Variedades

A vez do vinho brasileiro

Associação Brasileira de Enologia realiza neste sábado, 28, a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019, maior degustação de vinhos de uma safra do mundo

A representatividade da Safra 2019 será conhecida neste sábado, 28 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. É a 27ª Avaliação Nacional de Vinhos, promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Serão quase mil apreciadores degustando ao mesmo tempo a mesma amostra, o que consagrou o evento como a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. O público degustará as 16 amostras mais representativas da Safra 2019.

A diversidade do público se une no gosto pelo vinho. Enólogos, sommeliers, vinhateiros e lideranças do setor vitivinícola confraternizarão com profissionais de diferentes áreas, idades e procedências. São apreciadores de sete países (Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Uruguai) e 10 estados brasileiros (Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), além do Distrito Federal. Para o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador, este é o grande dia do vinho brasileiro. “Nenhum outro evento no mundo consegue reunir tanta gente diferente que tem em comum o gosto pelo vinho, independente de marca. Há 27 anos, promovemos o vinho brasileiro compartilhando na taça o resultado de cada safra. Movidos por uma vontade incontrolável em levar para os quatro cantos do mundo o vinho brasileiro, nós, enólogos do Brasil, criamos um movimento que não para de crescer e enchemos o peito sempre que falamos da Avaliação”, ressalta.

Nos bastidores deste grande evento, 95 alunos de Viticultura e Enologia farão o serviço do vinho num ballet que se repete a cada edição, coordenados por diretores da ABE. Serão 1.440 garrafas, 90 de cada amostra, para abastecer as 1.000 taças de vinho. No auditório, uma a uma, as amostras são servidas e degustadas por todos ao mesmo tempo. Assim que cada amostra é degustada, é feito o comentário do vinho por um dos 16 comentaristas convidados, que compartilha suas impressões. Somente depois de degustar as 16 amostras é anunciado o resultado dos 30% e revelado as 16 amostras selecionadas como as mais representativas da Safra 2019.

O trabalho para se chegar ao resultado

Para se chegar a este resultado apresentado ao público, 120 enólogos avaliaram às cegas as 337 amostras inscritas por 47 vinícolas de cinco estados brasileiros e oito regiões produtoras (Vale do São Francisco (BA), Sul de Minas (MG), Leste de São Paulo (SP), Planalto Catarinense (SC) e no RS a Serra Gaúcha, Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra. As degustações aconteceram de 27 de agosto a 5 de setembro no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, seguindo normas internacionais.

iHerb offers a selection of natural items varying from vitamins and supplements to grocery stores https://herbcoupon.net/, pet dog treatment, personal treatment, oral treatment, as well as a lot more. Whether you’re a new customer getting your very first buy from iHerb or placing your very first order with iHerb, provides a variety of iHerb promo codes and iHerb promo code codes such as iHerb promo codes for $5, iHerb free shipping, and also more.

Um dos grandes momentos do evento será a divulgação e entrega do Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2019 e Troféu Vitis Destaque Enológico 2019, uma justa distinção que a ABE presta a pessoas que em sua trajetória contribuem para promover o vinho brasileiro.

COMENTARISTAS

  1. Alexandra Aranovich – Blogueira e sommelier (Brasil)
  2. Cedenir Fortunatti – Enólogo do Ano 2018 (Brasil)
  3. Regina Vanderlinde – Presidente OIV (Brasil)
  4. Carolina Bahia – Jornalista (Brasil)
  5. Jaume Gramona – Enólogo (Espanha)
  6. Leandro Baena – Médico e sommelier (Brasil)
  7. Vincenzo Gerbi – Professor (Itália)
  8. Nicolás Vivas – Enólogo (França)
  9. Evan Goldstein – Jornalista (EUA)
  10. Marcel Miwa – Jornalista (Brasil)
  11. Thiago Mendes – Curador do International Wine Chalenge (Brasil)
  12. Pedro Mello e Souza – Jornalista (Brasil)
  13. Dominique Delteil – Consultor internacional (França)
  14. Eduardo Barbosa – Presidente da Sociedade Latino-Americana de Hipertensão (Brasil)
  15. Odair Dalagasperina – Diretor Executivo do Sicredi (Brasil)
  16. Sorteado entre o público

Fotos: Jeferson Soldi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *