Turismo

Satyadhara Yogalife Ashram, no Município gaúcho de Terra de Areia, oferece Turismo de Experiência baseado no Ioga

Espaço integra o roteiro turístico Caminho dos Vales e das Águas. Além de espaço para camping, tem estrutura para hospedagem com pensão completa. Programação envolve imersão em técnicas buscando relaxamento de mente e corpo e envolvimento com a Natureza.

Satyadhara Yogalife Ashram: um pouco de história

O Município de Terra de Areia, próximo ao litoral Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, nasceu em 13 de abril de 1988. Desmembrado do Município de Osório, herdou desse as culturas das várias etnias colonizadoras das terras do Vale das Três Forquilhas.

Sua população é formada por descendentes de indígenas, portugueses, negros, alemães, italianos e poloneses. Os imigrantes alemães, chegados no final do século XIX, anos 1800, batizaram o local como “Terra de Areia”, pelas características do solo da região.

Com área de 135 quilômetros quadrados, e oscilando em torno dos 11 mil habitantes, o Município de Terra da Areia é conhecido no Estado do Rio Grande do Sul, e até fora dele, como “Capital Gaúcha do Abacaxi”, pela grande produção da fruta em suas terras.

Em paralelo, têm crescido cultivos de banana, cana-de-açúcar, milho e aipim — ou mandioca — e feijão. No Vale do Rio Três Forquilhas, hortaliças — repolho, couve-flor, feijão-vagem, beterraba, cenoura, rabanete, tomate, alface e berinjela — e flores.

Com área de 135 quilômetros quadrados, e oscilando em torno dos 11 mil habitantes, o Município de Terra da Areia é conhecido no Estado do Rio Grande do Sul, e até fora dele, como “Capital Gaúcha do Abacaxi”, pela grande produção da fruta em suas terras

Satyadhara Yogalife Ashram: imersão em Natureza

A economia do Município de Terra de Areia também se destaca pela propriedade rural de pequeno porte, mas com força na agropecuária. Rebanhos de gado de leite, cria e engorda têm lugar especial nos campos e banhados, mais próximos aos rios e lagoas.

Sem ter perspectivas de grandes investimentos em outros setores para os próximos anos, — como a vinda de grandes indústrias, por exemplo —, a administração do Município de Terra de Areia deu início a plano voltado ao incremento de atividades de Turismo.

A intenção é dinamizar o aproveitamento de potenciais já existentes — no agroturismo, ecoturismo, turismo de aventura, turismo de eventos, turismo de lazer e turismo náutico, por exemplo —, com a incorporação de micro e pequenos empreendedores à atividade.

E um dos passos inicias foi a criação do primeiro roteiro organizado, visando cativar os turistas. Trata-se do Caminho dos Vales e das Águas, dando prioridade ao envolvimento do visitante com a diversidade das riquezas naturais e alguns atrativos bem especiais.

O início da diversificação da economia do Município de Terra de Areia com o Turismo foi a criação do primeiro roteiro Caminho dos Vales e das Águas, dando prioridade ao envolvimento do visitante com a diversidade das riquezas naturais e atrativos especiais

Satyadhara Yogalife Ashram: cooperativa e universidade

O trabalho de criação, formatação e treinamento dos primeiros integrantes teve o apoio do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul — Sebrae-RS —, e prossegue em busca de novos participantes, enriquecendo o circuito.

O projeto tem apoio do polo da Universidade La Salle no Município de Terra de Areia, oferecendo graduação e pós-graduação em Turismo, além de abrir suas instalações para abrigar realizações como apresentações, encontros, eventos, lançamentos, reuniões…

Outra apoiadora, a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas — Coomafitt, oferece programas, com participação da sua Juventude Rural, a interessados em conhecer e mergulhar em vivências nas lavouras de associados.

O Caminho dos Vales e das Águas tem apoio da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas — Coomafitt e curso de Turismo da Universidade La Salle, através do polo existente no Município de Terra de Areia

Satyadhara Yogalife Ashram: estrutura completa

Além dos apoiadores, o Caminho dos Vales e das Águas tem seis integrantes. Um, já estruturado para receber interessados, é o Satyadhara Yogalife Ashram, com cursos e prática do Ioga e retiros individuais ou em grupos, incluindo hospedagem e alimentação.

Com muito espaço para se montar barraca de camping ou estacionar motor home, pode hospedar até 20 pessoas em dormitórios coletivos. Vestiários confortáveis, oferecendo acessibilidade e agregados às toaletes, estão segmentados em femininos e masculinos.

Café-da-manhã, almoço, jantar e outras opções de alimentação são preparados em uma cozinha compartilhada por todos. O mesmo acontece ao redor da grande mesa na qual são servidas as refeições, disposta em enorme varanda aberta, praticamente ao ar livre.

Além dos apoiadores, o Caminho dos Vales e das Águas tem seis integrantes. Um, já estruturado para receber interessados, é o Satyadhara Yogalife Ashram, com cursos e prática do Ioga e retiros individuais ou em grupos, incluindo hospedagem e alimentação

Satyadhara Yogalife Ashram: alimentos de produção orgânica

Todos os ingredientes utilizados no preparo das comidas são de cultivo orgânico. Como a pequena horta da Satyadhara Yogalife Ashram nem sempre tem capacidade de atender às necessidades, compras realizadas fora só acontecem em fornecedores credenciados.

Há, ainda, a opção de se ocupar a Casa do Guru, erguida em ponto elevado do terreno, em meio às árvores da Mata Atlântica, permitindo visão para o espelho d’água da Lagoa dos Quadros. Ela pode abrigar pessoas sozinhas, casais sem filhos, famílias inteiras etc.

Tudo isso está associado a vivências objetivando atingir relaxamentos físico e mental. Os momentos de experiências com o Ioga unem-se a imersões pela Natureza: riacho de águas cristalinas, trilha cruzando por 10 cachoeiras, mirante de vista panorâmica…

Os ingredientes utilizados no preparo da comida são de cultivo orgânico. Como a pequena horta da Satyadhara Yogalife Ashram nem sempre tem capacidade de atender às necessidades, compras realizadas fora só acontecem em fornecedores credenciados

Satyadhara Yogalife Ashram: respeito ao meio ambiente

No Satyadhara Yogalife Ashram, belos momentos do nascer e do pôr do Sol, e de céus estrelados às noites, unem-se aos prazeres dos passeios de caiaque sobre as águas da Lagoa dos Quadros e da prática de equilíbrio sobre a slackline, inclusive para crianças.

A qualquer momento, pode-se passear a esmo por toda a área de três hectares, bastante preservada, mas em processo contínuo de recuperação, propagando a todos um estilo de vida saudável, de mais respeito ao próprio corpo, às outras pessoas e ao meio ambiente

Em paralelo ao atendimento a turistas, acontecem aulas regulares do Ioga, inclusive com formação profissional na modalidade, tendo certificação internacional. Periodicamente, recebe a visita de um autêntico guru indiano, com o qual pode-se conversar e interagir.

No Satyadhara Yogalife Ashram, belos momentos do nascer e do pôr do Sol, e de céus estrelados às noites, unem-se aos prazeres dos passeios de caiaque sobre as águas da Lagoa dos Quadros e da prática de equilíbrio sobre a slackline, inclusive para crianças

Satyadhara Yogalife Ashram: esclarecimentos fundamentais

Satyadhara, em Sânscrito, é formado pelos termos Satya, significando “verdade”, e Dhara, “fluxo da água”. Portanto tem o sentido de “fluxo da verdade”. Como todo rio deságua no oceano, cada um de nós representa um rio a caminho do oceano absoluto.

Todos somos originários da consciência suprema, e para ela retornaremos. Não importa o caminho, o destino é um só. Precisamos apenas aprender a viver de forma coerente com nossos verdadeiros sentimentos, segredo de vida equilibrada, saudável e feliz.

Yogalife vem da filiação à Ujjain Yogalife Society International, histórica instituição do Ioga, garantidora da qualidade do trabalho realizado pelo Satyadhara Yogalife Ashram, na busca contínua por cumprir sua missão objetivando construir uma sociedade melhor.

Ashram é um sistema de educação Védica, reunindo Guru, mestre; Shishya, discípulo; e, Parampara, tradição. O discípulo, atendendo critérios de elegibilidade, reside no local dos estudos, objetivando de conhecer o mais possível sobre Vedanta, autoconhecimento.

Pequeno parêntesis, antes de prosseguir: definição ampla do termo Védico é “tudo aquilo baseado em conhecimento”. Afinal, a palavra Veda significa conhecimento em Sânscrito. Assim, “Védico seria aquilo fruto de um conhecimento completo, elevado”.

Essa tradição milenar da Índia sofreu um aperfeiçoamento no século VII, anos 1600 da Era Cristã, quando o filósofo Adi Shankaracharya sistematizou a forma para se alcançar aquele objetivo. Esse método é o mais popularizado em todo o mundo nos dias de hoje.

Adotado pelo Satyadhara Yogalife Ashram, oferece aos interessados um caminho para se transformar como pessoa, assim como o mundo ao redor. E seu trabalho é respaldado pelo The Yoga Institute Santacruz Mumbai, a instituição do Ioga mais antiga do mundo.

Ashram é um sistema de educação Védica, reunindo Guru, mestre; Shishya, discípulo; e, Parampara, tradição. O discípulo, atendendo critérios de elegibilidade, reside no local dos estudos, objetivando de conhecer o mais possível sobre Vedanta, autoconhecimento
Satyadhara Yogalife Ashram

Linha Becker 2.273

Município de Terra de Areia

DDD 54

Celular 9-9991-5263

satyadhara.ashram@gmail.com

Satyadhara Yogalife Ashram: mais imagens do oferecido no local


O post “Satyadhara Yogalife Ashram, no Município gaúcho de Terra de Areia, oferece Turismo de Experiência baseado no Ioga” foi produzido por João Zuccaratto, jornalista especializado em Turismo baseado na Cidade de Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo, com apoio da Rede Ficare de Hotéis, através da sua unidade Guarita Park Hotel, situada na Cidade de Torres, localizada no litoral Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Clique nos trechos em colorido ao longo do post “Satyadhara Yogalife Ashram, no Município gaúcho de Terra de Areia, oferece Turismo de Experiência baseado no Ioga” para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a conteúdos do próprio Turismoria, verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

O post “Satyadhara Yogalife Ashram, no Município gaúcho de Terra de Areia, oferece Turismo de Experiência baseado no Ioga” pode apresentar erros. Se forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “Satyadhara Yogalife Ashram, no Município gaúcho de Terra de Areia, oferece Turismo de Experiência baseado no Ioga” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar para ser substituída.

No post “Satyadhara Yogalife Ashram, no Município gaúcho de Terra de Areia, oferece Turismo de Experiência baseado no Ioga”, a repetição de algumas expressões, como “Satyadhara Yogalife Ashram”, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *