Turismo

Turismo de aventura: 8 destinos cheios de adrenalina no Brasil

Se a ideia é combinar suas próximas férias com muita adrenalina, nada melhor que escolher um destino no Brasil para praticar o chamado turismo de aventura. Selvas, montanhas, cachoeiras, corredeiras e até o céu infinito: esses são alguns dos locais onde a emoção da ação e a beleza da paisagem se completam em perfeita harmonia. Veja 8 dicas de lugares imperdíveis no Brasil indicados para o turismo de aventura:

Trekking na Chapada Diamantina

Turismo de aventura - Trekking na Chapada Diamantina

Considerada a “meca” por quem gosta de caminhar pela natureza, o Parque Nacional da Chapada Diamantina tem uma enorme variedade de roteiros para os fãs de trekking. Isso vale tanto para iniciantes quanto para os muito experientes, pois as trilhas variam de poucas horas até vários dias.

Muita quantidade, mas também muitíssima qualidade. As paisagens são incríveis e valem qualquer esforço, seja atingir o alto do Vale do Pati, considerado o mais bonito do Brasil, ou alcançar maravilhas da natureza como o Morro do Pai Inácio, a Gruta do Lapão ou a Cachoeira da Fumaça.

Confira o site Desviantes para ver opções de diferentes pacotes para fazer trekking na Chapada Diamantina.

Rapel em Bonito

Turismo de aventura - Rapel em Bonito (MS)

A pequena cidade no oeste do Mato Grosso do Sul, a 300km de Campo Grande, é considerada o maior destino de ecoturismo do Brasil – senão para turismo de aventura também! Com paisagens de tirar a fôlego, há atrações naturais para todos os gostos: cachoeiras, trilhas, rios de água translúcida e fauna aquática riquíssima.

Uma das atividades mais radicais e inesquecíveis por lá é desbravar o Abismo Anhumas, uma caverna subterrânea de 72 metros de altura, por onde só pode-se entrar fazendo rapel, ou seja, descendo por cordas, sem apoiar os pés.

Depois de chegar ao lago de águas absurdamente azuis e cristalinas, com cerca de 80 metros de profundidade, é hora de fazer snorkeling, e ver de perto os enormes cones formados pela sedimentação do calcário.

Escalada em árvore na Amazônia

Turismo de aventura - Escalada em árvore na Amazônia

A pueril brincadeira infantil de subir na árvore pode se tornar uma das experiências mais fascinantes para os aventureiros que escolherem o norte do Brasil como destino de viagem. Mais precisamente a Floresta Amazônica: imagine a sensação de escalar uma árvore de 35 metros de altura e ter uma visão privilegiada da maior floresta tropical do mundo!

É o que promove a Amazon Tree Climbing, em roteiros por diferentes localidades da região, como Manaus, Presidente Figueiredo e a Reserva do Tupé. É possível escalar árvores como Samaúma, Amapazeiro, Angelim e Macucu, acompanhados por condutores e toda a segurança. Os passeios incluem também programas incríveis como visitação ao Parque Ecológico Janauary, testemunhar o fenômeno do Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões (que foram o Rio Amazonas), visitar uma comunidade indígena e até nadar com os botos.

Saltar de paraquedas em Boituva

Turismo de aventura - Saltar de paraquedas em Boituva (SP)

Poucas sensações se igualam à queda livre de um avião no momento pré-abertura de um paraquedas. Em Boituva, na região de Sorocaba (São Paulo), a prática do paraquedismo é bastante popular e oferece momentos inesquecíveis para os aventureiros.

O salto duplo é o tipo ideal para quem não domina as técnicas do paraquedismo. Tudo começa com um voo panorâmico pela cidade de Boituva, até atingir a altura de 12.000 mil pés (quase 4 mil metros). Os saltos acompanhados de um instrutor incluem um minuto de queda livre a 220km/h, até o momento em que o paraquedas é aberto. Depois são cerca de cinco minutos voando e apreciando a linda paisagem do município paulista.

Empresas como SkyCompany e Queda Livre oferecem pacotes de paraquedismo em Boituva, que podem incluir fotos e vídeos da aventura toda para guardar de recordação.

Kitesurf em Jericoacoara

Turismo de aventura - Kitesurf em Jericoacoara (CE)

O kitesurf é uma das modalidades esportivas mais populares na paradisíaca Jericoacoara, no Ceará. Basta ver a variedade de escolas do gênero à disposição dos visitantes. Usando uma pipa que capta a força dos ventos e uma prancha com alças para os pés, o kitesurf faz o aventureiro deslizar sobre a água, podendo atingir de 5 a 10 metros de altura.

Mesmo os principiantes podem se arriscar, auxiliados pelos instrutores. Depois, a dica é sentar na areia e admirar as manobras radicais dos mais experientes, que colorem a já estonteante paisagem de dunas e águas clarinhas de Jericoacoara.

Rafting no Rio Iguaçu

Turismo de aventura - Rafting no Rio Iguaçu

Eis a chance de caprichar na adrenalina em meio a uma das paisagens mais bonitas e famosas do mundo, as Cataratas do Iguaçu. A prática de rafting pelas correntezas do Rio Iguaçu é garantida de diversão e vistas impressionantes.

A descida do bote inflável se estende por aproximadamente 4km, sendo 2km de corredeiras e outros 2km de águas calmas, onde é possível nadar no rio. A aventura dura cerca de duas horas, saindo do Cânion Iguaçu – pertinho das Cataratas – e termina na central do Macuco Safári. Há sempre um barco a motor de apoio que acompanha a descida, com cordas e boias de resgate no caso de algum imprevisto.

Voar de balão em Piracicaba

Turismo de aventura - Balonismo em Piracicaba (SP)

Essa é uma opção menos radical, mas de beleza incomparável. Que tal voar em um balão de ar quente e sobrevoar a bela paisagem do interior de São Paulo? Em Piracicaba, a prática é bastante popular, tanto que a cidade recebeu o Campeonato Brasileiro de Balonismo em setembro de 2016.

É preciso acordar cedinho, pois a aventura costuma começar antes das 7h. Os participantes acompanham a preparação do voo, quando um grande ventilador infla o balão, o cesto de vime e alumínio recebe os cilindros de gás e o maçarico termina de encher o gigante balão com ar quente. O voo dura cerca de uma hora, passando sobre o Rio de Piracicaba, suas corredeiras e montanhas ao redor.

Pode-se voar durante todo o ano, mas a melhor época vai de maio a agosto, por ser período de menos chuvas, com a temperatura do ar mais amena. Vale lembrar que são as correntes de ar que determinam o percurso realizado pelo balão.

Voar de parapente no Rio de Janeiro

Turismo de aventura - Voar de parapente no Rio de Janeiro

O sonho de voar sobre a Cidade Maravilhosa faz parte do imaginário de muitos aventureiros. Assim, nada melhor do que um voo de parapente (ou asa-delta) para ter a mais privilegiada das vistas da paisagem única da capital carioca.

Um dos pontos de decolagem mais famosos é a pista da Pedra Bonita, em São Conrado, dentro da área do Parque Nacional da Tijuca. Aliás, grande parte dos aventureiros sobre pela trilha da Pedra Bonita, por cerca de meia hora, que tem uma vista incrível da Barra da Tijuca e do Morro Dois Irmãos.

A dica é fazer um salto duplo, acompanhado por um instrutor treinado e relaxar para apreciar o visual. Empresas como a Escola Carioca de Voo Livre e Action Fly a oferecem pacotes de voo de parapente no Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *