Turismo

Noite Italiana da Cantina Linha Bella enriquece oferta de atrativos da Cidade de Gramado

Programação soma gastronomia italiana no estilo dos imigrantes, espetáculo teatral de humor leve e excelente show musical. Da chegada à partida, um desfile de comida de qualidade, simpatia dos proprietários e seus colaboradores e diversão leve para toda idade. Imperdível! Inesquecível!

Noite Italiana da Cantina Linha Bella: muitas tradições

A Cidade de Canela e a Cidade de Gramado são ícones na atração de visitantes da Serra Gaúcha, a bela região de montanhas localizada a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Assim, tornaram-se sonho de consumo de turistas de todo o Brasil e até do exterior.

Além de permitirem visualizar paisagens deslumbrantes e visitar seus inúmeros parques temáticos, pontos fortes de ambas estão nas heranças culturais dos imigrantes europeus colonizadores daquelas regiões — isso, a partir dos meados do século XIX, anos 1800.

Os principais foram os alemães e os italianos, cujas tradições estão espelhadas na forma de construção das casas, forte religiosidade, tradições seculares, paixão pelas músicas e danças dos antepassados — além, é claro!, do amor pelas diversas gastronomias típicas.

Quando unem música, dança e boa mesa, então… Há tempos, esses potenciais estão sendo bem aproveitados por empreendedores do Turismo daquele entorno, com a oferta de atrações capazes de agrupar e resumir essas riquezas em espetáculos bem montados.

Empreendedores do Turismo da Cidade de Canela e da Cidade de Gramado criaram atrações agrupando música, dança e boa mesa relacionadas aos principais grupos de imigrantes, chegados para colonizar as terras da Serra Gaúcha há mais de 150 anos

Noite Italiana da Cantina Linha Bella: fechando lacuna

Isso acontece, por exemplo, no mais longevo deles todos, a Noite Gaúcha. Ele une o bom paladar do autêntico churrasco a cantorias e exibições dos vaqueiros, reproduzindo, com muita alegria, ambientação típica dos acampamentos pelas imensidões dos Pampas.

Outro também já muito antigo é a famosa Noite Alemã, somando pratos — geralmente à base de batata, carne de porco e repolho — ao consumo de cerveja e chope. Tudo bem animado por forte cantoria relacionada a acervo inigualável de cancioneiro folclórico.

Há, ainda, a Noite Suíça, com suas quase infindáveis sequências de foundue: legumes, queijos, carnes, frutas e chocolate — também embaladas por canções do passado, mas interpretadas com o fervor necessário para vencer os muitos momentos de frio intenso.

Entretanto, havia grande lacuna nessa rica oferta de opções: faltava, talvez, a mais importantes de todas, devido à enorme influência deixada pela maior quantidade de colonizadores a ocuparem aquelas terras 150 anos atrás: tratava-se da Noite Italiana.

Havia Noite Alemã, Noite Gaúcha, Noite Suíça… Mas existia uma lacuna nessa oferta: faltava, talvez, a mais importantes de todas, pela enorme influência deixada pela maior quantidade de colonizadores daquelas terras, 150 anos atrás: tratava-se da Noite Italiana

Noite Italiana da Cantina Linha Bella: espaço ocupado

Recentemente, esse espaço foi ocupado graças à enorme capacidade empreendedora de um casal de descendentes, habitantes da Zona Rural do Município de Gramado: Luciana Cavichion da Rosa e Antônio Garcia da Rosa — ambos, de uma simplicidade exemplar.

Após recuperar a fábrica de massas da família de Luciana à beira da falência, à qual denominaram Massas Linha Bella, abriram a Cantina Linha Bella — nos dois casos, aproveitando a identificação da estrada cruzando à frente da propriedade: Linha Bela.

Um parêntesis: essa utilização do termo “linha” surgiu na distribuição das terras aos imigrantes, no final do século XIX, anos 1800. No papel, os lotes eram demarcados dois a dois, um de fundos para outro, com frentes ao longo de retas paralelas bem próximas.

Naquelas faixas de terreno bem estreitas, batizadas como “linhas” e numeradas de modo crescente, seriam abertas picadas para acesso às propriedades. As plantas, riscadas sem conhecimento da realidade dos terrenos, previam para todas, sempre, trajetos retilíneos.

Os imigrantes, já de posse das áreas, encontrando alagados, lagoas, rios, pedras e outros acidentes geográficos difíceis de serem vencidos, adaptavam a circulação ao ambiente, criando curvas onde era necessário, como pode ser observado nas linhas hoje existentes.

O termo “linha” surgiu na distribuição das terras aos imigrantes, no final do século XIX, anos 1800. No papel, os lotes eram colocados dois a dois, um de fundos para outro, com frentes para retas paralelas, como nesse exemplo, origem da Cidade de Caxias do Sul

Noite Italiana da Cantina Linha Bella: Roteiro Linha Bella

Mas, voltando à Cantina Linha Bella, Luciana e Antônio começaram com uma estrutura pequena, ambiente aconchegante, almoço e jantar, cardápio italiano, comida caseira, ao redor do fogão a lenha. De um lado, bateria de antepastos; de outro, muitas sobremesas.

Buscando melhorar o movimento da Cantina Linha Bella, além de divulgar as Massas Linha Bella, criaram o Roteiro Rural Linha Bella. Começaram com uma Jardineira 1970, fazendo cinco paradas com palestras, degustações e compras de produtos locais.

A primeira, Vinícola Masotti; a segunda, Velho Casarão; a quarta, Moinho Cavichion; e a quinta, Linha Nova. Esta última é o local onde nasceu a colonização do Município de Gramado; a cidade mudou para a posição atual devido à inauguração de uma ferrovia.

A parada do meio, a terceira, acontece ao meio-dia, com o estômago dando sinais de vida. É a mais longa da aventura, e daquelas de dar água na boca: trata-se do almoço na Cantina Linha Bella, tornando-se impossível a qualquer um resistir ao pecado da gula.

Todos os passeios oferecidos a visitantes na Cidade de Gramado são excelentes. Mas o Linha Bella tem charme especial, talvez por ser o único com o envolvimento da família criadora. Por isso, seu sucesso, com incremento do movimento da Cantina Linha Bella.

Todos os passeios oferecidos a visitantes na Cidade de Gramado são excelentes. Mas o Linha Bella tem charme especial, talvez por ser o único com o envolvimento da família criadora. Por isso, seu sucesso, com incremento do movimento da Cantina Linha Bella

Noite Italiana da Cantina Linha Bella: criação do espetáculo

Antes de prosseguir, novo parêntesis: verdadeiros empreendedores seriais, Luciana e Antônio estão preparando uma novidade. Mantida ainda a sete chaves, prometem, mais uma vez, surpreender o mercado do Turismo. Vamos torcer para ser lançada em breve.

Bom, continuando, resolvido o horário do almoço, era hora de se fazer algo semelhante para o jantar. O casal, percebendo haver “noite disso”, “noite daquilo”, “noite daquilo outro”, menos italiana, não titubearam: bolaram a Noite Italiana da Cantina Linha Bella.

O cardápio do jantar já existia; era preciso criar o entretenimento. Para isso, adotaram a mesma política utilizada para compor as receitas dos menos servidos aos clientes: usar somente produtos locais. Assim, investiriam na busca por talentos das proximidades.

Através de referências, encontraram os atores locais Paula Lovato — esta, inclusive, formada em Teatro — e Júlio Dias. Os dois, com a colaboração da equipe da Cantina Linha Bella, montaram peça de teatro, com humor direto, simples, agradável a todos.

Tendo participação da proprietária Luciana — quem diria, também atriz de mão cheia —, após alguns ensaios, estava pronto o espetáculo. E a parte musical também ficou sob responsabilidade de profissionais da Serra Gaúcha, a dupla de cantores Deizi e Nando.

Incrementado o horário do almoço, era hora de se fazer algo semelhante para o jantar. O casal, percebendo haver “noite disso”, “noite daquilo”, “noite daquilo outro”, menos uma “noite italiana”, não titubeou: nasceu assim a Noite Italiana da Cantina Linha Bella

Noite Italiana da Cantina Linha Bella: às quintas-feiras

Toda semana, no início das noites das quintas-feiras, gente sozinha, casais sem filhos, famílias, numerosas ou não, e grupos diversos deixam a Cidade de Canela e a Cidade de Gramado e, cruzando pelo asfalto da Linha Bela, batem à porta da Cantina Linha Bella.

Logo na entrada, encontram o casal de proprietários Luciana e Antônio, e a filha dos dois, Valentina, de cinco anos de idade — aos poucos, vai conhecendo-se a sua equipe de colaboradores —, todos trajados como italianos e esbanjando simpatia e sorrisos.

A recepção se desenrola com cantoria, sanfona e viola. Os participantes são levados para o interior da Cantina Linha Bella. O ambiente é aconchegante e bonito, com cadeiras e mesas de madeira e paredes adornadas por elementos da cultura italiana.

A recepção se desenrola com cantoria, sanfona e viola. Os participantes são levados para o interior da Cantina Linha Bella. O ambiente é aconchegante e bonito, com cadeiras e mesas de madeira e paredes adornadas por elementos da cultura italiana

Noite Italiana da Cantina Linha Bella: muitas delícias

Na direção ao salão de refeições, ao centro, grande mesa e antigo carroção transformado em aparador apresentam-se abarrotados com entradas diversas: batatas mergulhadas em azeite, embutidos fatiados, molhos, palmito, pepino, queijos, saladinhas, tomates…

À esquerda, fogão a lenha coberto por panelas, tigelas, travessas e outros recipientes, oferecendo o melhor da culinária italiana original, da roça. À direita, farto bufê coroado de sobremesas e muitos licores de frutas. Tudo à disposição para servir-se à vontade.

A lista de delícias é bem longa: vai do simples arroz branco, passando por brusquetas ao pomodoro, carnes de boi, costela suína, feijão, frango assado, galeto ao primo canto, galinha ao molho pardo, lasanhas diversas e macarrão, até ossobuco à moda de Milão.

E, mais: polenta mole com queijo, risoto de cordeiro, sopa de capelete com torradas, tortei etc. O aroma dos sabores e a aura de calor envolvendo o local remetem ao tempo de quando muitos reuniam-se aos domingos para degustar as delícias na casa da nona.

A lista de delícias do jantar da Noite Italiana da Cantina Linha Bella é longa: arroz, brusquetas, carnes de boi, costela suína, feijão, frango assado, galeto ao primo canto, galinha ao molho pardo, lasanhas diversas e macarrão, ossobuco e mais, bem mais

Noite Italiana da Cantina Linha Bella: grande “famiglia”

Na área de restaurante, as pessoas são acomodadas ao redor de grandes mesas, com o objetivo de criar maior integração entre todos, principalmente entre os desconhecidos, encontrando-se pela primeira vez. O clima, realmente, é reunião de grande “famiglia”.

Para acompanhar os pratos, a Cantina Linha Bella oferece também enorme variedade de bebidas: água mineral, sucos naturais, refrigerantes, cervejas artesanais e uma carta de vinhos na qual se ressaltam rótulos premiados, a maioria, ali da própria Serra Gaúcha.

Se a bebida é boa, a comida é excelente, o show da Noite Italiana é ótimo. Há de tudo um pouco e um pouco de tudo: improvisos impagáveis, música de extrema qualidade, participações dos presentes, sorteios e teatro, somando alegria e simpatia contagiantes.

Para acompanhar os pratos, a Cantina Linha Bella oferece também enorme variedade de bebidas: água mineral, sucos naturais, refrigerantes, cervejas artesanais e uma carta de vinhos na qual se ressaltam rótulos premiados, a maioria, ali da própria Serra Gaúcha

Noite Italiana da Cantina Linha Bella: participação especial

O grupo de atores locais encena de forma divertida as agruras da adaptação à cidade de uma família recém-chegada do interior: lá estão a nona tradicional, a mãe severa e o pai beberrão lidando com as novidades trazidas pela filha adolescente para dentro de casa.

O duo formado pelo casal de cantores Deizi e Nando inunda o ambiente com músicas italianas de todos os tempos, tais como “Cose dela vita”, “Com te partiro”, “Il mondo” e outras mais — convencem como “oriundi”, mesmo os dois sendo brasileiros autênticos.

A apresentação musical encerra como participação especial da pequena Valentina, em lindo dueto com Deizi, inclusive com direito a solo, cantando perfeitamente em italiano. Ao final, todos partem já com muita saudade, batendo enorme vontade de voltar logo.

O duo formado pelo casal de cantores Deizi e Nando inunda o ambiente com músicas italianas de todos os tempos, tais como “Cose dela vita”, “Com te partiro”, “Il mondo” e outras mais — convencem como “oriundi”, mesmo os dois sendo brasileiros autênticos.

Noite Italiana da Cantina Linha Bella: brincadeira final

Atenção! Daqui em diante, por favor, ler com “tecla SAP da Ironia” ligada. Apenas um fato extremamente lamentável destoa todas aquelas noites perfeitas. Acontece quando o proprietário da casa, Antônio, com muita humildade, tenta mostrar seus dotes artísticos.

Ele pega um microfone e inicia seu improviso de canto. Começa bem, segue legal, mas o Nando, temendo competição, tomado por ciúmes, pega outro microfone e, com a voz potente, sobrepõe-se ao inocente amador, impedindo-o de chegar ao fim. Uma lástima!

A apresentação musical encerra como participação especial da pequena Valentina — aqui ao lado da mãe, Luciana —, em lindo dueto com Deizi, inclusive com direito a um longo solo, cantando perfeitamente em italiano, deixando todos os presentes encantados

Noite Italiana da Cantina Linha Bella: vontade de retornar logo


O post “Noite Italiana da Cantina Linha Bella enriquece oferta de atrativos da Cidade de Gramado” foi produzido em função da próxima participação na Gramado Summit,  entre os dias 31 de julho a 2 de agosto de 2019, na Cidade de Gramado, ícone do turismo na Serra Gaúcha, região de montanhas localizado a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Brocker Turismo e Rede Laghetto de Hotéis.

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto do post “Noite Italiana da Cantina Linha Bella enriquece oferta de atrativos da Cidade de Gramado” para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a matéria da própria web magazine Turismoria, verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição de diversas expressões ao longo do conteúdo do post “Noite Italiana da Cantina Linha Bella enriquece oferta de atrativos da Cidade de Gramado” — como “Noite Italiana da Cantina Linha Bella” —, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

O post “Noite Italiana da Cantina Linha Bella enriquece oferta de atrativos da Cidade de Gramado” pode apresentar erros. Se  forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “Noite Italiana da Cantina Linha Bella enriquece oferta de atrativos da Cidade de Gramado” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *