Turismo

Projeto inédito leva Curso de Extensão em Turismo para alunos do Vale

Nesta quarta-feira, 04, foi realizado o lançamento oficial do Curso de Extensão Educação em Turismo, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lóris Antônio Pasquali Reali, no Vale dos Vinhedos. O Curso será ofertado por meio de uma parceira entre a Prefeitura, através das Secretarias de Turismo e de Educação, Campus Bento Gonçalves do IFRS, Instituto Federal de Brasília (IFB), COMTUR e o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH). 


O Projeto é coordenado pelo professor Carlos José de Azevedo Machado e o docente Carlos Henrique Monschau Funck, do IFB, atua como um dos organizadores. E tem o objetivo de iniciar os estudos de educação turística, fornecendo ferramentas necessárias para as práxis cotidianas que envolvam o turismo e a hospitalidade, atividades importantes para o desenvolvimento socioeconômico de Bento Gonçalves. “Os alunos já estão vivenciando esta experiência. As aulas serão divididas em quatro eixos história e cultura, fundamentos, empreendedorismo e atrativos turísticos”, destaca o coordenador.

A escola escolhida para ser piloto do projeto foi a Lóris Antônio Pasquali Reali, localizada no Vale dos Vinhedos, que só em 2018, recebeu mais de 400 mil visitantes. O vice-diretor da Escola, Dejair Bento celebrou. “Estamos muito contentes em ser contemplados com este convite. Para nós é um orgulho ser a escola que será lembrada por ter recebido o projeto piloto. E estamos em um local mais do que adequado, uma escola rural que também recebe muitos turistas. Um projeto que coroa um trabalho já realizado no nosso Município através do Olhar encantador”, disse.

Para a aluna Daiane Boldrini “é importante conhecer Bento e o Vale. Vivenciar nossos patrimônios culturais e aprender a lidar com turistas. Nós alunos poderemos ter a oportunidade de ter novos conhecimentos. É gratificante!”, comemora.  

O Curso atende a uma demanda da Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves. “Orgulho de poder estar aqui representando Bento e o Vale. A atividade que inicia aqui na Escola Lóris representa a união que faz a diferença e pode transformar o futuro. Este curso fará a diferença na vida desta comunidade, e para os visitantes. Seus filhos serão responsáveis por garantir a perpetuação da história que vocês constroem todos os dias”, afirma.

O Reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck evidenciou a parceria com o poder público. “Juntos estamos construindo uma nova realidade na área do turismo. Sou admirador desta terra, que tem uma estrutura diferenciada e um povo que transmite afetividade e carinho pela terra. Estes alunos que estão sendo qualificados são os futuros receptores do turismo em Bento. Que este seja um projeto que se espalhe por mais comunidades. Agradeço a parceria e disposição”, destaca.

Em seu pronunciamento o Prefeito também celebrou a parceria com o Instituto. “Esse é um trabalho que evidencia a região. É a oportunidade que temos de reconhecer nossas qualidades. A partir das nossas experiências, nossa forma de falar, de se vestir, a maneira como vivemos, nossas paisagens naturais. É isso, que nos torna especiais. E mostrar que tudo que é feito nesta terra prospera. Orgulho de poder estar junto com o IFRS oportunizando este projeto.Que esta atividade se espalhe por mais comunidades, perpetuando o turismo”, concluí.

Estiveram presentes a diretora da escola, Sandra Cristina Silveira, Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, Diretora de Extensão do IFRS, Raquel Scotton, Presidente do COMTUR e diretora do SEGH, Márcia Ferronato.

Projeto Um Olhar Encantador sobre Bento Gonçalves

Realizada desde 2013 pela Secretaria de Educação a atividade tem o objetivo de promover vivências que desenvolvam o conhecimento e a valorização do nosso município. A proposta visa, através de parceiras com os distritos, associações, empresas, produtores rurais, agroindústrias e comunidade, desenvolver junto ao aluno um estudo mais aprimorado do Município, seus aspectos físicos, econômicos, culturais e sociais, valorizar o trabalho das pessoas que aqui vivem para promover o desenvolvimento do Município. Conhecer o trabalho dos agricultores e das vinícolas em diferentes épocas do ano. Descobrir a beleza de cada Distrito e Centro da Cidade e conhecer para compreender a importância do resgate da cultura local.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: José Martin Estefanon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *