirar mais, causando odores, e as bordas dos dedões podem descascar, principalmente para quem fica descalço (podendo até ocasionar fissuras).

Cuide dos seus pés no verão

Cuidados Básicos

  • Faça uma esfoliação nos pés uma vez por semana para retirar as células mortas.
  • Use creme específico para os pés diariamente.
  • Quando for deixar os pés expostos ao sol, não se esqueça de usar sempre o protetor solar.
  • Deixe as unhas “respirarem” (sem esmalte) pelo menos 1 dia antes da próxima aplicação; muito esmalte deixa as unhas esbranquiçadas.
  • Evite tirar as cutículas, principalmente se for à praia, piscina ou clube. Assim, seus pés ficarão protegidos de fungos e doenças.
  • Coloque os pés para cima, apoiando em um travesseiro ou almofada. Isso melhora a circulação e ainda ajuda a prevenir as varizes. Não se esqueça também de beber bastante líquido neste período.
  • Cuide da transpiração: Para evitar aquele cheirinho desagradável, uma boa dica é usar talcos antissépticos, que ajudam a absorver a umidade dos pés.

Esfoliação dos Pés

A esfoliação é uma boa pedida se você quiser deixar seus pés macios. Com a esfoliação são retiradas peles mortas que não saem com um banho. O ideal é que depois da esfoliação seja aplicado um hidratante para os pés. Esses esfoliantes podem ser usados durante o banho. Confira algumas sugestões de esfoliantes para os pés.

Hidratação dos Pés

Para não deixar seus pés secos como uma sola de sapato e cheios de rachaduras, invista com tudo na hidratação. Uma boa hidratação vai ajudar seus pés ficarem macios e hidratados.

Tratamentos Caseiros para os Pés

Além dos tratamentos tradicionais você também pode optar por tratamentos caseiros e naturais. Veja alguns exemplos.

Massagem com Óleo Essencial de Cravo para Pés Cansados

O óleo de cravo é anti-inflamatório e melhora a circulação. Uma massagem ajuda a aliviar dores e pés cansados. Isso vai estimular o fluxo sanguíneo e relaxar os músculos. Para fazer uma massagem basta separar 20 ml de um óleo carreador (oliva, gergelim, jojoba, semente de uva, amêndoas) e adicionar 10 gotas de óleo essencial de cravo. Misture bem, e faça massagens até o óleo penetrar na pele.

Hidratante Natural para os Pés

Cuide dos seus pés no verão
  • 1 colher de sopa de fécula
  • 1 colher de sobremesa de manteiga de cacau ou karité
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 5 gotas de óleo essencial

Derreta em banho maria o óleo de coco e a manteiga de cacau. Adicione aos poucos a fécula e vá mexendo até formar um creminho fluido. Adicione o óleo essencial de sua preferência e coloque na geladeira até endurecer. Se o clima estiver muito quente, pode manter na geladeira; caso contrário, não precisa.

Espalhe o creme nos pés antes de dormir; se preferir coloque uma meia. Deixe agir a noite toda. Se quiser fazer mais quantidade, dobre a receita.

Esfoliante Natural para os Pés

  • 1 colher de sobremesa de argila branca ou rosa
  • 1 colher de sopa de água
  • 1 colher de sopa de farelo de aveia
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal da sua preferência

Coloque os ingredientes em um recipiente, misture bem e, no banho, passe nos pés massageando bem. Em seguida, enxágue.

O cuidado com os pés é muito importante, afinal são eles que carregam todo o peso do nosso corpo. E quando não tratados com o devido cuidado, podem sofrer danos não apenas na estética, mas também na saúde — ocasionando, por exemplo, dores nas costas e nas pernas. Por isso, cuide sempre muito bem dos seus pés!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *